O presente artigo investigou os posicionamentos da comunidade de inteligência dos Estados Unidos ... more O presente artigo investigou os posicionamentos da comunidade de inteligência dos Estados Unidos da América (EUA) acerca do potencial alinhamento, ou não, do grupo católico integrista brasileiro Tradição, Família e Propriedade (TFP) à cruzada anticomunista empreendida por Washington durante o período de Guerra Fria (1947-1991). Foram selecionados como fontes de investigações os documentos desclassificados da Agência Central de Inteligência (CIA), disponibilizados pela própria agência, e do Departamento de Estado dos EUA, que foram publicizados pelo Projeto Opening the Archives da Universidade de Brown. As fontes foram abordadas a partir do método de análise documental e pelo prisma teórico mannheimiano de interpretação dos estilos de pensamento. Como resultados, identificou-se que os documentos desclassificados americanos reconhecem, por um lado, o potencial da TFP para o atendimento indireto aos interesses dos EUA em território brasileiro, por outro lado, a organização é apontada pela comunidade de inteligência estadunidense como incompatível com a visão de mundo do catolicismo brasileiro e sua atuação, por vezes irracional, também não era condizente com os padrões anticomunistas propostos por Washington.
O trabalho objetivou delinear quem eram as principais lideranças do clero paranaense vinculadas ... more O trabalho objetivou delinear quem eram as principais lideranças do clero paranaense vinculadas à Teologia da Libertação (TdL) a partir do trabalho dos agentes da comunidade de informações da ditadura militar brasileira (1964-1985), bem como, identificar as configurações ideológicas preponderantes nas respectivas fontes. Por meio da seleção intencional de pastas do Arquivo de Documentos do SNI do Paraná, foi realizada uma análise documental exploratória sob perspectiva lukácsiana. O trabalho dividiu-se em dois momentos: 1 –identificação das lideranças e articulações do clero libertador; 2 –análise e interpretação de como os agentes de informação atuaram frente as ações e perspectivas da TdL-PR.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 2020
Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982... more Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982). Enfoca-se na posterior reação midiática desencadeada pelo ocorrido, que gerou 154 documentos de revistas e jornais. Utilizou-se a análise documental, com contribuições da análise de discurso, sob um prisma histórico-processual das matrizes de Karl Mannheim e Norbert Elias. Apreendeu-se a intenção, do grupo responsável pela falsificação, de manipular os leitores do jornal para a vigilância e rejeição aos “comunistas”, a reação midiática evidenciou a tentativa de cercear possibilidades de expressar-se de forma divergente ao cenário social e político da ditadura brasileira.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 2018
Este artigo aborda a censura prévia militar imposta ao jornal O São Paulo durante a década de 197... more Este artigo aborda a censura prévia militar imposta ao jornal O São Paulo durante a década de 1970. Partiu-se de análise documental das matérias censuradas pela ditadura militar brasileira (1964-1985), com base em uma perspectiva sócio-histórica. Dividiu-se o artigo em duas partes: primeira retrata como o jornal compreendeu a censura e a segunda analisa as possíveis causas do seu extenso período (1972-1978). Percebeu-se que a equipe editorial do jornal se posicionou em uma perspectiva liberal condicionada pela visão de mundo religiosa, que determinou uma leitura ambígua do papel da censura, e que a censura prévia extrapolou o âmbito do combate ao socialismo/comunismo, expandindo-se na perseguição de proposições liberais e democráticas.
O artigo analisou a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o... more O artigo analisou a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o golpe militar de 1964. Foi selecionada como fonte de pesquisa, a obra completa do general Golbery do Couto e Silva intitulada “Geopolítica e Poder”, em decorrência do seu protagonismo no intelectualismo militar nas décadas de 1950-80. Utilizando o método de análise lukácsiana da ideologia, inserida na perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, o artigo se encontra dividido em dois momentos. Primeiro são apresentados os nódulos temáticos da ideologia golberyana, classificados a partir da concepção do autor. Em seguida é realizada a definição da gênese pensamento e da função social do autor. Buscou-se explicitar a forma como a lógica de reprodução do capitalismo brasileiro, condicionou, e limitou, o desenvolvimento das formulações do ideólogo militar.
Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorri... more Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorrida em 1982, ano no qual estava em curso a abertura política no país, buscando uma interpretação das reflexões de seus autores. O método utilizado foi a análise com fontes documentais, orientada por categorias analíticas. A partir das elaborações de Karl Mannheim sobre estilos de pensamento e visões de mundo, compreendeu-se que se tratava de uma tentativa de comunicação com os leitores do semanário, contestando suas publicações anteriores e apresentando perspectivas que mantinham diálogos com formas de pensamento pró-ditadura militar. Apreenderam-se, também, na edição “Mea Culpa”, diferentes ideais político-ideológicos que visavam à articulação política conjunta para combater e desqualificar elementos do catolicismo libertador vinculados ao “O São Paulo”.Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964- 1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política B...
