Embora o combate à vadiagem, comportamento considerado contrário ao bem público, não se constitua... more Embora o combate à vadiagem, comportamento considerado contrário ao bem público, não se constitua urna novidade para o Estado português do século XVIII, Sebastião José de Carvalho e Melo, ministro de D. José I, sustentou uma política colonial de povoamento que objetivou integrar indígenas, moradores dispersos e "vadios" ao corpo político do reino, congregando-os em povoações institucionalizadas. Essa ação esteve apoiada nos princípios da Aritmética Política, para a qual a maior riqueza de um Estado era a sua população.
Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as ... more Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as práticas econômicas adotadas em Portugal, durante o reinado de D. José I (1750-1777).
Este artigo apresenta o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e co... more Este artigo apresenta o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e comenta a sua produção historiográfica na última década, caracterizando o grupo, em seus eventos de divulgação científica e publicações, como espaço de discussão sobre os processos e as práticas educativas no ambiente político e cultural do Antigo Regime ibérico, particularmente no que se refere ao contexto de reformas educacionais realizadas sob influência das Luzes. Essa perspectiva está voltada para um entendimento mais abrangente do conceito de educação, para além da noção hegemônica na historiografia que a vê como educação necessariamente escolar, organizando as investigações em torno de três linhas de pesquisa: Administração, instrução e educação; Cultura escrita e práticas culturais e educativas; Instituições e práticas culturais e educativas. Neste sentido, as pesquisas conduzidas pelos integrantes do Grupo abordam a formação dos quadros administrativos dos Impérios ibéricos, os di...
Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfo... more Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfocando as mudanças realizadas (ou propostas) durante o reinado de D. José I. Como esse reinado ficou muito mais marcado pela figura do marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, ao contrário de adotar uma perspectiva tradicional, que entende que essas mudanças não seguiram um plano previamente definido, defendo que as reformas ocorridas derivavam de uma "teoria" política e formavam um plano de ação coerente, com o objetivo de fazer com que "um pequeno…
Neste artigo, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades ... more Neste artigo, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades metropolitanas para a América portuguesa, procura-se construir uma reflexão sobre princípios políticos adotados no reinado de D. José I (1750-1777), visando a assegurar a posse e o domínio de seus territórios americanos. Destaca-se, nesse sentido, a atenção dada às populações coloniais, que deveriam ser conduzidas a viverem junto “ao grêmio da Igreja e da sociedade civil”, produzindo os gêneros necessários ao bem comum e à prosperidade do Estado. Do mesmo modo, aponta-se para a presença dos mesmos princípios políticos nas ações administrativas conduzidas no reino.
Pretendemos discutir algumas questões referentes às assim chamadas “reformas pombalinas da educ... more Pretendemos discutir algumas questões referentes às assim chamadas “reformas pombalinas da educação”, apontando para o tipo de estudante e, consequentemente, para o “profissional” esperado pelos propositores das tais reformas. Estamos considerando, assim como outros já o fizeram antes de nós, que as reformas estiveram orientadas pelo interesse em desenvolver uma mentalidade que se coadunasse aos “novos tempos”. Para a condução de nossa análise, utilizamos um tipo de documentação – Estatutos da Universidade, leis e alvarás – que, não obstante suas limi- tações, permitem perceber os nexos entre as novas ideias que permeavam o ambiente intelectual europeu e os conhecimentos e as metodologias de ensino então propostos para a instrução dos jovens portugueses.
A coletânea foi organizada a partir das Mesas
Redondas apresentadas no IV Colóquio Cultura e Educ... more A coletânea foi organizada a partir das Mesas Redondas apresentadas no IV Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho de 2018, na cidade de Diamantina, MG. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero), cujos integrantes desenvolvem pesquisas que enfocam instituições e seus componentes num mundo supostamente Ilustrado, as relações entre instrução e educação para a formação dos quadros administrativos no Império português, as relações entre atividades econômicas, formação profissional e projetos educacionais, relações entre Iluminismo e cultura escrita, e entre esta e práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades. A cada nova edição do evento, o grupo estabelece novos contatos, tanto no Brasil quanto no exterior, com o intuito de incrementar as redes de intercâmbio científico.
