Artigos e Trabalhos Completos by Everton Viesba-Garcia
Revista Sala de Aula em Foco, 2019
Em 2017 o Brasil gerou 78,4 milhões de toneladas de resíduos. A problemática do "lixo" envolve in... more Em 2017 o Brasil gerou 78,4 milhões de toneladas de resíduos. A problemática do "lixo" envolve inúmeros problemas socioambientais, entre eles a geração excessiva e a destinação incorreta. Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação sobre a atividade de composição gravimétrica desenvolvida em uma escola pública em Diadema-SP, a partir do uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A atividade objetivou quantificar e caracterizar os resíduos sólidos produzidos em uma escola no período de um turno. Foram utilizadas estratégias levantadas a partir da análise da literatura sobre ABP para guiar o desenvolvimento do projeto. Ao todo foram coletados 37,4 kg de resíduos, separados pelos estudantes em classes (papéis, orgânicos, entre outros). Além de o objetivo ter sido alcançado, observou-se que houve sensibilização e efetividade por meio das atitudes da comunidade escolar, por manifestações para novos projetos e pela análise de um questionário de avaliação. Palavras-chave: Gravimetria. Resíduos Sólidos. Práticas Pedagógicas. Metodologias Ativas. Sustentabilidade.
Humanidades e Tecnologia em Revista, 2020
O objetivo deste trabalho é compreender quais os entendimentos e concepções de Educação Ambiental... more O objetivo deste trabalho é compreender quais os entendimentos e concepções de Educação Ambiental (EA) de professores de ciências, matemática e português, a partir de uma abordagem qualitativa, num estudo de campo, utilizando um questionário para professores de 5 escolas em Diadema. A análise dos resultados demonstra que os professores possuem concepções e entendimentos com maior proximidade às correntes de visão naturalista e conservacionista, com tendências à manutenção de recursos naturais, sobretudo para consumo, tornando a EA um instrumento de controle ambiental na escola, em detrimento da capacidade transformadora que o campo dispõe. Espera-se que este trabalho contribua com pesquisas em formação inicial e continuada de professores, de forma a somar no caminho para o desenvolvimento pleno e integral das instituições de ensino, rumo à transição para Sociedades Sustentáveis.
Anais do VI Seminário Web Currículo: educação e humanismo, 2020
Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação , 2019
Diante do mundo contemporâneo e dos atuais padrões de consumo, torna-se essencial que práticas qu... more Diante do mundo contemporâneo e dos atuais padrões de consumo, torna-se essencial que práticas que estimulem a construção da consciência ecológica estejam inseridas no cotidiano dos educandos na perspectiva de desconstruir o atual modelo de consumo, neste sentido, a educação ambiental (EA) se faz necessária, porque é um elemento essencial para sensibilizar, conscientizar e transformar pessoas. O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência sobre o desenvolvimento do projeto "Consumo Consciente" em uma escola pública estadual de Diadema, município do Grande ABC. O projeto faz parte do Programa de Extensão Escolas Sustentáveis da Universidade Federal de São Paulo e teve como objetivo promover a informação, sensibilização e capacitação dos educandos sobre a questão do consumo excessivo e do gerenciamento de resíduos. O projeto foi desenvolvido por uma turma do 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, com 40 estudantes, organizados em três GTs (Compostagem, Resíduos e Horta). Ao final do projeto os estudantes relataram compreender a importância da compostagem como uma solução para reaproveitamento e redução de resíduos orgânicos, assim como a separação dos resíduos recicláveis também como uma fonte de reaproveitamento e renda.
Este trabalho relata o desenvolvimento de um curso de extensão para formação continuada de profes... more Este trabalho relata o desenvolvimento de um curso de extensão para formação continuada de professores sobre o tema Educação Ambiental para Sustentabilidade. O curso teve como objetivo possibilitar a reflexão sobre os conceitos que permeiam a Educação Ambiental (EA), bem como a apropriação de experiências e metodologias para que pudessem desenvolver projetos socioambientais voltados à escola, sua comunidade e seu bairro. Participaram 30 pessoas, entre professores do ensino básico e estudantes de licenciatura. Durante sua realização foi possível observar que o objetivo do curso foi atingido, uma vez que os participantes efetivamente refletiram sobre conceitos e práticas que norteiam a EA e também desenvolveram com eficácia e praticidade um programa de EA, reconhecendo os percalços, percursos e necessidades para seu desenvolvimento.
