Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM) da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenador do Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba (OCAC) na mesma Instituição. Doutor em Comunicação (PPGCom) e Mestre em Cinema e Audiovisual (PPGCine) pela Universidade Federal Fluminense. É também bacharel em Cinema e Audiovisual (UFF) e licenciado em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa (UNESA). Tem experiência em docência no Ensino Básico e Superior. Interessado em Estudos da Narrativa e Análise Fílmica; História, Política e Economia do Cinema e da Televisão no Brasil; Produção Audiovisual e Políticas Públicas; Obras animadas; Cinema e Literatura Infantojuvenil e outras intersecções literárias. Integra os grupo de estudo e pesquisa em animação (AnimaMídia/UFF) e Comunicação, Imagem e Afeto (CIA/UFES). No campo profissional atua nas áreas de Roteiro, Produção cinematográfica e cultural, Consultoria e Curadoria de Festivais e peças audiovisuais. Supervisors: Tunico Amancio, Fabián Núñez, and Ariane Holzbach
Este livro tem como objetivo central a apresentação de análises e pesquisas sobre os desafios e a... more Este livro tem como objetivo central a apresentação de análises e pesquisas sobre os desafios e as perspectivas lançadas ao setor audiovisual brasileiro, abordando desde questões econômicas e regulatórias até a representatividade e a produção de conhecimento, dados e indicadores que possam subsidiar as decisões e políticas direcionadas ao nosso audiovisual. Para tanto, a obra se apresenta dividida em duas partes distintas que, juntas, se debruçam sobre as mais diversas características do setor, tanto em perspectiva nacional, como local. Dessa forma, a obra busca fomentar o debate sobre as políticas públicas e as dinâmicas do mercado audiovisual, com vistas a um desenvolvimento inclusivo, democrático e sustentável para o cinema e audiovisual nacional.
In this book, the term "childhood and children studies" is used as a collective concept that incl... more In this book, the term "childhood and children studies" is used as a collective concept that includes both micro- and macro sociological ideas about children and childhood. At the same time, childhood is interpreted in many ways as an age stage of individual development from 0 to 18 years old, as a socio-demographic community a set of children and as a social phenomenon inscribed in a certain macro- level context.
A Revista RECAM – MERCOSUL Audiovisual é uma publicação
anual composta por uma série de artigos ... more A Revista RECAM – MERCOSUL Audiovisual é uma publicação
anual composta por uma série de artigos sobre temas relacionados
ao audiovisual, dentre os quais quatro são o resultados da presente
seleção. A Revista é um espaço de articulação do debate acadêmico
e uma janela de visibilidade para as ações da RECAM. Tem como
proposta o diálogo Academia – Estado, promovendo a
conscientização da identidade regional e colaborando com o projeto
de políticas públicas regionais. Nesta edição o tema basal é EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, AUDIOVISUAL.
O artigo busca evidenciar as relações possíveis entre imaginação, criação e apropriação lúdica pe... more O artigo busca evidenciar as relações possíveis entre imaginação, criação e apropriação lúdica pelo público infantil diante de narrativas midiáticas. Para tanto, analisamos as possibilidades de relação, inter-relação e cocriação do círculo mágico (Huizinga, 2001) aberto pela série Detetives do Prédio Azul (Gloob, 2012) em contínuo diálogo com seu público-alvo. Quanto à metodologia, o trabalho realiza uma análise descritiva, interpretativa e crítica (Vanoye; Goliot-Lété, 1994), que deixa à mostra as relações aqui pretendidas, partindo de um breve relato para, então, adentrarmos a discussão a partir de um vasto e rico referencial teórico que suporte a análise desta produção. Por fim, ao conciliar saberes oriundos de estudos da cultura, dos games e da experiência lúdica (Ferreira, 2020; Kishimoto, 2002), ao campo da psicologia (Brougère, 1998; Vigotski, 2018), das culturas das mídias e suas mediações (Setton, 2010; Martín-Barbero, 1997) e estudos relacionados ao brincar advindos da gramática da fantasia (Rodari, 2021), notamos que, no contexto do conteúdo analisado, tanto criadores quanto seu próprio público-alvo alimentam e retroalimentam o círculo mágico no qual estão inseridos a partir de um processo múltiplo de imaginação, criação e apropriação lúdica possibilitado pela própria narrativa.
