Books by Jhonnatas dos Santos Sousa
Editora Gradus, 2024
Bem-vindos a esta envolvente jornada na Guiana Francesa, onde os assistentes de Língua Portuguesa... more Bem-vindos a esta envolvente jornada na Guiana Francesa, onde os assistentes de Língua Portuguesa compartilham suas experiências e vivências através desta publicação intitulada "Relatos e Vivências dos Assistentes de Língua Portuguesa na Guiana Francesa". Convidamos vocês a mergulharem nas perspectivas únicas desses profissionais enquanto exploram a rica diversidade cultural e educacional desta região. Por meio de seus relatos, serão transportados para dentro das salas de aula, das comunidades locais e das experiências pessoais que moldam suas jornadas durante sua estadia na Guiana Francesa. Esta é uma oportunidade singular para compreender como a interação entre diferentes culturas e línguas enriquece não apenas o ambiente educacional, mas também as vidas daqueles envolvidos neste programa.
O programa de intercâmbio de assistentes de língua tem sido uma ponte cultural há 118 anos, envolvendo atualmente 68 países parceiros. Proporciona uma experiência enriquecedora para cerca de 6.000 jovens anualmente, permitindo-lhes passar um ano letivo no exterior, auxiliando professores de língua e compartilhando suas culturas com os alunos.
A diversidade cultural que os assistentes trazem é uma verdadeira fonte de enriquecimento para os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de mergulhar em tradições diferentes e explorar horizontes desconhecidos, enquanto aprimoram sua competência linguística em suas línguas maternas.
É notável destacar a colaboração de Gabriela Rodrigues e de Juliana Paz em organizar esta publicação, sem vocês esse projeto não seria possível. Agradeço imensamente a contribuição e dedicação dos queridos assistentes de língua estrangeira! Agora, preparem-se para embarcar nesta emocionante viagem e descobrir as histórias fascinantes dos assistentes de Língua Portuguesa na Guiana Francesa.
Educação e Direitos Humanos: teoria, prática e desafios em tempos de pandemia., 2022
A mitologia sempre buscou respostas a diversos questionamentos que a humanidade apresenta. Cita-s... more A mitologia sempre buscou respostas a diversos questionamentos que a humanidade apresenta. Cita-se, em especial, a mitologia grega, que muito influenciou a filosofia, a cultura e as artes ocidentais. Dentre os mitos, a história de Prometeu e o roubo do fogo pode ser avaliada e (re)significada de diversas formas. Prometeu, em um ato de rebeldia, compartilhou, por meio do fogo, o conhecimento aos homens, dando a eles a possibilidade de não depender mais dos deuses ou das ocasionalidades. Neste assunto, Maffesoli preleciona que além do desejo de se aventurar o homem também possui a necessidade de acolher e partilhar coisas, informações e sentimentos41. Provavelmente essa característica tenha trazido a humanidade tão longe, tornando a espécie resistente a múltiplas adversidades. O objetivo principal deste capítulo é associar o mito de Prometeu à relação existente entre educação e poder. Para alcançá-lo era necessário descrever o mito, abordar a ligação entre poder e educação e, por fim, definir a educação como ponto de democratização do próprio poder.
Educação e Direitos Humanos: teoria, prática e desafios em tempos de pandemia., 2022
Este capítulo tem o objetivo de verificar se o princípio da continuidade do emprego está sendo de... more Este capítulo tem o objetivo de verificar se o princípio da continuidade do emprego está sendo desrespeitado nas demissões em massa realizadas no ensino superior privado. Como objetivos específicos, se pretendeu ilustrar teoricamente os princípios ligados ao princípio da continuidade do emprego, enumerar as consequências deste último e, por fim, verificar se houve desrespeito ao princípio da continuidade diante das demissões realizadas em determinadas instituições de ensino superior privado.
EDUCAÇAO E DIREITOS HUMANOS - teoria, prática e desafios em tempos de pandemia, 2022
A obra aqui se apresenta, “Educação e Direitos Humanos: teoria, prática e desafios em tempos de p... more A obra aqui se apresenta, “Educação e Direitos Humanos: teoria, prática e desafios em tempos de pandemia”, constitui-se de capítulos de diversos autores, mas conectados pelos direitos humanos. Abordam-se diferentes temáticas na área de educação, mas também de outros direitos humanos. Ressalta-se que a grande maioria dos capítulos refere-se a situações teóricas e práticas observadas, pesquisadas ou vividas durante a pandemia de COVID-19, crise sanitária declarada no início de 2020.