Palavras-Chave: Educação Ambiental; Formação Continuada; Sustentabilidade.
RESUMO A percepção ambiental é um tema relevante que precisa ser aprofundado, um instrumento para... more RESUMO A percepção ambiental é um tema relevante que precisa ser aprofundado, um instrumento para minimizar os problemas socioambientais, essencial para a contemplação dos objetivos da Educação Ambiental (EA), sendo primordial na capacitação de professores para que haja uma mudança de hábitos efetiva. A ação " Outras Perspectivas " desenvolvida dentro de um curso de extensão para professores, objetivou proporcionar um momento para reflexão sobre as problemáticas e potencialidades socioambientais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Após discussões, os cursistas escreveram seus apontamentos em post'its e anexaram em painéis e apresentaram para os demais cursistas. Em seguida, os professores promoveram uma discussão sobre os resultados obtidos, e como as problemáticas poderiam ser solucionadas, partindo das potencialidades citadas. A atividade os levou a observar a região em que vivem com outros olhos, como por exemplo, a importância da preservação da Billings e seu entorno.
Resumen Entender el AGUA como una unidad de gestión indivisible implica tomar conciencia sobre su... more Resumen Entender el AGUA como una unidad de gestión indivisible implica tomar conciencia sobre su particularidad como recurso compartido que requiere la colaboración de diversos agentes para su gestión. Lograr sensibilizar en este sentido sigue siendo uno de los grandes retos a los que nos enfrentamos si pretendemos entender el agua como recurso verdaderamente sostenible. Este proceso glocal puede marcar líneas de reflexión imprescindibles a la hora de hablar de una verdadera Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible, poniendo a nuestro alcance multitud de herramientas educativas multinivel (locales, regionales, nacionales e internacionales) relacionadas con la gestión del agua, que nos permitan repensar y mejorar nuestras acciones educativas para que redunden en un mejor conocimiento del recurso y en un uso más racional del mismo. Bajo esta premisa, se analizan realidades diversas en Castilla y León y en Brasil, examinando su potencial educativo, la viabilidad de uso en otros contextos, su capacidad de extrapolación y su relación con el paradigma de la sostenibilidad. Con los datos obtenidos se tratará de mejorar la visión de la realidad global ligada al agua para mejorar nuestra labor formativa en entornos locales, sin dejar de lado la realidad global bajo la que debe entenderse este recurso común.
RESUMO Embora tenha grande capacidade de resiliência, o planeta Terra também tem seus limites que... more RESUMO Embora tenha grande capacidade de resiliência, o planeta Terra também tem seus limites que vêm sendo amplamente testados pelo ser humano, por meio das Mudanças Climáticas Globais (MCGs). A Educação Ambiental (EA) tem se tornado um dos pilares ao combate das alterações climáticas por meio de medidas educativas e preventivas. A escola é um ambiente onde devem ser discutidas as causas e efeitos das MCGs não somente de forma macro, mas tratando também das consequências locais, como a crise hídrica vivenciada pelos paulistas, por exemplo. Nesse contexto, o Projeto Escolas Sustentáveis, atua como multiplicador das práticas sustentáveis. Criar um curso de formação para professores foi uma das soluções encontradas para promover a EA de forma que os cursistas também se tornassem multiplicadores em EA. Um dos temas tratados no curso foram MCGs, com atividades relacionas à Pegada Ecológica e Mapas Conceituais. O uso dos mapas conceituais permitiu aos cursistas correlacionar suas experiências e conhecimentos adquiridos, favorecendo a reflexão-ação. Este recurso, se utilizado de modo eficaz, pode gerar uma aprendizagem significativa e de maior efetividade com relação às
práticas de EA, objeto de estudo deste trabalho.
Trabalho apresentado durante o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação em 2015. E pu... more Trabalho apresentado durante o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação em 2015. E publicado nos anais do evento.