Esta publicação tem por objetivo a apresentação, em caráter histórico, político, social e econômi... more Esta publicação tem por objetivo a apresentação, em caráter histórico, político, social e econômico, das produções que compõem o universo audiovisual infantil do Brasil. Para este fim, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico acerca da história e trajetória desta produção e buscamos aqui organizar numa linearidade temporal, a partir de determinados marcos políticos e legislativos que afetaram o rumo dos conteúdos infantis nos mercados de cinema e televisão do país, algumas das produções de maior destaque em cada período destes mais de setenta anos de produção. Por fim, notamos a relevância das produções infantis para o audiovisual brasileiro, a potencialidade de suas narrativas e deste público consumidor, bem como, as nuances e ideais políticos e econômicos que guiaram e atravessam a história dessa produção.
A Cartilha MIA possibilita entender o nicho infantil como um segmento estratégico para o audiovis... more A Cartilha MIA possibilita entender o nicho infantil como um segmento estratégico para o audiovisual brasileiro e reúne informações que buscam auxiliar o novo Conselho Superior de Cinema, a Secretaria do Audiovisual e o próprio Ministério da Cultura nas discussões a serem levantadas pelo setor. O documento é uma síntese do que foi apresentado por agentes do setor para a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, durante o 22º Encontro do Cinema Infantil, realizado em outubro de 2023. Foi viabilizado por uma parceria entre a Mostra e o Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba, da Universidade Federal do Espírito Santo.
This paper seeks to analyze the film – Tainá: uma aventura na Amazônia, directed by Tânia Lamarco... more This paper seeks to analyze the film – Tainá: uma aventura na Amazônia, directed by Tânia Lamarco e Sérgio Bloch, 2000, which has the first representation of a female child in an active and proactive role in the face of the nuances and outcomes of the plot. The film is analyzed in its sociocultural context and historical moment that brings to light the tensions that appear in this context. Through the theoretical survey, we point out some important narrative transformations that reconfigure Brazilian children's cinema and audiovisual and, in particular, we seek to highlight the important collaboration of feminist guidelines for the advancement of the field of studies related to children and childhood, as well as to the works produced and addressed to children in Brazil.
Ao longo dos últimos anos, tornou-se crescente o número de mostras e festivais audiovisuais em so... more Ao longo dos últimos anos, tornou-se crescente o número de mostras e festivais audiovisuais em solo brasileiro, bem como o número de pesquisas e estudos sobre os mesmos. É por entender a importância da disseminação dos registros e saberes a respeito destes eventos que, neste trabalho, dedicamos especial atenção às mostras e festivais audiovisuais voltados ao público infantil a fim de entendermos os diversos fatores que atravessam suas existências. Assim, no presente artigo, apresentamos um levantamento cartográfico que inclui 26 festivais e mostras realizadas entre os anos 2002 e 2021, distribuídas nas diversas regiões do país. Para além da geolocalização desses eventos em território brasileiro, este mapeamento também oferece elementos para compreendermos de que forma políticas culturais direcionadas aos eventos audiovisuais e à infância possibilitaram uma melhor e mais justa distribuição geográfica das mostras e festivais infantis em nosso país.
Embora Brasil e China possam parecer muito distantes, existem diversas aproximações que podem ser... more Embora Brasil e China possam parecer muito distantes, existem diversas aproximações que podem ser feitas em relação ao desenvolvimento de seu aparato televisivo. O objetivo deste artigo é investigar o desenvolvimento da televisão infantil nos dois países através de uma perspectiva histórica que se atente para modelos não ocidentais de reflexão. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico que nos auxiliou na resolução da seguinte questão: quais são as similaridades e diferenças na formação de uma televisão infantil no Brasil e na China? A hipótese é que a formação televisiva dos dois países experienciou processos semelhantes em momentos distintos do desenvolvimento de seus projetos de nação mediado pela televisão. Enquanto a China permanece com esse projeto nacional em vigor, o Brasil sofreu diversas rupturas por questões políticas.