Jhonnatas dos Santos Sousa, 2020
São muitos os fatores que nos levam a refletir sobre o papel do
professor de Língua Portuguesa em... more São muitos os fatores que nos levam a refletir sobre o papel do
professor de Língua Portuguesa em sala de aula. Quais desafios
encontrarão? Como resolver os problemas diários? Como ensinar? E
outros questionamentos que nos deparamos frente à realidade escolar.
Muitos desses desafios podem ser trabalhados ou sanados se forem
diagnosticados e corrigidos durante a formação do discente de
licenciatura. Nesse sentido, através de experiências vivenciadas com os
alunos, pretendeu-se desenvolver unicamente a habilidade de
consciência dos sons da linguagem no processo de realfabetização,
sendo o ouvir e a consciência dos sons da fala algumas das habilidades
dos componentes fundamentais na alfabetização.
Aspectos religiosos da cultura popular nordestina em As Pelejas de Ojuara, 2020
Tendo em vista o papel importante que a literatura desempenha
na vida das pessoas e sua influênci... more Tendo em vista o papel importante que a literatura desempenha
na vida das pessoas e sua influência na difusão de conhecimento,
pretendeu-se alcançar o objetivo principal de analisar os aspectos
religiosos sobre o Diabo relacionados ao personagem Exu na obra
de Castro, tomando como base tradições e marcas da cultura
literária popular nordestina. Para alcançar tal objetivo, buscou-se:
apresentar a relação existente entre o cristianismo e o mal; refletir sobre o conceito de cólera e sua relação com o personagem
Exu, em contraposição com a ligação desse orixá ao sagrado;
descrever como se deu a construção histórica das tradições e
marcas da cultura sobre o Mal no imaginário popular brasileiro; e
a relação da literatura de Cordel com a linguagem religiosa sobre
o Mal.
A linguagem religiosa afro-brasileira e sua relação com a saúde quilombola do Piauí, 2020
Capítulo do livro "Direitos Humanos: Perspectivas Interdisciplinares na Produção Científica da UF... more Capítulo do livro "Direitos Humanos: Perspectivas Interdisciplinares na Produção Científica da UFPI".
Neste trabalho, o objeto de estudo é a linguagem religiosa
relacionada à saúde quilombola. De forma delimitada, se estudou
a linguagem religiosa afro-brasileira utilizada em procedimentos
de medicina caseira na Encantaria de Barba Soeira, no Quilombo
Mimbó, em Amarante, Estado do Piauí. Esta pesquisa buscou
responder à questão-problema: De que forma se relaciona a
linguagem religiosa de matriz africana e o acesso à saúde de forma
caseira no quilombo Mimbó?
Direitos humanos: Perspectivas interdisciplinares na produção científica da UFPI, 2020
O livro "Direitos Humanos: Perspectivas Interdisciplinares na Produção Científica da UFPI", organ... more O livro "Direitos Humanos: Perspectivas Interdisciplinares na Produção Científica da UFPI", organizado por Jhonnatas dos Santos Sousa e Adamilton Lima Borgneth. Com a participação de pesquisadores da Universidade de diversas áreas e níveis de titulação, a obra tem a proposta de divulgar pesquisas sobre direitos humanos e suas implicações realizadas na Instituição. Os direitos humanos, longe de serem objetos de estudo de uma só área, transitam entre diversos campos do conhecimento como o Direito, a Literatura, a História, a Ciência Política, o Serviço Social, a Sociologia e muitos outros. O projeto coletivo é justificado pela necessidade de reflexões e debates acerca da produção acadêmica. Se possibilitará, além da difusão de conhecimentos, a criação de um substrato científico que fortaleça a existência desses direitos.