O debate acerca da manutenção e consolidação da Soberania
nacional na conjuntura contemporânea p... more O debate acerca da manutenção e consolidação da Soberania nacional na conjuntura contemporânea perpassa, inexoravelmente, a problematização das formas de construção e funcionamento dos serviços de inteligência de cada Estado-nação. A partir do estabelecimento de um diálogo com as contribuições acerca do caráter dependente do capitalismo brasileiro, propõe-se problematizar a forma como a subordinação brasileira ao capital internacional (com destaque para os EUA) condicionou a formação de um serviço de inteligência potencialmente débil e deficitário no que tange à efetiva garantia da Soberania brasileira frente aos múltiplos interesses impostos pelas potências hegemônicas. Foram apropriadas como fontes de pesquisa os documentos provenientes do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do acervo de documentos desclassificados da Central Intelligence Agency (CIA). A partir de um prisma analítico gramsciano, este trabalho propõe a ampliação do conceito de hegemonia para consolidar um primeiro passo na teorização do fenômeno das guerras híbridas.
O presente artigo visa analisar as fontes inéditas do Arquivo de Documentos do Serviço Nacional d... more O presente artigo visa analisar as fontes inéditas do Arquivo de Documentos do Serviço Nacional de Informações do Paraná provenientes do período de ditadura militar brasileira (1964-1985), disponíveis no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (NDPH-UEL). As fontes são abordadas a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético de matriz lukácsiana, atentando às relações que se estabelecem entre as condições materiais da realidade concreta e as configurações das perspectivas filosófico-ideológicas.
O presente artigo teve por intuito problematizar os impactos decorrentes do atual estágio de dese... more O presente artigo teve por intuito problematizar os impactos decorrentes do atual estágio de desenvolvimento das redes sociais de comunicação, com ênfase para o Facebook e o Instagram, no âmbito social do ser. O objeto foi abordado a partir da percepção ontológica do materialismo histórico-dialético proposta por Georg Lukács. No que tange ao Facebook, indicou-se tanto o seu potencial de articulação política e social que, em determinados casos, viabilizaria transformações efetivas nas relações de dominação quanto a sua apropriação como mecanismo de isolamento do ser em relação à totalidade da vida social, contribuindo para o aprofundamento das tendências alienantes. No caso do Instagram, por sua vez, evidenciou-se a sua consolidação enquanto um espaço digital que possibilita a completa distorção da realidade concreta do sujeito singular, potencializando, não só, a reprodução de uma lógica de resignação do ser social em relação às pressuposições de uma realidade de ideologia única, como também, a ascensão de espaços de fuga dos problemas materiais, que aprofundam o caráter alienante do ser social na conjuntura contemporânea.
Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982... more Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982). Enfoca-se na posterior reação midiática desencadeada pelo ocorrido, que gerou 154 documentos de revistas e jornais. Utilizou-se a análise documental, com contribuições da análise de discurso, sob um prisma histórico-processual das matrizes de Karl Mannheim e Norbert Elias. Apreendeu-se a intenção, do grupo responsável pela falsificação, de manipular os leitores do jornal para a vigilância e rejeição aos “comunistas”, a reação midiática evidenciou a tentativa de cercear possibilidades de expressar-se de forma divergente ao cenário social e político da ditadura brasileira.