Beth Carmona foi e ainda é uma das figuras mais relevantes no cenário da produção audiovisual inf... more Beth Carmona foi e ainda é uma das figuras mais relevantes no cenário da produção audiovisual infantil brasileira, em especial, no contexto televisivo. Considerando sua atuação e vasta experiência, foi objetivo desta entrevista trazer à tona sua percepção acerca de aspectos históricos, políticos e narrativos que atravessam o fomento à criação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais para as crianças.
Paper published IN: FIEL, Arthur (edt). 2022. Women and children: new studies and perspectives. A... more Paper published IN: FIEL, Arthur (edt). 2022. Women and children: new studies and perspectives. Ankara: IKSAD Publishing House.
This paper analyzes the process of creating, producing and broadcasting a children’s animation tr... more This paper analyzes the process of creating, producing and broadcasting a children’s animation trilogy on social issues related to the pandemic of the new coronavirus, reflecting the potential of what Francis WOLFF (2005) calls “opaque images”. Starting from Paul WELLS’s (2013) notion of development animation - according to which the oscillation between the abstract and the representative and between the experimental and the narrative can be fruitful for the audiovisual language - our analysis is centered on technical diversity and plastic possibilities that were established in the production of the titles “Social Detachment e affectivity”, “Food and Immunity” and “Quarantine’s Rap” carried out by the experimentation group in animation of the Audiovisual Extension Project of the Federal University of Espírito Santo. In this process, the transdisciplinary work in the areas of design, music and cinema addressed issues related to the pandemic of the new coronavirus to address contempor...
O ofício de escrever histórias para o cinema e a TV vive um momento de forte reconhecimento. Aten... more O ofício de escrever histórias para o cinema e a TV vive um momento de forte reconhecimento. Atentos à singularidade da arte de escrever roteiros no contexto latino e contemporâneo, entrevistamos Lucas Paraizo, autor dos roteiros de filmes como Aos teus olhos, Domingo e Gabriel e a montanha, e séries como O rebu, Justiça e Sob pressão. Aqui, investigamos em especial seu processo de criação em diálogo com questões como formação de roteiristas, atravessamentos temáticos, a potência coletiva da escrita do roteiro e o desejo de que histórias sensíveis possam transformar mundos.
II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, 2018
Essa comunicação tem por objetivo realizar uma análise acerca das produções d'Os Trapalhões lança... more Essa comunicação tem por objetivo realizar uma análise acerca das produções d'Os Trapalhões lançadas, majoritariamente, pelo selo Renato Aragão Produções Artísticas e como elas se relacionam com o estabelecimento e desenvolvimento do mercado de cinema voltado ao público infantil no Brasil.
Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar a história e percurso do conteúdo infantil na TV b... more Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar a história e percurso do conteúdo infantil na TV brasileira, lançando também um olhar ao atual espaço que ele ocupa em nosso mercado de televisão. Para tanto, leva-se em consideração três importantes marcos legislativos que afetaram direta e indiretamente este tipo de produção, são eles: Lei do Cabo, Resolução 163 do Conanda e a Lei 12.485, a Lei da TV Paga. Palavras-chave: CRIANÇAS; PROGRAMAÇÃO; HISTÓRIA; TELEVISÃO; INFÂNCIA.
Abstract: The present article is a research on the history and course of children's content on Brazilian TV, casting a glance on the space that its occupies in our television market. To do so, it leads to the issuance of three legislative indicators that affect the direct and indirect to this type of production, are: Cabo's Law, Resolution 163 of Conanda and Law 12.485, Pay TV Law. Keywords: Children; Programming; History; Television; Childhood
RESUMO
Viver num mundo no qual a globalização não é mais uma ideia, mas sim uma realidade concre... more RESUMO Viver num mundo no qual a globalização não é mais uma ideia, mas sim uma realidade concreta e pulsante, exige que formemos cidadãos aptos a ler os sinais multissemióticos e multimodais que são emitidos a todo momento e que vêm de toda parte. Neste mundo, juntar sílabas, formar e ler palavras não atendem mais as necessidades básicas para concretizar a prática cidadã, o letramento tradicional mostra-se, hoje, ineficaz. Por isso, o presente artigo apresenta-lhes o conceito de multiletramento no âmbito escolar e como o cinema pode contribuir para isso, sendo ele, ao mesmo tempo, um meio e também uma forma para concretizar tal prática.