Em abril de 2002, o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PGHI... more Em abril de 2002, o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PGHIS/UFPR) recebeu a visita da professsora Claudine Haroche, pesquisadora do Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS/Paris) e membro do Núcleo História e Linguagens Políticas. Na ocasião, foi realizado um debate com professores vinculados ao PGHIS/UFPR, que foi organizado e coordenado por Antonio Cesar de Almeida Santos e Marion Brepohl de Magalhães, respectivamente, coordenadores das Linhas de Pesquisa Espaço e Sociabilidades e Cultura e Poder daquele programa.
In this text, we aim at presenting and discussing some of the actions of the Portuguese Crown hel... more In this text, we aim at presenting and discussing some of the actions of the Portuguese Crown held in the second half of the 18th century, with the purpose of institutionalizing the occupation of their domains in America. These actions included the identification of territories, measuring distances between settlements and counting and classifying the population; it was also in the interests of the Crown to install municipalities in regions that lacked this administrative apparatus, so that, within five decades, almost 130 municipalities were created (against about 90 already existing). Thus, based on the administrative documentation of the time, it was verified that, in the second half of the Eighteenth Century, a policy was implemented that, with relative success, guaranteed the possession and integrity of the territory that constituted Brazil.
Neste texto busco perceber os nexos entre as novas ideias que permeavam o ambiente intelectual eu... more Neste texto busco perceber os nexos entre as novas ideias que permeavam o ambiente intelectual europeu e os conhecimentos e as metodologias de ensino propostos para a instrução dos jovens portugueses, no contexto das reformas educacionais da segunda metade do século XVIII.
Neste texto abordo questões referentes ao tipo de estudante e de egresso esperado pelos proposito... more Neste texto abordo questões referentes ao tipo de estudante e de egresso esperado pelos propositores das reformas educacionais da segunda metade do século XVIII, em Portugal, considerando sua inserção na administração do Estado.
Neste texto, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades m... more Neste texto, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades metropolitanas para a América portuguesa, discuto os princípios políticos adotados no reinado de D. José I (1750-1777), visando a assegurar a posse e o domínio de seus territórios americanos. Destaca-se, nesse sentido, a atenção dada às populações coloniais, que deveriam ser conduzidas a viverem junto “ao grêmio da Igreja e da sociedade civil”, produzindo os gêneros necessários ao bem comum e à prosperidade do Estado.
Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfo... more Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfocando as mudanças realizadas (ou propostas) durante o reinado de D. José I.
Neste texto discuto algumas relações entre a administração dos negócios públicos e o desenvolvime... more Neste texto discuto algumas relações entre a administração dos negócios públicos e o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos no contexto da Ilustração portuguesa.
Neste texto abordo alguns dos mecanismos utilizados, durante o reinado de D. José I, para a forma... more Neste texto abordo alguns dos mecanismos utilizados, durante o reinado de D. José I, para a formação de homens capazes de “discernimento e de percepção” e que pudessem, como “homens particulares”, cuidar dos “negócios públicos”. Aponto, nesse sentido, que a formação de “bons cidadãos” estava associada à utilidade pública e à conduta moral, aspectos que serão abrangidos pelas reformas educacionais daquele período.
Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as ... more Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as práticas econômicas adotadas em Portugal, durante o reinado de D. José I (1750-1777).
Embora o combate à vadiagem, comportamento considerado contrário ao bem público, não se constitua... more Embora o combate à vadiagem, comportamento considerado contrário ao bem público, não se constitua urna novidade para o Estado português do século XVIII, Sebastião José de Carvalho e Melo, ministro de D. José I, sustentou uma política colonial de povoamento que objetivou integrar indígenas, moradores dispersos e "vadios" ao corpo político do reino, congregando-os em povoações institucionalizadas. Essa ação esteve apoiada nos princípios da Aritmética Política, para a qual a maior riqueza de um Estado era a sua população.
Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as ... more Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as práticas econômicas adotadas em Portugal, durante o reinado de D. José I (1750-1777).