Papers by Jhonnatas dos Santos Sousa
Revista Scripta, 2023
Este estudo buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, satisfazer o objetivo de relacionar a exp... more Este estudo buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, satisfazer o objetivo de relacionar a experiência de quebra do horizonte de expectativas – sobre obras de mulheres negras caribenhas – ao conceito de estereótipo, discutido por Homi K. Bhabha. Especificamente, pretendeu-se refletir sobre o horizonte de expectativas e a experiência do leitor; compreender o conceito de estereótipo por Homi K. Bhabha; e por fim, associar o conceito de estereótipo à experiência de quebra do horizonte de expectativas sobre as literaturas de mulheres negras caribenhas. Esta pesquisa justifica-se à medida que as discussões são capazes de gerar reflexões acerca dos sistemas de manutenção dos lugares de dominação presentes na sociedade. Para o embasamento teórico, dentre outros, utilizou-se Lélia Gonzalez (2020), Grada Kilomba (2019), Winnie Bueno (2020a) e o autor Bhabha (2013). Concluiu-se ser possível trabalhar a compreensão acerca do horizonte de expectativas e como a experiência do leitor nos ajuda a ler autoras negras, além de identificar experiências de subordinação empregadas a essas sujeitas. Foi possível entender a experiência de quebra do horizonte de expectativas sobre as literaturas de mulheres negras, compreendendo que o estereótipo possui o poder de modificar nossa concepção literária. A quebra de horizonte sobre autoras racializadas é um plano de fundo para entender que a perspectiva racial e de gênero está relacionada ao discurso discriminatório, o qual é fortalecido pela estratégia do estereótipo. Esse entendimento nos auxilia na compreensão de como lemos e interpretamos autoras negras.
Tomando como experiência piloto o município de Francinópolis-PI, os proponentes do projeto buscam... more Tomando como experiência piloto o município de Francinópolis-PI, os proponentes do projeto buscam, em articulação com a secretaria de Educação, prefeitura e lideranças rurais, elaborar modelos explicativos da realidade social da cidade cujos agentes centrais são a própria comunidade. O sentimento de pertencimento e a construção de memórias coletivas que vinculem as populações locais às suas realidades citadinas podem se constituir como potentes instrumentos de redução de desigualdades, sejam econômicas e/ou sociais. Há oportunidade de tematizar as subalternidades nos processos de não reconhecimento do protagonismo negro e indígena na construção de Francinópolis.
Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa do GEDTRAB, 2023
O estudo faz uma análise da proteção dos trabalhadores frente as novas tecnologias, sua incorpora... more O estudo faz uma análise da proteção dos trabalhadores frente as novas tecnologias, sua incorporação na sociedade e as novas relações de trabalho. Revela o fenômeno do desemprego tecnológico, agravado diante de uma pandemia global de Covid-19. Salienta a insegurança jurídica das relações de trabalho diante de uma inevitável automação. Os avanços tecnológicos no mundo empresarial acarretam a expansão nos processos de produção e prestação de serviços, mas também a extinção de alguns postos de trabalho. Evidencia a interessante e preocupante relação entre tecnologia e desemprego. O trabalho humano será substituído pela máquina? A tecnologia para ser útil precisa ser necessária, de acordo com o nível de desenvolvimento no país. O problema das relações entre a tecnologia e o incremento da riqueza nacional, medida pelos interesses do capital, situa-se na discussão da técnica de seu papel no desenvolvimento nacional. A inovação tecnológica afeta o trabalho e necessita de ajustes e reajustes contínuos na forma de trabalhar. Assim, a proteção do ser humano passou a ter tamanha importância que se tornou obrigação Estatal e internacional. Verifica-se que na prática há muitas mudanças a serem implementadas para proteção dos direitos fundamentais dos trabalhadores. A pesquisa utiliza o método hipotético dedutivo na bibliografia nacional e internacional. A proteção dos direitos trabalhistas, ressalta a dignidade do trabalhador como pessoa humana, a primazia dos direitos humanos, com a efetivação dos direitos fundamentais e a busca constitucional para a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.
Uploads
Books by Jhonnatas dos Santos Sousa
O programa de intercâmbio de assistentes de língua tem sido uma ponte cultural há 118 anos, envolvendo atualmente 68 países parceiros. Proporciona uma experiência enriquecedora para cerca de 6.000 jovens anualmente, permitindo-lhes passar um ano letivo no exterior, auxiliando professores de língua e compartilhando suas culturas com os alunos.
A diversidade cultural que os assistentes trazem é uma verdadeira fonte de enriquecimento para os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de mergulhar em tradições diferentes e explorar horizontes desconhecidos, enquanto aprimoram sua competência linguística em suas línguas maternas.
É notável destacar a colaboração de Gabriela Rodrigues e de Juliana Paz em organizar esta publicação, sem vocês esse projeto não seria possível. Agradeço imensamente a contribuição e dedicação dos queridos assistentes de língua estrangeira! Agora, preparem-se para embarcar nesta emocionante viagem e descobrir as histórias fascinantes dos assistentes de Língua Portuguesa na Guiana Francesa.
professor de Língua Portuguesa em sala de aula. Quais desafios
encontrarão? Como resolver os problemas diários? Como ensinar? E
outros questionamentos que nos deparamos frente à realidade escolar.