Resumo: O seguinte artigo ambicionou analisar o embate político-ideológico estabelecido entre o M... more Resumo: O seguinte artigo ambicionou analisar o embate político-ideológico estabelecido entre o Movimento Estudantil (ME) paranaense e os agentes do Serviço Nacional de Informações (SNI), durante o período de ditadura miliar brasileira (1964-1985). Foram selecionados, de forma intencional, seis dossiês investigativos do arquivo inédito de documentos do SNI-PR, disponíveis para consulta no NDPH-UEL. As fontes documentais foram abordadas a partir da perspectiva lukácsiana de análise ontológica da ideologia, a qual reconhece as ideologias como pôr teleológicos que são condicionados e limitados pela realidade concreta e visam interferir diretamente no antagonismo de classes. Identificou-se o desencadeamento de ações persecutórias, por parte dos agentes de informação, que almejavam a desarticulação do ME com seus pares e demais movimentos que compunham a realidade social, tendo por intuito garantir a reprodução do modelo político autocrático burguês que caracteriza a via prussiano-colonial de desenvolvimento capitalista. Palavras-chave: Atitudes e ideologias políticas; Serviço Nacional de Informações; Movimento Estudantil paranaense; Ditadura militar brasileira. Abstract: The following paper aimed to analyze the political-ideologic clash between Paraná Student Movement (ME) and the agents of National Information Service (SNI) during the period of Brazilian military dictatorship (1964-1985). Were intentionally selected six investigative files from the unpublished documents archive from SNI-PR, available for public consultation at NDPH-UEL. The documental sources were approached by the lukácsian's perspective of ontological analyzes of ideology, which recognizes ideologies as teleological projection that are conditioned and limited by concrete reality and aim to directly interferes in class antagonism. Were identified the persecuting actions, of the information agents, that objectified the disarticulation of ME with their pairs and other movements that composed the period social reality, intending to ensure the reproduction of bourgeois political-autocratic model that characterizes colonial-prussian way of capitalism development.
RESUMO: Este artigo teve o objetivo de analisar o pensamento político do filósofo brasileiro Antô... more RESUMO: Este artigo teve o objetivo de analisar o pensamento político do filósofo brasileiro Antônio Ferreira Paim, enquanto um dos principais representantes contemporâneos do pensamento conservador brasileiro. Foram intencionalmente selecionadas três obras do autor, sendo elas: As Filosofias Nacionais, Momentos Decisivos na História do Brasil e Liberdade Acadêmica e Opção Totalitária. As fontes foram abordadas pelo método materialista histórico-dialético de matriz lukácsiana, visando, assim, apreender ontologicamente o cerne político-ideológico de suas formulações filosóficas. O trabalho se encontra dividido em três momentos, a classificação do posicionamento de classe assumido pelo autor frente à realidade nacional, a análise da forma como Paim compreende o processo de transformação social (a partir da dinâmica de mudança que decorre das relações entre infraestrutura e superestrutura) e a identificação do projeto de porvir que fundamenta suas formulações filosóficas. A pesquisa identificou a forma como sua perspectiva liberal culturalista flerta, em vários momentos, com correntes positivistas e tradicionalistas (especialmente no que tange ao catolicismo). Destacou-se, ainda, a propensão do autor em recorrer ao racionalismo formal como método para elencar elementos específicos de conjunturas históricas para defender suas pretensões político-ideológicas. Por fim, indica-se o projeto de porvir de um modelo político-econômica pautado nas privatizações neoliberais e no pluralismo político controlado. ABSTRACT: This paper aimed to analyze the political thought of the Brazilian philosopher Antônio Ferreira Paim, as one of the main representatives of brazilian's contemporary conservative thought. Three works of the author were intentionally selected: The National Philosophies, Decisive Moments in the History of Brazil and Academic Freedom and Totalitarian Option. The research sources were approached by the lukácsian's matrix of materialism historic-dialectical method, thus aiming to ontologically apprehend the political-ideologic core of his philosophical formulations. The paper is divided in three moments, the classification of the class position assumed by the author in front of national reality, the analysis of the way that Paim comprehends the social transformation process (from the changing dynamic that accrue of the relations between infrastructure and superstructure) and the identification of the "for coming" project that grounds his philosophical formulations. The research identified the way that his culturalist liberal perspective flirts, in several moments, with currents of positivism and traditionalism (especially Catholicism). Stood out, also, the author's propensity to resort to formal rationalism as method for list specific elements from historical conjunctures to defend his political-ideologic pretensions. Ultimately, it's indicated the "for coming" project of a political-economic model linked to neoliberal privatization and a controlled political pluralism.
Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorri... more Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorrida em 1982, ano no qual estava em curso a abertura política no país, buscando uma interpretação das reflexões de seus autores. O método utilizado foi a análise com fontes documentais, orientada por categorias analíticas. A partir das elaborações de Karl Mannheim sobre estilos de pensamento e visões de mundo, compreendeu-se que se tratava de uma tentativa de comunicação com os leitores do semanário, contestando suas publicações anteriores e apresentando perspectivas que mantinham diálogos com formas de pensamento pró-ditadura militar. Apreenderam-se, também, na edição “Mea Culpa”, diferentes ideais político-ideológicos que visavam à articulação política conjunta para combater e desqualificar elementos do catolicismo libertador vinculados ao “O São Paulo”. Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964- 1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política Brasileira.