ABSTRACT Live in a world in which globalization is no longer an idea but a concrete and pulsating reality requires that we form citizens able to read the multisemiotics and multimodal signals that are emitted at all times and that come from everywhere. In this world, join syllables, form and read words no longer meet the basic needs to realize the citizen practice, the traditional literacy shows up today, ineffective. Therefore, this article presents to them the concept of multiliteracy in schools and how cinema can contribute to this, being at the same time, a means and a way to implement the practice.
A TELA ENCANTADA: infância e conteúdo infantil na TV do Brasil, 2019
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Fede... more Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.
Este livro tem como objetivo central a apresentação de análises e pesquisas sobre os desafios e a... more Este livro tem como objetivo central a apresentação de análises e pesquisas sobre os desafios e as perspectivas lançadas ao setor audiovisual brasileiro, abordando desde questões econômicas e regulatórias até a representatividade e a produção de conhecimento, dados e indicadores que possam subsidiar as decisões e políticas direcionadas ao nosso audiovisual. Para tanto, a obra se apresenta dividida em duas partes distintas que, juntas, se debruçam sobre as mais diversas características do setor, tanto em perspectiva nacional, como local. Dessa forma, a obra busca fomentar o debate sobre as políticas públicas e as dinâmicas do mercado audiovisual, com vistas a um desenvolvimento inclusivo, democrático e sustentável para o cinema e audiovisual nacional.
In this book, the term "childhood and children studies" is used as a collective concept that incl... more In this book, the term "childhood and children studies" is used as a collective concept that includes both micro- and macro sociological ideas about children and childhood. At the same time, childhood is interpreted in many ways as an age stage of individual development from 0 to 18 years old, as a socio-demographic community a set of children and as a social phenomenon inscribed in a certain macro- level context.
A Revista RECAM – MERCOSUL Audiovisual é uma publicação
anual composta por uma série de artigos ... more A Revista RECAM – MERCOSUL Audiovisual é uma publicação
anual composta por uma série de artigos sobre temas relacionados
ao audiovisual, dentre os quais quatro são o resultados da presente
seleção. A Revista é um espaço de articulação do debate acadêmico
e uma janela de visibilidade para as ações da RECAM. Tem como
proposta o diálogo Academia – Estado, promovendo a
conscientização da identidade regional e colaborando com o projeto
de políticas públicas regionais. Nesta edição o tema basal é EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, AUDIOVISUAL.
O artigo busca evidenciar as relações possíveis entre imaginação, criação e apropriação lúdica pe... more O artigo busca evidenciar as relações possíveis entre imaginação, criação e apropriação lúdica pelo público infantil diante de narrativas midiáticas. Para tanto, analisamos as possibilidades de relação, inter-relação e cocriação do círculo mágico (Huizinga, 2001) aberto pela série Detetives do Prédio Azul (Gloob, 2012) em contínuo diálogo com seu público-alvo. Quanto à metodologia, o trabalho realiza uma análise descritiva, interpretativa e crítica (Vanoye; Goliot-Lété, 1994), que deixa à mostra as relações aqui pretendidas, partindo de um breve relato para, então, adentrarmos a discussão a partir de um vasto e rico referencial teórico que suporte a análise desta produção. Por fim, ao conciliar saberes oriundos de estudos da cultura, dos games e da experiência lúdica (Ferreira, 2020; Kishimoto, 2002), ao campo da psicologia (Brougère, 1998; Vigotski, 2018), das culturas das mídias e suas mediações (Setton, 2010; Martín-Barbero, 1997) e estudos relacionados ao brincar advindos da gramática da fantasia (Rodari, 2021), notamos que, no contexto do conteúdo analisado, tanto criadores quanto seu próprio público-alvo alimentam e retroalimentam o círculo mágico no qual estão inseridos a partir de um processo múltiplo de imaginação, criação e apropriação lúdica possibilitado pela própria narrativa.
Esta publicação tem por objetivo a apresentação, em caráter histórico, político, social e econômi... more Esta publicação tem por objetivo a apresentação, em caráter histórico, político, social e econômico, das produções que compõem o universo audiovisual infantil do Brasil. Para este fim, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico acerca da história e trajetória desta produção e buscamos aqui organizar numa linearidade temporal, a partir de determinados marcos políticos e legislativos que afetaram o rumo dos conteúdos infantis nos mercados de cinema e televisão do país, algumas das produções de maior destaque em cada período destes mais de setenta anos de produção. Por fim, notamos a relevância das produções infantis para o audiovisual brasileiro, a potencialidade de suas narrativas e deste público consumidor, bem como, as nuances e ideais políticos e econômicos que guiaram e atravessam a história dessa produção.
