Escritos by Lucas Eduardo
Espirales, 2020
Dossiê Trabalho e Trabalhadores - Espirales, n. V Vol. II, Out. 2020
Observatório de Regionalismo, 2020
Esse texto busca analisar as respostas da América do Sul à pandemia do coronavírus, mais precisam... more Esse texto busca analisar as respostas da América do Sul à pandemia do coronavírus, mais precisamente as iniciativas regionais. A atuação regional oferece pistas sobre os comportamentos exteriores dos governos nacionais, tornando esta uma discussão também do universo da política externa. A crise evidencia o modo como a problemática sanitária extrapola o âmbito doméstico do Estado, considerando a abrangência e as implicações transfronteiriças dessa ameaça global. No entanto, de acordo com Riggirozzi (2020, p. 2), diferentemente da década passada, há atualmente na América Latina uma "clara erosão do pensamento e da prática da governança regional sanitária", fruto de uma conjuntura que é marcada pelo distanciamento político entre os países e pela falta de liderança regional.
Revista Relações Exteriores, 2020
Este trabalho busca causar reflexão sobre a necessidade de articulação de estratégias conjuntas i... more Este trabalho busca causar reflexão sobre a necessidade de articulação de estratégias conjuntas imposta pela pandemia aos Estados e a capacidade de reação do regionalismo sul-americano neste contexto.
Ideologia: o status do conceito na politica externa do governo Bolsonaro, 2020
Este ensaio tem o objetivo de analisar a inserção do termo ideologia nos discursos oficiais de po... more Este ensaio tem o objetivo de analisar a inserção do termo ideologia nos discursos oficiais de política externa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e discutir os limites dessa estratégia governista. Desde janeiro de 2019, o Planalto tem inovado ao promover uma encruzilhada contra a ideologia em seus mais diversos atos da política interna e externa. Os exemplos perpassam discursos e práticas que revitalizam a ideia de ideologia em suas mais diversas expressões, sempre em tom combativo e que converte a conduta ideológica em um monopólio exclusivo da esquerda política (personificada nas figuras de indivíduos ou de instituições como a imprensa). Em termos de política externa, a novidade tratada aqui não está no corriqueiro jogo político de se capitalizar em cima de críticas à oposição nem de mera demarcação de projeto político que é típica entre adversários. A questão que merece destaque é o aparente status e abrangência que a ideologia e seus correlatos vêm galgando nos discursos de inserção internacional do país, o que aparenta ser uma novidade em face da tradicional política externa brasileira.
O que se perde com o fim do ISAGS/UNASUL?, 2019
O regionalismo que despontou há pouco mais de uma década na América do Sul ousou pensar espaços t... more O regionalismo que despontou há pouco mais de uma década na América do Sul ousou pensar espaços temáticos de integração não antes engendrados. Dentre estes, o Conselho Sul-Americano de Saúde (CSS) se tornou uma das facetas da concepção pós-liberal junto de seus homólogos nos âmbitos da Defesa, da Energia e da Infraestrutura. Ainda que tais projetos, interligados pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul), respondessem mais a uma lógica de expansão do que de aprofundamento desses processos, as experiências acumuladas em torno desses serviços e produtos jamais perdem-se de vista com o encerramento institucional. Tendo em vista a suspensão das atividades do Instituto Sul-Americano de Governo da Saúde (ISAGS) em 30 junho de 2019, o artigo faz suscitar a reflexão sobre o legado desse órgão, considerado principal instância estratégica do CSS e responsável por induzir grande parte do trabalho da organização.
ODR Entrevista Especial "Acordo Mercosul-União Europeia": Prof. Dr. Roberto Goulart Menezes, 2019
"Inebriado pela modernização e a síndrome da exclusão", Brasil emplaca um acordo com a União Euro... more "Inebriado pela modernização e a síndrome da exclusão", Brasil emplaca um acordo com a União Europeia "a qualquer custo", afirma Roberto Menezes (UnB).
As relações exteriores dos 100 dias do governo Bolsonaro, 2019
"O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós te... more "O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa." Assim foram sintetizadas as pretensões atuais do governo brasileiro nas palavras do presidente Jair Bolsonaro (PSL), no prelúdio de sua visita oficial aos Estados Unidos, em março último. Pouco mais de um trimestre de sua posse, a assertiva se mostra coerente com os resultados da atuação das Relações Exteriores do País do novo governo. Entre investidas no alinhamento com os Estados Unidos da América (EUA) e recuos em promessas de campanha com Israel, o substrato de desconstruções, equívocos e polêmicas se sobressai ao que poderiam ser somente desvios acessórios e agruras de uma gestão principiante.
Artigo objetiva a reflexão sobre a distorção de temas de política externa na recém-iniciada campa... more Artigo objetiva a reflexão sobre a distorção de temas de política externa na recém-iniciada campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018.
Trata-se de análise dos programas dos presidenciáveis nas eleições brasileiras à presidência da R... more Trata-se de análise dos programas dos presidenciáveis nas eleições brasileiras à presidência da República em 2018. Procura-se entender de que forma o tema de política externa e regionalismo se insere nos planos de governo dos principais candidatos ao pleito: Fernando Haddad, Ciro Gomes, Marina Silva, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin.
Artigo de opinião sobre a notícia da suspensão do Brasil da UNASUL.
Nas últimas semanas, a notícia[2] de que a Argentina estuda sua retirada da União das Nações Sul-... more Nas últimas semanas, a notícia[2] de que a Argentina estuda sua retirada da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) trouxe à tona os questionamentos sobre os rumos do regionalismo sul-americano. Se concretizado, esse se tornaria um evento sem precedentes na história da recente organização, que celebra seu primeiro decênio em 2018. A saída de um dos atores-chave da geopolítica regional simbolizaria ainda um passo atrás no ideal de cooperação buscado pela UNASUL.
Análise dos programas de política externa dos principais candidatos à presidência do Brasil em 20... more Análise dos programas de política externa dos principais candidatos à presidência do Brasil em 2014: Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva. Trabalho em co-autoria dos integrantes do Observatório de Política Externa (OPEx).
Trabalhos apresentados by Lucas Eduardo
Papers by Lucas Eduardo
Objetiva-se a discussao sobre o papel da America do Sul em relacao ao Brasil no marco da integrac... more Objetiva-se a discussao sobre o papel da America do Sul em relacao ao Brasil no marco da integracao regional sul-americana. Para tanto, a analise produz um apanhado historico do ultimo seculo no sentido de correlacionar os primeiros esbocos integracionistas e as imagens da regiao trazidas nesse processo. Desse modo, pretende-se compreender em que consiste a integracao regional contemporânea via Uniao das Nacoes Sul-Americanas (UNASUL). O argumento parte do pressuposto de que a incipiencia do processo de integracao regional guarda relacao com a posicao conferida historicamente a America do Sul pelo Brasil. Ao final, o artigo corrobora com a visao segundo a qual o pais fita o regionalismo sul-americano como meio de consecucao de sua estrategia universalista de politica externa.
Uploads
Escritos by Lucas Eduardo
Trabalhos apresentados by Lucas Eduardo
Papers by Lucas Eduardo