RESUMO O artigo analisa a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que prec... more RESUMO O artigo analisa a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o golpe militar de 1964. Foi selecionada como fonte de pesquisa, a obra completa do general Golbery do Couto e Silva intitulada "Geopolítica e Poder", em decorrência do seu protagonismo no intelectualismo militar nas décadas de 1950-80. Utilizando o método de análise lukácsiana da ideologia, inserida na perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, o artigo se encontra dividido em dois momentos. Primeiro são apresentados os nódulos temáticos da ideologia golberyana, classificados a partir da concepção do autor. Em seguida é realizada a definição da gênese pensamento e da função social do autor. Buscou-se explicitar a forma como a lógica de reprodução do capitalismo brasileiro, condicionou, e limitou, o desenvolvimento das formulações do ideólogo militar. ABSTRACT This paper analyzes the configuration of anticommunist Brazilian thought during the period that preceded the military coup of 1964. It was selected, as research sources, the complete work of general Golbery do Couto e Silva, entitled "Geopolitics and Power", as result of his protagonism among military intellectualism during the decades of 1950 and 1980. Utilizing the lukácsian's method of ideology analysis, inserted in the historical-dialectical materialism perspective, the article is divided in two moments. First, we show the thematic nodules of golberyan's ideology, classified from the author's own conception. Next, we define the genesis and the social function of this thinker. Were sought to explicit the form that Brazilian logic of capitalism reproduction has conditioned, and limited, the development of the military ideologist.
O artigo a seguir teve por intuito analisar as diretrizes ideológicas que perpassaram, e orientar... more O artigo a seguir teve por intuito analisar as diretrizes ideológicas que perpassaram, e orientaram, a lógica de atuação da comunidade do Serviço Nacional de Informações, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, durante o período de ditadura civil-militar brasileira (1984-1985). A pesquisa pautou-se em uma perspectiva exploratória que selecionou, de forma intencional, um total de três pastas de documentos (contendo 307 laudas) do SNI (PR e SC), disponibilizados pelo NDPH-UEL, com o intuito de fornecer resultados qualitativos para o desenvolvimento de pesquisas relativas ao arquivo. Os documentos foram abordados a partir do método materialista histórico dialético, com ênfase em sua matriz lukácsiana. Identificou-se nas fundamentações analíticas dos agentes a presença de elementos ideológicos congruentes com a doutrina de Segurança Nacional golberyana e com o padrão de reação societária brasileiro. Percebeu-se também a exacerbada preocupação com a consolidação de uma coesão político-ideológica e com a continuação do projeto autocrático-burguês de reprodução da via de desenvolvimento prussiano-colonial.
Resumo: este trabalho analisa dados a respeito dos movimentos sociais contemporâneos pró-ditadura... more Resumo: este trabalho analisa dados a respeito dos movimentos sociais contemporâneos pró-ditadura militar que se fundamentam no ideário do integralismo católico, e que conquista espaço e força na sociedade civil brasileira desde o ano de 2014. As fontes-além das matérias de jornais, disponíveis no formato digital – são sites que abordam as mobilizações pró-ditadura militar.
The article debates the military censorship that was imposed to the newspaper O São Paulo (1972-1... more The article debates the military censorship that was imposed to the newspaper O São Paulo (1972-1978). Therefore, was carried out a documental analysis on the news that were censored. It was approached the manner that the newspaper understood the censorship imposition and analyzed the potential causes of its extensive period. As result was realized that the newspaper editorial team have positioned themselves in a liberal perspective conditioned by a religious point of view that determined an ambiguous interpretation of the censorship role in Brazilian society; and that the imposed censorship went beyond the field of fighting the socialists/communists political-ideological formations and expanded its persecution strategy and veto to liberal-democratic propositions.
O presente artigo investigou os posicionamentos da comunidade de inteligência dos Estados Unidos ... more O presente artigo investigou os posicionamentos da comunidade de inteligência dos Estados Unidos da América (EUA) acerca do potencial alinhamento, ou não, do grupo católico integrista brasileiro Tradição, Família e Propriedade (TFP) à cruzada anticomunista empreendida por Washington durante o período de Guerra Fria (1947-1991). Foram selecionados como fontes de investigações os documentos desclassificados da Agência Central de Inteligência (CIA), disponibilizados pela própria agência, e do Departamento de Estado dos EUA, que foram publicizados pelo Projeto Opening the Archives da Universidade de Brown. As fontes foram abordadas a partir do método de análise documental e pelo prisma teórico mannheimiano de interpretação dos estilos de pensamento. Como resultados, identificou-se que os documentos desclassificados americanos reconhecem, por um lado, o potencial da TFP para o atendimento indireto aos interesses dos EUA em território brasileiro, por outro lado, a organização é apontada pela comunidade de inteligência estadunidense como incompatível com a visão de mundo do catolicismo brasileiro e sua atuação, por vezes irracional, também não era condizente com os padrões anticomunistas propostos por Washington.