A Cartilha MIA possibilita entender o nicho infantil como um segmento estratégico para o audiovis... more A Cartilha MIA possibilita entender o nicho infantil como um segmento estratégico para o audiovisual brasileiro e reúne informações que buscam auxiliar o novo Conselho Superior de Cinema, a Secretaria do Audiovisual e o próprio Ministério da Cultura nas discussões a serem levantadas pelo setor. O documento é uma síntese do que foi apresentado por agentes do setor para a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, durante o 22º Encontro do Cinema Infantil, realizado em outubro de 2023. Foi viabilizado por uma parceria entre a Mostra e o Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba, da Universidade Federal do Espírito Santo.
This paper seeks to analyze the film – Tainá: uma aventura na Amazônia, directed by Tânia Lamarco... more This paper seeks to analyze the film – Tainá: uma aventura na Amazônia, directed by Tânia Lamarco e Sérgio Bloch, 2000, which has the first representation of a female child in an active and proactive role in the face of the nuances and outcomes of the plot. The film is analyzed in its sociocultural context and historical moment that brings to light the tensions that appear in this context. Through the theoretical survey, we point out some important narrative transformations that reconfigure Brazilian children's cinema and audiovisual and, in particular, we seek to highlight the important collaboration of feminist guidelines for the advancement of the field of studies related to children and childhood, as well as to the works produced and addressed to children in Brazil.
Ao longo dos últimos anos, tornou-se crescente o número de mostras e festivais audiovisuais em so... more Ao longo dos últimos anos, tornou-se crescente o número de mostras e festivais audiovisuais em solo brasileiro, bem como o número de pesquisas e estudos sobre os mesmos. É por entender a importância da disseminação dos registros e saberes a respeito destes eventos que, neste trabalho, dedicamos especial atenção às mostras e festivais audiovisuais voltados ao público infantil a fim de entendermos os diversos fatores que atravessam suas existências. Assim, no presente artigo, apresentamos um levantamento cartográfico que inclui 26 festivais e mostras realizadas entre os anos 2002 e 2021, distribuídas nas diversas regiões do país. Para além da geolocalização desses eventos em território brasileiro, este mapeamento também oferece elementos para compreendermos de que forma políticas culturais direcionadas aos eventos audiovisuais e à infância possibilitaram uma melhor e mais justa distribuição geográfica das mostras e festivais infantis em nosso país.
Embora Brasil e China possam parecer muito distantes, existem diversas aproximações que podem ser... more Embora Brasil e China possam parecer muito distantes, existem diversas aproximações que podem ser feitas em relação ao desenvolvimento de seu aparato televisivo. O objetivo deste artigo é investigar o desenvolvimento da televisão infantil nos dois países através de uma perspectiva histórica que se atente para modelos não ocidentais de reflexão. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico que nos auxiliou na resolução da seguinte questão: quais são as similaridades e diferenças na formação de uma televisão infantil no Brasil e na China? A hipótese é que a formação televisiva dos dois países experienciou processos semelhantes em momentos distintos do desenvolvimento de seus projetos de nação mediado pela televisão. Enquanto a China permanece com esse projeto nacional em vigor, o Brasil sofreu diversas rupturas por questões políticas.
Beth Carmona foi e ainda é uma das figuras mais relevantes no cenário da produção audiovisual inf... more Beth Carmona foi e ainda é uma das figuras mais relevantes no cenário da produção audiovisual infantil brasileira, em especial, no contexto televisivo. Considerando sua atuação e vasta experiência, foi objetivo desta entrevista trazer à tona sua percepção acerca de aspectos históricos, políticos e narrativos que atravessam o fomento à criação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais para as crianças.
Paper published IN: FIEL, Arthur (edt). 2022. Women and children: new studies and perspectives. A... more Paper published IN: FIEL, Arthur (edt). 2022. Women and children: new studies and perspectives. Ankara: IKSAD Publishing House.