Starting from the premise that school is a shaping space capacitor systematic and space to perfor... more Starting from the premise that school is a shaping space capacitor systematic and space to perform their citizenship, this turns out to be the ideal location for insert the Environmental Education so that all necessary information is passed on to the students so that they themselves are able through their social experience to develop their critical consciousness. Through PIBID - Scholarship Program Initiation to Teaching, didactic subproject, seek perform My School Environmental Education Project in conjunction with the school and following the curriculum of the State of São Paulo in such a way that students will have the formation of citizens conscious, able to exert actively and concerned about the socioenvironmental citizenship, and sensitize them to seek the values that will lead to a harmonious coexistence with the environment.
Partindo da premissa que a escola é um espaço formador, capacitador e um espaço sistemático do ex... more Partindo da premissa que a escola é um espaço formador, capacitador e um espaço sistemático do exercício da cidadania, esta acaba se tornando o local ideal para inserir a Educação Ambiental, de modo que toda informação necessária seja passada para os alunos, para que eles próprios sejam capazes através de sua experiência social de desenvolver sua consciência crítica. Através do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto didática, buscamos realizar o projeto Educação Ambiental na Minha Escola em conjunto com a escola e seguindo o Currículo do Estado de São Paulo de tal forma que os estudantes tenham a formação de cidadãos conscientes, capazes de exercer a cidadania ativa e preocupada com as problemáticas socioambientais, além de sensibilizá-los a buscar valores que os conduzam a uma convivência harmônica com o meio ambiente.
Resumos Expandidos by Everton Viesba-Garcia
Anais do I Congresso Paulista de Ensino de Ciências, 2019
Resumo: Nas últimas décadas o tema de inclusão em sala de ensino regular, tem sido foco de atento... more Resumo: Nas últimas décadas o tema de inclusão em sala de ensino regular, tem sido foco de atentos olhares e emergentes discussões e estudos; sendo necessária a investigação, principalmente da área educacional/pedagógica. Faz-se necessário entender a dinâmica existente neste contexto educacional e ainda a participação dos personagens (professores, facilitadores e alunos) nesse cenário O presente trabalho tem então como objetivo analisar por meio de revisões da literatura, qual o papel do facilitador e suas implicações no cenário de inclusão social. Para alcançar este objeto propormos o estudo e a contextualização do termo Transtorno do Espectro Autista (TEA), os parâmetros e os sintomas que acometem a maioria das crianças, a explanação sobre o modo com que estes indivíduos estão sendo vistos socialmente e a inclusão do autista no ensino regular. Buscando dessa forma, evidenciar e esclarecer o papel do facilitador no acompanhamento de crianças autistas. Utilizou-se como metodologia inicial o levantamento bibliográfico e revisão da literatura, seguida de análise crítica. Foram utilizadas enquanto fontes de estudo e investigação importantes autores e obras sobre o tema. Esta metodologia se justifica, pois, a mesma, garante a fidelidade e cunho científico ao estudo. O levantamento bibliográfico foi realizado em plataformas de pesquisa como Portal de Periódicos CAPES, Scielo, Scopus entre outros. Conclui-se ao final do trabalho a relevância e definição do papel do profissional facilitador, bem como a necessidade de uma formação inicial e continuada especifica entre outras dificuldades e carências desses profissionais; e ainda fomenta e desafia o surgimento de novos estudos a respeito da temática discutida.
Uploads
Artigos e Trabalhos Completos by Everton Viesba-Garcia
Palavras-Chave: Educação Ambiental; Formação Continuada; Sustentabilidade.
práticas de EA, objeto de estudo deste trabalho.
Resumos Expandidos by Everton Viesba-Garcia
Palavras-Chave: Educação Ambiental; Formação Continuada; Sustentabilidade.
práticas de EA, objeto de estudo deste trabalho.
*O Borboletário Laerte Brittes de Oliveira enquanto ferramenta de educação ambiental informal em Diadema, SP
*Educação Ambiental e a sua importância dentro da escola: uma experiência do Projeto Escolas Sustentáveis
*Projeto Escolas Sustentáveis: levantamento do estado da arte da E.E. Padre Anchieta em Diadema/SP em relação às suas práticas socioambientais