O trabalho objetivou delinear quem eram as principais lideranças do clero paranaense vinculadas ... more O trabalho objetivou delinear quem eram as principais lideranças do clero paranaense vinculadas à Teologia da Libertação (TdL) a partir do trabalho dos agentes da comunidade de informações da ditadura militar brasileira (1964-1985), bem como, identificar as configurações ideológicas preponderantes nas respectivas fontes. Por meio da seleção intencional de pastas do Arquivo de Documentos do SNI do Paraná, foi realizada uma análise documental exploratória sob perspectiva lukácsiana. O trabalho dividiu-se em dois momentos: 1 –identificação das lideranças e articulações do clero libertador; 2 –análise e interpretação de como os agentes de informação atuaram frente as ações e perspectivas da TdL-PR.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 2020
Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982... more Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982). Enfoca-se na posterior reação midiática desencadeada pelo ocorrido, que gerou 154 documentos de revistas e jornais. Utilizou-se a análise documental, com contribuições da análise de discurso, sob um prisma histórico-processual das matrizes de Karl Mannheim e Norbert Elias. Apreendeu-se a intenção, do grupo responsável pela falsificação, de manipular os leitores do jornal para a vigilância e rejeição aos “comunistas”, a reação midiática evidenciou a tentativa de cercear possibilidades de expressar-se de forma divergente ao cenário social e político da ditadura brasileira.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 2018
Este artigo aborda a censura prévia militar imposta ao jornal O São Paulo durante a década de 197... more Este artigo aborda a censura prévia militar imposta ao jornal O São Paulo durante a década de 1970. Partiu-se de análise documental das matérias censuradas pela ditadura militar brasileira (1964-1985), com base em uma perspectiva sócio-histórica. Dividiu-se o artigo em duas partes: primeira retrata como o jornal compreendeu a censura e a segunda analisa as possíveis causas do seu extenso período (1972-1978). Percebeu-se que a equipe editorial do jornal se posicionou em uma perspectiva liberal condicionada pela visão de mundo religiosa, que determinou uma leitura ambígua do papel da censura, e que a censura prévia extrapolou o âmbito do combate ao socialismo/comunismo, expandindo-se na perseguição de proposições liberais e democráticas.
O artigo analisou a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o... more O artigo analisou a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o golpe militar de 1964. Foi selecionada como fonte de pesquisa, a obra completa do general Golbery do Couto e Silva intitulada “Geopolítica e Poder”, em decorrência do seu protagonismo no intelectualismo militar nas décadas de 1950-80. Utilizando o método de análise lukácsiana da ideologia, inserida na perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, o artigo se encontra dividido em dois momentos. Primeiro são apresentados os nódulos temáticos da ideologia golberyana, classificados a partir da concepção do autor. Em seguida é realizada a definição da gênese pensamento e da função social do autor. Buscou-se explicitar a forma como a lógica de reprodução do capitalismo brasileiro, condicionou, e limitou, o desenvolvimento das formulações do ideólogo militar.
Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorri... more Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorrida em 1982, ano no qual estava em curso a abertura política no país, buscando uma interpretação das reflexões de seus autores. O método utilizado foi a análise com fontes documentais, orientada por categorias analíticas. A partir das elaborações de Karl Mannheim sobre estilos de pensamento e visões de mundo, compreendeu-se que se tratava de uma tentativa de comunicação com os leitores do semanário, contestando suas publicações anteriores e apresentando perspectivas que mantinham diálogos com formas de pensamento pró-ditadura militar. Apreenderam-se, também, na edição “Mea Culpa”, diferentes ideais político-ideológicos que visavam à articulação política conjunta para combater e desqualificar elementos do catolicismo libertador vinculados ao “O São Paulo”.Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964- 1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política B...
O debate acerca da manutenção e consolidação da Soberania
nacional na conjuntura contemporânea p... more O debate acerca da manutenção e consolidação da Soberania nacional na conjuntura contemporânea perpassa, inexoravelmente, a problematização das formas de construção e funcionamento dos serviços de inteligência de cada Estado-nação. A partir do estabelecimento de um diálogo com as contribuições acerca do caráter dependente do capitalismo brasileiro, propõe-se problematizar a forma como a subordinação brasileira ao capital internacional (com destaque para os EUA) condicionou a formação de um serviço de inteligência potencialmente débil e deficitário no que tange à efetiva garantia da Soberania brasileira frente aos múltiplos interesses impostos pelas potências hegemônicas. Foram apropriadas como fontes de pesquisa os documentos provenientes do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do acervo de documentos desclassificados da Central Intelligence Agency (CIA). A partir de um prisma analítico gramsciano, este trabalho propõe a ampliação do conceito de hegemonia para consolidar um primeiro passo na teorização do fenômeno das guerras híbridas.