This paper analyzes the process of creating, producing and broadcasting a children’s animation tr... more This paper analyzes the process of creating, producing and broadcasting a children’s animation trilogy on social issues related to the pandemic of the new coronavirus, reflecting the potential of what Francis WOLFF (2005) calls “opaque images”. Starting from Paul WELLS’s (2013) notion of development animation - according to which the oscillation between the abstract and the representative and between the experimental and the narrative can be fruitful for the audiovisual language - our analysis is centered on technical diversity and plastic possibilities that were established in the production of the titles “Social Detachment e affectivity”, “Food and Immunity” and “Quarantine’s Rap” carried out by the experimentation group in animation of the Audiovisual Extension Project of the Federal University of Espírito Santo. In this process, the transdisciplinary work in the areas of design, music and cinema addressed issues related to the pandemic of the new coronavirus to address contempor...
O ofício de escrever histórias para o cinema e a TV vive um momento de forte reconhecimento. Aten... more O ofício de escrever histórias para o cinema e a TV vive um momento de forte reconhecimento. Atentos à singularidade da arte de escrever roteiros no contexto latino e contemporâneo, entrevistamos Lucas Paraizo, autor dos roteiros de filmes como Aos teus olhos, Domingo e Gabriel e a montanha, e séries como O rebu, Justiça e Sob pressão. Aqui, investigamos em especial seu processo de criação em diálogo com questões como formação de roteiristas, atravessamentos temáticos, a potência coletiva da escrita do roteiro e o desejo de que histórias sensíveis possam transformar mundos.
II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, 2018
Essa comunicação tem por objetivo realizar uma análise acerca das produções d'Os Trapalhões lança... more Essa comunicação tem por objetivo realizar uma análise acerca das produções d'Os Trapalhões lançadas, majoritariamente, pelo selo Renato Aragão Produções Artísticas e como elas se relacionam com o estabelecimento e desenvolvimento do mercado de cinema voltado ao público infantil no Brasil.
Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar a história e percurso do conteúdo infantil na TV b... more Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar a história e percurso do conteúdo infantil na TV brasileira, lançando também um olhar ao atual espaço que ele ocupa em nosso mercado de televisão. Para tanto, leva-se em consideração três importantes marcos legislativos que afetaram direta e indiretamente este tipo de produção, são eles: Lei do Cabo, Resolução 163 do Conanda e a Lei 12.485, a Lei da TV Paga. Palavras-chave: CRIANÇAS; PROGRAMAÇÃO; HISTÓRIA; TELEVISÃO; INFÂNCIA.
Abstract: The present article is a research on the history and course of children's content on Brazilian TV, casting a glance on the space that its occupies in our television market. To do so, it leads to the issuance of three legislative indicators that affect the direct and indirect to this type of production, are: Cabo's Law, Resolution 163 of Conanda and Law 12.485, Pay TV Law. Keywords: Children; Programming; History; Television; Childhood
RESUMO
Viver num mundo no qual a globalização não é mais uma ideia, mas sim uma realidade concre... more RESUMO Viver num mundo no qual a globalização não é mais uma ideia, mas sim uma realidade concreta e pulsante, exige que formemos cidadãos aptos a ler os sinais multissemióticos e multimodais que são emitidos a todo momento e que vêm de toda parte. Neste mundo, juntar sílabas, formar e ler palavras não atendem mais as necessidades básicas para concretizar a prática cidadã, o letramento tradicional mostra-se, hoje, ineficaz. Por isso, o presente artigo apresenta-lhes o conceito de multiletramento no âmbito escolar e como o cinema pode contribuir para isso, sendo ele, ao mesmo tempo, um meio e também uma forma para concretizar tal prática.
ABSTRACT Live in a world in which globalization is no longer an idea but a concrete and pulsating reality requires that we form citizens able to read the multisemiotics and multimodal signals that are emitted at all times and that come from everywhere. In this world, join syllables, form and read words no longer meet the basic needs to realize the citizen practice, the traditional literacy shows up today, ineffective. Therefore, this article presents to them the concept of multiliteracy in schools and how cinema can contribute to this, being at the same time, a means and a way to implement the practice.
A TELA ENCANTADA: infância e conteúdo infantil na TV do Brasil, 2019
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Fede... more Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.