Muitos desses desafios podem ser trabalhados ou sanados se forem
diagnosticados e corrigidos durante a formação do discente de
licenciatura. Nesse sentido, através de experiências vivenciadas com os
alunos, pretendeu-se desenvolver unicamente a habilidade de
consciência dos sons da linguagem no processo de realfabetização,
sendo o ouvir e a consciência dos sons da fala algumas das habilidades
dos componentes fundamentais na alfabetização.
na vida das pessoas e sua influência na difusão de conhecimento,
pretendeu-se alcançar o objetivo principal de analisar os aspectos
religiosos sobre o Diabo relacionados ao personagem Exu na obra
de Castro, tomando como base tradições e marcas da cultura
literária popular nordestina. Para alcançar tal objetivo, buscou-se:
apresentar a relação existente entre o cristianismo e o mal; refletir sobre o conceito de cólera e sua relação com o personagem
Exu, em contraposição com a ligação desse orixá ao sagrado;
descrever como se deu a construção histórica das tradições e
marcas da cultura sobre o Mal no imaginário popular brasileiro; e
a relação da literatura de Cordel com a linguagem religiosa sobre
o Mal.
Neste trabalho, o objeto de estudo é a linguagem religiosa
relacionada à saúde quilombola. De forma delimitada, se estudou
a linguagem religiosa afro-brasileira utilizada em procedimentos
de medicina caseira na Encantaria de Barba Soeira, no Quilombo
Mimbó, em Amarante, Estado do Piauí. Esta pesquisa buscou
responder à questão-problema: De que forma se relaciona a
linguagem religiosa de matriz africana e o acesso à saúde de forma
caseira no quilombo Mimbó?
Papers by Jhonnatas dos Santos Sousa
O programa de intercâmbio de assistentes de língua tem sido uma ponte cultural há 118 anos, envolvendo atualmente 68 países parceiros. Proporciona uma experiência enriquecedora para cerca de 6.000 jovens anualmente, permitindo-lhes passar um ano letivo no exterior, auxiliando professores de língua e compartilhando suas culturas com os alunos.
A diversidade cultural que os assistentes trazem é uma verdadeira fonte de enriquecimento para os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de mergulhar em tradições diferentes e explorar horizontes desconhecidos, enquanto aprimoram sua competência linguística em suas línguas maternas.
É notável destacar a colaboração de Gabriela Rodrigues e de Juliana Paz em organizar esta publicação, sem vocês esse projeto não seria possível. Agradeço imensamente a contribuição e dedicação dos queridos assistentes de língua estrangeira! Agora, preparem-se para embarcar nesta emocionante viagem e descobrir as histórias fascinantes dos assistentes de Língua Portuguesa na Guiana Francesa.
professor de Língua Portuguesa em sala de aula. Quais desafios
encontrarão? Como resolver os problemas diários? Como ensinar? E
outros questionamentos que nos deparamos frente à realidade escolar.
Muitos desses desafios podem ser trabalhados ou sanados se forem
diagnosticados e corrigidos durante a formação do discente de
licenciatura. Nesse sentido, através de experiências vivenciadas com os
alunos, pretendeu-se desenvolver unicamente a habilidade de
consciência dos sons da linguagem no processo de realfabetização,
sendo o ouvir e a consciência dos sons da fala algumas das habilidades
dos componentes fundamentais na alfabetização.
na vida das pessoas e sua influência na difusão de conhecimento,
pretendeu-se alcançar o objetivo principal de analisar os aspectos
religiosos sobre o Diabo relacionados ao personagem Exu na obra
de Castro, tomando como base tradições e marcas da cultura
literária popular nordestina. Para alcançar tal objetivo, buscou-se:
apresentar a relação existente entre o cristianismo e o mal; refletir sobre o conceito de cólera e sua relação com o personagem
Exu, em contraposição com a ligação desse orixá ao sagrado;
descrever como se deu a construção histórica das tradições e
marcas da cultura sobre o Mal no imaginário popular brasileiro; e
a relação da literatura de Cordel com a linguagem religiosa sobre
o Mal.
Neste trabalho, o objeto de estudo é a linguagem religiosa
relacionada à saúde quilombola. De forma delimitada, se estudou
a linguagem religiosa afro-brasileira utilizada em procedimentos
de medicina caseira na Encantaria de Barba Soeira, no Quilombo
Mimbó, em Amarante, Estado do Piauí. Esta pesquisa buscou
responder à questão-problema: De que forma se relaciona a
linguagem religiosa de matriz africana e o acesso à saúde de forma
caseira no quilombo Mimbó?