O presente artigo visa analisar as fontes inéditas do Arquivo de Documentos do Serviço Nacional d... more O presente artigo visa analisar as fontes inéditas do Arquivo de Documentos do Serviço Nacional de Informações do Paraná provenientes do período de ditadura militar brasileira (1964-1985), disponíveis no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (NDPH-UEL). As fontes são abordadas a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético de matriz lukácsiana, atentando às relações que se estabelecem entre as condições materiais da realidade concreta e as configurações das perspectivas filosófico-ideológicas.
O presente artigo teve por intuito problematizar os impactos decorrentes do atual estágio de dese... more O presente artigo teve por intuito problematizar os impactos decorrentes do atual estágio de desenvolvimento das redes sociais de comunicação, com ênfase para o Facebook e o Instagram, no âmbito social do ser. O objeto foi abordado a partir da percepção ontológica do materialismo histórico-dialético proposta por Georg Lukács. No que tange ao Facebook, indicou-se tanto o seu potencial de articulação política e social que, em determinados casos, viabilizaria transformações efetivas nas relações de dominação quanto a sua apropriação como mecanismo de isolamento do ser em relação à totalidade da vida social, contribuindo para o aprofundamento das tendências alienantes. No caso do Instagram, por sua vez, evidenciou-se a sua consolidação enquanto um espaço digital que possibilita a completa distorção da realidade concreta do sujeito singular, potencializando, não só, a reprodução de uma lógica de resignação do ser social em relação às pressuposições de uma realidade de ideologia única, como também, a ascensão de espaços de fuga dos problemas materiais, que aprofundam o caráter alienante do ser social na conjuntura contemporânea.
Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982... more Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982). Enfoca-se na posterior reação midiática desencadeada pelo ocorrido, que gerou 154 documentos de revistas e jornais. Utilizou-se a análise documental, com contribuições da análise de discurso, sob um prisma histórico-processual das matrizes de Karl Mannheim e Norbert Elias. Apreendeu-se a intenção, do grupo responsável pela falsificação, de manipular os leitores do jornal para a vigilância e rejeição aos “comunistas”, a reação midiática evidenciou a tentativa de cercear possibilidades de expressar-se de forma divergente ao cenário social e político da ditadura brasileira.
Resumo: O seguinte artigo ambicionou analisar o embate político-ideológico estabelecido entre o M... more Resumo: O seguinte artigo ambicionou analisar o embate político-ideológico estabelecido entre o Movimento Estudantil (ME) paranaense e os agentes do Serviço Nacional de Informações (SNI), durante o período de ditadura miliar brasileira (1964-1985). Foram selecionados, de forma intencional, seis dossiês investigativos do arquivo inédito de documentos do SNI-PR, disponíveis para consulta no NDPH-UEL. As fontes documentais foram abordadas a partir da perspectiva lukácsiana de análise ontológica da ideologia, a qual reconhece as ideologias como pôr teleológicos que são condicionados e limitados pela realidade concreta e visam interferir diretamente no antagonismo de classes. Identificou-se o desencadeamento de ações persecutórias, por parte dos agentes de informação, que almejavam a desarticulação do ME com seus pares e demais movimentos que compunham a realidade social, tendo por intuito garantir a reprodução do modelo político autocrático burguês que caracteriza a via prussiano-colonial de desenvolvimento capitalista. Palavras-chave: Atitudes e ideologias políticas; Serviço Nacional de Informações; Movimento Estudantil paranaense; Ditadura militar brasileira. Abstract: The following paper aimed to analyze the political-ideologic clash between Paraná Student Movement (ME) and the agents of National Information Service (SNI) during the period of Brazilian military dictatorship (1964-1985). Were intentionally selected six investigative files from the unpublished documents archive from SNI-PR, available for public consultation at NDPH-UEL. The documental sources were approached by the lukácsian's perspective of ontological analyzes of ideology, which recognizes ideologies as teleological projection that are conditioned and limited by concrete reality and aim to directly interferes in class antagonism. Were identified the persecuting actions, of the information agents, that objectified the disarticulation of ME with their pairs and other movements that composed the period social reality, intending to ensure the reproduction of bourgeois political-autocratic model that characterizes colonial-prussian way of capitalism development.