Uploads
Books by Arthur Fiel
anual composta por uma série de artigos sobre temas relacionados
ao audiovisual, dentre os quais quatro são o resultados da presente
seleção. A Revista é um espaço de articulação do debate acadêmico
e uma janela de visibilidade para as ações da RECAM. Tem como
proposta o diálogo Academia – Estado, promovendo a
conscientização da identidade regional e colaborando com o projeto
de políticas públicas regionais. Nesta edição o tema basal é EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, AUDIOVISUAL.
Papers by Arthur Fiel
Palavras-chave: CRIANÇAS; PROGRAMAÇÃO; HISTÓRIA; TELEVISÃO; INFÂNCIA.
Abstract: The present article is a research on the history and course of children's content on Brazilian TV, casting a glance on the space that its occupies in our television market. To do so, it leads to the issuance of three legislative indicators that affect the direct and indirect to this type of production, are: Cabo's Law, Resolution 163 of Conanda and Law 12.485, Pay TV Law.
Keywords: Children; Programming; History; Television; Childhood
Viver num mundo no qual a globalização não é mais uma ideia, mas sim uma realidade concreta e pulsante, exige que formemos cidadãos aptos a ler os sinais multissemióticos e multimodais que são emitidos a todo momento e que vêm de toda parte. Neste mundo, juntar sílabas, formar e ler palavras não atendem mais as necessidades básicas para concretizar a prática cidadã, o letramento tradicional mostra-se, hoje, ineficaz. Por isso, o presente artigo apresenta-lhes o conceito de multiletramento no âmbito escolar e como o cinema pode contribuir para isso, sendo ele, ao mesmo tempo, um meio e também uma forma para concretizar tal prática.
ABSTRACT
Live in a world in which globalization is no longer an idea but a concrete and pulsating reality requires that we form citizens able to read the multisemiotics and multimodal signals that are emitted at all times and that come from everywhere. In this world, join syllables, form and read words no longer meet the basic needs to realize the citizen practice, the traditional literacy shows up today, ineffective. Therefore, this article presents to them the concept of multiliteracy in schools and how cinema can contribute to this, being at the same time, a means and a way to implement the practice.
anual composta por uma série de artigos sobre temas relacionados
ao audiovisual, dentre os quais quatro são o resultados da presente
seleção. A Revista é um espaço de articulação do debate acadêmico
e uma janela de visibilidade para as ações da RECAM. Tem como
proposta o diálogo Academia – Estado, promovendo a
conscientização da identidade regional e colaborando com o projeto
de políticas públicas regionais. Nesta edição o tema basal é EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, AUDIOVISUAL.
Palavras-chave: CRIANÇAS; PROGRAMAÇÃO; HISTÓRIA; TELEVISÃO; INFÂNCIA.
Abstract: The present article is a research on the history and course of children's content on Brazilian TV, casting a glance on the space that its occupies in our television market. To do so, it leads to the issuance of three legislative indicators that affect the direct and indirect to this type of production, are: Cabo's Law, Resolution 163 of Conanda and Law 12.485, Pay TV Law.
Keywords: Children; Programming; History; Television; Childhood
Viver num mundo no qual a globalização não é mais uma ideia, mas sim uma realidade concreta e pulsante, exige que formemos cidadãos aptos a ler os sinais multissemióticos e multimodais que são emitidos a todo momento e que vêm de toda parte. Neste mundo, juntar sílabas, formar e ler palavras não atendem mais as necessidades básicas para concretizar a prática cidadã, o letramento tradicional mostra-se, hoje, ineficaz. Por isso, o presente artigo apresenta-lhes o conceito de multiletramento no âmbito escolar e como o cinema pode contribuir para isso, sendo ele, ao mesmo tempo, um meio e também uma forma para concretizar tal prática.
ABSTRACT
Live in a world in which globalization is no longer an idea but a concrete and pulsating reality requires that we form citizens able to read the multisemiotics and multimodal signals that are emitted at all times and that come from everywhere. In this world, join syllables, form and read words no longer meet the basic needs to realize the citizen practice, the traditional literacy shows up today, ineffective. Therefore, this article presents to them the concept of multiliteracy in schools and how cinema can contribute to this, being at the same time, a means and a way to implement the practice.