Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2012
O texto aborda alguns aspectos da atuacao narrativa propria ao teatro desenvolvido por Peter Brook, utilizando os conceitos de formas simples e de “pulsao de ficcao” trabalhados por Suzi Sperber no campo da teoria literaria. Reconhecendo a efabulacao enquanto uma pulsao humana essencial, que pode ser detectada na cena de Brook atraves da relevância do papel da imaginacao e tambem da relacao ator-espectador. Conclui que o ator narrador em Brook se aproxima das reflexoes de Walter Benjamin sobre o narrador e a narrativa tradicional, que se verifica no desejo do diretor de reencontrar uma comunicabilidade que instaure a dimensao da “construcao de si”. Um nivel de operacao que e proprio da funcao narrativa nas culturas tradicionais que pressupoem a experiencia humana enquanto condicao comum, tornando possivel a transmissao e construcao de sentidos dentro de um ambiente de pertencimento coletivo.
Revista Urdimento. N. 7., 2005
Pitágoras 500, 2021
Este artigo faz uma proposta de aplicação do “sistema” de Peter Brook no trabalho com comunidades, tendo como base um processo de trabalho comunitário que reformule e recupere de forma digna e meritória uma tradição de teatro religioso. O mesmo processo poderá ser executado noutros contextos e comunidades.
O espetáculo teatral da Cia São Jorge pode parecer nome de filme complicado e pós-moderno de Glauber Rocha, mas não é. É puro teatro de rua que entretém crianças e adultos a cada cena e canção, ou como quer o grupo, a cada ala. A história mostra uma companhia de teatro caminhando inicialmente em busca do mar, quando chegam na metrópole e encontram um livro de histórias. Neste momento abrem as páginas mostrando personagens que ganham vida. Nelas estão Don Quijote, Sancho Pança e outros imaginados batalhões de seres imaginados, como seu esquálido cavalo Rocinante. A inversão que surge é instigante, pois aqui o visionário e imaginado anti-herói espanhol se defronta com monstros reais da cidade, suas visões são a pura realidade, feita arte pela mão do trabalho coletivo ou colaborativo de uma equipe artística eficiente, competentemente coordenada pelo jovem diretor Rogério Tarifa. (...)
Certo dia, numa universidade inglesa, quando dava as conferências que serviram de base para meu livro O teatro e seu espaço, eu me vi sobre o palco de um auditório, de frente para um enorme buraco negro, distinguindo vagamente lá no fundo do buraco umas pessoas sentadas na escuridão. Quando comecei a falar, senti que tudo o que dizia não tinha o menor sentido. Fui ficando cada vez mais deprimido, pois não conseguia achar um jeito natural de chegar até elas. Vi que elas estavam sentadas como alunos atentos, à espera de sábios conselhos para escreverem em seus cadernos; quanto a mim, havia sido escalado para o papel de mestre, investido da autoridade que cabe a quem fica quase dois metros acima do nível dos ouvintes. Felizmente, tive a coragem de parar e sugerir que fôssemos para outro lugar. Os organizadores saíram, procuraram por toda a universidade e finalmente acharam uma salinha que era estreita demais e muito desconfortável, mas onde foi possível estabelecermos uma relação natural e mais intensa. Falando nestas novas condições, percebi imediatamente que havia uma nova relação entre mim e os estudantes. Daí por diante, consegui falar livremente e a platéia ficou igualmente livre. As perguntas, assim como as respostas, fluíram de modo muito mais fácil. A grande lição que recebi nesse dia, no tocante ao espaço, tornou-se a base das experiências que desenvolvemos muitos anos depois em Paris, em nosso Centro Internacional de Pesquisa Teatral. Para que alguma coisa relevante ocorra, é preciso criar um espaço vazio. O espaço vazio permite que surja um fenômeno novo, porque tudo que diz respeito ao conteúdo, significado, expressão, linguagem e música só pode existir se a experiência for nova e original. Mas nenhuma experiência nova e original é possível se não houver um espaço puro, virgem, pronto para recebê-la.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
The Sage Encyclopedia of Educational Research, Measurement, and Evaluation., 2018
Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik 230, 2024
Gutiérrez Lloret, Sonia, et al. “Proyecto Domus-La Alcudia: vivir en Ilici”. en: Jover Maestre, Francisco Javier; Ramos Molina, Alejandro (eds.). La Fundación Universitaria La Alcudia de Investigación Arqueológica (1996-2021): 25 años creando patrimonio., 2021
Materiali in Tehnologije, 2018
Academy of Marketing Science Proceedings, 2019
Annals of Surgical Oncology, 2009
De Jure - Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, 2012
Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes
Information Technologies and Learning Tools, 2020
Revista Brasileira de Geografia Física, 2014
2005 Symposium on Applications and the Internet Workshops (SAINT 2005 Workshops)
European Physical Journal E, 2008
Biochemical and biophysical research communications, 2015
2006 IEEE Intelligent Transportation Systems Conference, 2006