Este artigo apresenta o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e co... more Este artigo apresenta o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e comenta a sua produção historiográfica na última década, caracterizando o grupo, em seus eventos de divulgação científica e publicações, como espaço de discussão sobre os processos e as práticas educativas no ambiente político e cultural do Antigo Regime ibérico, particularmente no que se refere ao contexto de reformas educacionais realizadas sob influência das Luzes. Essa perspectiva está voltada para um entendimento mais abrangente do conceito de educação, para além da noção hegemônica na historiografia que a vê como educação necessariamente escolar, organizando as investigações em torno de três linhas de pesquisa: Administração, instrução e educação; Cultura escrita e práticas culturais e educativas; Instituições e práticas culturais e educativas. Neste sentido, as pesquisas conduzidas pelos integrantes do Grupo abordam a formação dos quadros administrativos dos Impérios ibéricos, os di...
Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfo... more Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfocando as mudanças realizadas (ou propostas) durante o reinado de D. José I. Como esse reinado ficou muito mais marcado pela figura do marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, ao contrário de adotar uma perspectiva tradicional, que entende que essas mudanças não seguiram um plano previamente definido, defendo que as reformas ocorridas derivavam de uma "teoria" política e formavam um plano de ação coerente, com o objetivo de fazer com que "um pequeno…
Neste artigo, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades ... more Neste artigo, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades metropolitanas para a América portuguesa, procura-se construir uma reflexão sobre princípios políticos adotados no reinado de D. José I (1750-1777), visando a assegurar a posse e o domínio de seus territórios americanos. Destaca-se, nesse sentido, a atenção dada às populações coloniais, que deveriam ser conduzidas a viverem junto “ao grêmio da Igreja e da sociedade civil”, produzindo os gêneros necessários ao bem comum e à prosperidade do Estado. Do mesmo modo, aponta-se para a presença dos mesmos princípios políticos nas ações administrativas conduzidas no reino.
Pretendemos discutir algumas questões referentes às assim chamadas “reformas pombalinas da educ... more Pretendemos discutir algumas questões referentes às assim chamadas “reformas pombalinas da educação”, apontando para o tipo de estudante e, consequentemente, para o “profissional” esperado pelos propositores das tais reformas. Estamos considerando, assim como outros já o fizeram antes de nós, que as reformas estiveram orientadas pelo interesse em desenvolver uma mentalidade que se coadunasse aos “novos tempos”. Para a condução de nossa análise, utilizamos um tipo de documentação – Estatutos da Universidade, leis e alvarás – que, não obstante suas limi- tações, permitem perceber os nexos entre as novas ideias que permeavam o ambiente intelectual europeu e os conhecimentos e as metodologias de ensino então propostos para a instrução dos jovens portugueses.
A coletânea foi organizada a partir das Mesas
Redondas apresentadas no IV Colóquio Cultura e Educ... more A coletânea foi organizada a partir das Mesas Redondas apresentadas no IV Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho de 2018, na cidade de Diamantina, MG. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero), cujos integrantes desenvolvem pesquisas que enfocam instituições e seus componentes num mundo supostamente Ilustrado, as relações entre instrução e educação para a formação dos quadros administrativos no Império português, as relações entre atividades econômicas, formação profissional e projetos educacionais, relações entre Iluminismo e cultura escrita, e entre esta e práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades. A cada nova edição do evento, o grupo estabelece novos contatos, tanto no Brasil quanto no exterior, com o intuito de incrementar as redes de intercâmbio científico.
Em abril de 2002, o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PGHI... more Em abril de 2002, o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PGHIS/UFPR) recebeu a visita da professsora Claudine Haroche, pesquisadora do Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS/Paris) e membro do Núcleo História e Linguagens Políticas. Na ocasião, foi realizado um debate com professores vinculados ao PGHIS/UFPR, que foi organizado e coordenado por Antonio Cesar de Almeida Santos e Marion Brepohl de Magalhães, respectivamente, coordenadores das Linhas de Pesquisa Espaço e Sociabilidades e Cultura e Poder daquele programa.
In this text, we aim at presenting and discussing some of the actions of the Portuguese Crown hel... more In this text, we aim at presenting and discussing some of the actions of the Portuguese Crown held in the second half of the 18th century, with the purpose of institutionalizing the occupation of their domains in America. These actions included the identification of territories, measuring distances between settlements and counting and classifying the population; it was also in the interests of the Crown to install municipalities in regions that lacked this administrative apparatus, so that, within five decades, almost 130 municipalities were created (against about 90 already existing). Thus, based on the administrative documentation of the time, it was verified that, in the second half of the Eighteenth Century, a policy was implemented that, with relative success, guaranteed the possession and integrity of the territory that constituted Brazil.
