Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content
[Apresentação + Sumário + Prefácio] Esta coletânea nasceu do curso de extensão Introdução à Literatura Portuguesa Contemporânea, ministrado na Universidade de São Paulo (USP) no segundo semestre de 2018. Trata-se de um volume que busca... more
[Apresentação + Sumário + Prefácio]

Esta coletânea nasceu do curso de extensão Introdução à Literatura Portuguesa Contemporânea, ministrado na Universidade de São Paulo (USP) no segundo semestre de 2018. Trata-se de um volume que busca apresentar escritores, obras e temas, com o intuito de despertar o interesse pela produção literária portuguesa dos últimos anos, sobretudo naqueles que ainda conhecem pouco deste universo. Contudo, não deixa de oferecer análises de contribuição específica às fortunas críticas dos autores contemplados.
Por “contemporâneo” entendemos, aqui, obras produzidas dos anos 1980 para cá, seguindo a periodização proposta por Leyla Perrone-Moisés, em Mutações da literatura no século XXI (2016). Em atenção a isso, fez-se um esforço coletivo para contemplar nomes como Agustina Bessa-Luís, Ana Luísa Amaral, António Lobo Antunes, Augusto Abelaira, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Herberto Helder, Isabela Figueiredo, José Saramago, João Miguel Fernandes Jorge, Luís Quintais, Manuel Alegre, Manuel de Freitas, Manuel Gusmão, Maria Teresa Horta, Rui Pires Cabral, Teolinda Gersão e Valter Hugo Mãe, por perspectivas de análise que discutem a realidade portuguesa atual a partir das inovações de projetos literários, da história recente (ou persistente) de Portugal, da problemática social e de gênero e das possibilidades de leitura comparada.
Deste modo, reúnem-se textos de diversos pesquisadores, com vínculo, atual ou encerrado há pouco tempo, junto a algumas das principais instituições de ensino universitário do Brasil, tais como: FAAP, IFSP, IFFar, Mackenzie, UEPG, UFC, UFMA, UFMG, UFPR, UFRGS, UFSCar, UFTM, UNESP, Unicamp e USP.
Cientes da impossibilidade de abarcar a totalidade da grande variedade de nomes e temas que têm surgido nos últimos anos, esperamos que as leituras aqui propostas possam contribuir, também, para a interpretação de importantes nomes ausentes neste volume.