RESUMO: Este artigo teve o objetivo de analisar o pensamento político do filósofo brasileiro Antô... more RESUMO: Este artigo teve o objetivo de analisar o pensamento político do filósofo brasileiro Antônio Ferreira Paim, enquanto um dos principais representantes contemporâneos do pensamento conservador brasileiro. Foram intencionalmente selecionadas três obras do autor, sendo elas: As Filosofias Nacionais, Momentos Decisivos na História do Brasil e Liberdade Acadêmica e Opção Totalitária. As fontes foram abordadas pelo método materialista histórico-dialético de matriz lukácsiana, visando, assim, apreender ontologicamente o cerne político-ideológico de suas formulações filosóficas. O trabalho se encontra dividido em três momentos, a classificação do posicionamento de classe assumido pelo autor frente à realidade nacional, a análise da forma como Paim compreende o processo de transformação social (a partir da dinâmica de mudança que decorre das relações entre infraestrutura e superestrutura) e a identificação do projeto de porvir que fundamenta suas formulações filosóficas. A pesquisa identificou a forma como sua perspectiva liberal culturalista flerta, em vários momentos, com correntes positivistas e tradicionalistas (especialmente no que tange ao catolicismo). Destacou-se, ainda, a propensão do autor em recorrer ao racionalismo formal como método para elencar elementos específicos de conjunturas históricas para defender suas pretensões político-ideológicas. Por fim, indica-se o projeto de porvir de um modelo político-econômica pautado nas privatizações neoliberais e no pluralismo político controlado. ABSTRACT: This paper aimed to analyze the political thought of the Brazilian philosopher Antônio Ferreira Paim, as one of the main representatives of brazilian's contemporary conservative thought. Three works of the author were intentionally selected: The National Philosophies, Decisive Moments in the History of Brazil and Academic Freedom and Totalitarian Option. The research sources were approached by the lukácsian's matrix of materialism historic-dialectical method, thus aiming to ontologically apprehend the political-ideologic core of his philosophical formulations. The paper is divided in three moments, the classification of the class position assumed by the author in front of national reality, the analysis of the way that Paim comprehends the social transformation process (from the changing dynamic that accrue of the relations between infrastructure and superstructure) and the identification of the "for coming" project that grounds his philosophical formulations. The research identified the way that his culturalist liberal perspective flirts, in several moments, with currents of positivism and traditionalism (especially Catholicism). Stood out, also, the author's propensity to resort to formal rationalism as method for list specific elements from historical conjunctures to defend his political-ideologic pretensions. Ultimately, it's indicated the "for coming" project of a political-economic model linked to neoliberal privatization and a controlled political pluralism.
Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorri... more Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorrida em 1982, ano no qual estava em curso a abertura política no país, buscando uma interpretação das reflexões de seus autores. O método utilizado foi a análise com fontes documentais, orientada por categorias analíticas. A partir das elaborações de Karl Mannheim sobre estilos de pensamento e visões de mundo, compreendeu-se que se tratava de uma tentativa de comunicação com os leitores do semanário, contestando suas publicações anteriores e apresentando perspectivas que mantinham diálogos com formas de pensamento pró-ditadura militar. Apreenderam-se, também, na edição “Mea Culpa”, diferentes ideais político-ideológicos que visavam à articulação política conjunta para combater e desqualificar elementos do catolicismo libertador vinculados ao “O São Paulo”. Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964- 1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política Brasileira.
RESUMO O artigo analisa a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que prec... more RESUMO O artigo analisa a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o golpe militar de 1964. Foi selecionada como fonte de pesquisa, a obra completa do general Golbery do Couto e Silva intitulada "Geopolítica e Poder", em decorrência do seu protagonismo no intelectualismo militar nas décadas de 1950-80. Utilizando o método de análise lukácsiana da ideologia, inserida na perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, o artigo se encontra dividido em dois momentos. Primeiro são apresentados os nódulos temáticos da ideologia golberyana, classificados a partir da concepção do autor. Em seguida é realizada a definição da gênese pensamento e da função social do autor. Buscou-se explicitar a forma como a lógica de reprodução do capitalismo brasileiro, condicionou, e limitou, o desenvolvimento das formulações do ideólogo militar. ABSTRACT This paper analyzes the configuration of anticommunist Brazilian thought during the period that preceded the military coup of 1964. It was selected, as research sources, the complete work of general Golbery do Couto e Silva, entitled "Geopolitics and Power", as result of his protagonism among military intellectualism during the decades of 1950 and 1980. Utilizing the lukácsian's method of ideology analysis, inserted in the historical-dialectical materialism perspective, the article is divided in two moments. First, we show the thematic nodules of golberyan's ideology, classified from the author's own conception. Next, we define the genesis and the social function of this thinker. Were sought to explicit the form that Brazilian logic of capitalism reproduction has conditioned, and limited, the development of the military ideologist.