Neste texto busco perceber os nexos entre as novas ideias que permeavam o ambiente intelectual eu... more Neste texto busco perceber os nexos entre as novas ideias que permeavam o ambiente intelectual europeu e os conhecimentos e as metodologias de ensino propostos para a instrução dos jovens portugueses, no contexto das reformas educacionais da segunda metade do século XVIII.
Neste texto abordo questões referentes ao tipo de estudante e de egresso esperado pelos proposito... more Neste texto abordo questões referentes ao tipo de estudante e de egresso esperado pelos propositores das reformas educacionais da segunda metade do século XVIII, em Portugal, considerando sua inserção na administração do Estado.
Neste texto, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades m... more Neste texto, a partir de alguns exemplos das políticas de povoamento adotadas pelas autoridades metropolitanas para a América portuguesa, discuto os princípios políticos adotados no reinado de D. José I (1750-1777), visando a assegurar a posse e o domínio de seus territórios americanos. Destaca-se, nesse sentido, a atenção dada às populações coloniais, que deveriam ser conduzidas a viverem junto “ao grêmio da Igreja e da sociedade civil”, produzindo os gêneros necessários ao bem comum e à prosperidade do Estado.
Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfo... more Neste artigo apresento algumas considerações acerca da experiência portuguesa do Iluminismo, enfocando as mudanças realizadas (ou propostas) durante o reinado de D. José I.
Neste texto discuto algumas relações entre a administração dos negócios públicos e o desenvolvime... more Neste texto discuto algumas relações entre a administração dos negócios públicos e o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos no contexto da Ilustração portuguesa.
Neste texto abordo alguns dos mecanismos utilizados, durante o reinado de D. José I, para a forma... more Neste texto abordo alguns dos mecanismos utilizados, durante o reinado de D. José I, para a formação de homens capazes de “discernimento e de percepção” e que pudessem, como “homens particulares”, cuidar dos “negócios públicos”. Aponto, nesse sentido, que a formação de “bons cidadãos” estava associada à utilidade pública e à conduta moral, aspectos que serão abrangidos pelas reformas educacionais daquele período.
Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as ... more Neste texto procuro apresentar e discutir algumas das influências que conformaram as idéias e as práticas econômicas adotadas em Portugal, durante o reinado de D. José I (1750-1777).
O livro reuni um conjunto de capítulos que tratam da educação e da cultura escrita no mundo luso-... more O livro reuni um conjunto de capítulos que tratam da educação e da cultura escrita no mundo luso-brasileiro.
Uploads
Papers by Antonio Cesar A Santos
Redondas apresentadas no IV Colóquio Cultura e Educação na
América Portuguesa, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de
junho de 2018, na cidade de Diamantina, MG. O evento foi
organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos
Impérios Ibéricos (CEIbero), cujos integrantes desenvolvem
pesquisas que enfocam instituições e seus componentes num
mundo supostamente Ilustrado, as relações entre instrução
e educação para a formação dos quadros administrativos no
Império português, as relações entre atividades econômicas,
formação profissional e projetos educacionais, relações entre
Iluminismo e cultura escrita, e entre esta e práticas culturais e
educativas como mediadoras de sociabilidades. A cada nova
edição do evento, o grupo estabelece novos contatos, tanto
no Brasil quanto no exterior, com o intuito de incrementar as
redes de intercâmbio científico.
constituted Brazil.
Redondas apresentadas no IV Colóquio Cultura e Educação na
América Portuguesa, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de
junho de 2018, na cidade de Diamantina, MG. O evento foi
organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos
Impérios Ibéricos (CEIbero), cujos integrantes desenvolvem
pesquisas que enfocam instituições e seus componentes num
mundo supostamente Ilustrado, as relações entre instrução
e educação para a formação dos quadros administrativos no
Império português, as relações entre atividades econômicas,
formação profissional e projetos educacionais, relações entre
Iluminismo e cultura escrita, e entre esta e práticas culturais e
educativas como mediadoras de sociabilidades. A cada nova
edição do evento, o grupo estabelece novos contatos, tanto
no Brasil quanto no exterior, com o intuito de incrementar as
redes de intercâmbio científico.
constituted Brazil.