O artigo a seguir teve por intuito analisar as diretrizes ideológicas que perpassaram, e orientar... more O artigo a seguir teve por intuito analisar as diretrizes ideológicas que perpassaram, e orientaram, a lógica de atuação da comunidade do Serviço Nacional de Informações, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, durante o período de ditadura civil-militar brasileira (1984-1985). A pesquisa pautou-se em uma perspectiva exploratória que selecionou, de forma intencional, um total de três pastas de documentos (contendo 307 laudas) do SNI (PR e SC), disponibilizados pelo NDPH-UEL, com o intuito de fornecer resultados qualitativos para o desenvolvimento de pesquisas relativas ao arquivo. Os documentos foram abordados a partir do método materialista histórico dialético, com ênfase em sua matriz lukácsiana. Identificou-se nas fundamentações analíticas dos agentes a presença de elementos ideológicos congruentes com a doutrina de Segurança Nacional golberyana e com o padrão de reação societária brasileiro. Percebeu-se também a exacerbada preocupação com a consolidação de uma coesão político-ideológica e com a continuação do projeto autocrático-burguês de reprodução da via de desenvolvimento prussiano-colonial.
Resumo: este trabalho analisa dados a respeito dos movimentos sociais contemporâneos pró-ditadura... more Resumo: este trabalho analisa dados a respeito dos movimentos sociais contemporâneos pró-ditadura militar que se fundamentam no ideário do integralismo católico, e que conquista espaço e força na sociedade civil brasileira desde o ano de 2014. As fontes-além das matérias de jornais, disponíveis no formato digital – são sites que abordam as mobilizações pró-ditadura militar.
The article debates the military censorship that was imposed to the newspaper O São Paulo (1972-1... more The article debates the military censorship that was imposed to the newspaper O São Paulo (1972-1978). Therefore, was carried out a documental analysis on the news that were censored. It was approached the manner that the newspaper understood the censorship imposition and analyzed the potential causes of its extensive period. As result was realized that the newspaper editorial team have positioned themselves in a liberal perspective conditioned by a religious point of view that determined an ambiguous interpretation of the censorship role in Brazilian society; and that the imposed censorship went beyond the field of fighting the socialists/communists political-ideological formations and expanded its persecution strategy and veto to liberal-democratic propositions.
Uploads
Papers by Zé Neves
nacional na conjuntura contemporânea perpassa, inexoravelmente, a problematização das formas de construção e funcionamento dos serviços de inteligência de cada Estado-nação. A partir do estabelecimento de um diálogo com as contribuições acerca do caráter dependente do capitalismo brasileiro, propõe-se problematizar a forma como a subordinação brasileira ao capital internacional (com destaque para os EUA) condicionou a formação de um serviço de inteligência potencialmente débil e deficitário no que tange à efetiva garantia da Soberania brasileira frente aos múltiplos interesses impostos pelas potências hegemônicas. Foram apropriadas como fontes de pesquisa os documentos provenientes do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do acervo de documentos desclassificados da Central Intelligence Agency (CIA). A partir de um prisma analítico gramsciano, este trabalho propõe a ampliação do conceito de hegemonia para consolidar um primeiro passo na teorização do fenômeno das guerras híbridas.
Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964-
1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política Brasileira.
nacional na conjuntura contemporânea perpassa, inexoravelmente, a problematização das formas de construção e funcionamento dos serviços de inteligência de cada Estado-nação. A partir do estabelecimento de um diálogo com as contribuições acerca do caráter dependente do capitalismo brasileiro, propõe-se problematizar a forma como a subordinação brasileira ao capital internacional (com destaque para os EUA) condicionou a formação de um serviço de inteligência potencialmente débil e deficitário no que tange à efetiva garantia da Soberania brasileira frente aos múltiplos interesses impostos pelas potências hegemônicas. Foram apropriadas como fontes de pesquisa os documentos provenientes do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do acervo de documentos desclassificados da Central Intelligence Agency (CIA). A partir de um prisma analítico gramsciano, este trabalho propõe a ampliação do conceito de hegemonia para consolidar um primeiro passo na teorização do fenômeno das guerras híbridas.
Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964-
1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política Brasileira.