Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Cinema em Portugal. Um breve olhar. Notas metodológicas e Principais dinâmicas estruturais Neste relatório analisam-se as principais dinâmicas estruturais da indústria do cinema em Portugal no espaço compreendido entre 2001 e 2008. Para tal, utilizam-se dados estatísticos de fontes como o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) e a Marktest. É necessário ter em conta na compreensão dos resultados estatísticos que se apresentam seguidamente, os diversos progressos tecnológicos que dominaram a indústria cinematográfica nos últimos anos, mais concretamente a digitalização dos conteúdos e a comunicação em rede. Muitas mudanças têm ocorrido, desde o aparecimento do DVD e do sistema de alta definição, ao vídeo on-demand, aos ficheiros comprimidos partilhados na Internet, entre outras inovações.
Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, 2014
LIMITES E LIMIARES CONTRIBUTOS PARA PENSAR A SOCIEDADE COMPLEXA, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021
Este texto propõe abordar o cinema português dos últimos 30 anos – especialmente o de prática autoral – e a sua propensão para o circuito internacional de cinema. Será realizada uma análise dos mecanismos de alcance global em conjunção com temas, estéticas e fatores de perceção externa do cinema português. O objetivo deste texto é duplo. Por um lado, pretende questionar o âmbito local/na- cional e global/transnacional do cinema feito em Portugal, através da tensão existente no desiderato de criação de um objeto fílmico que seja revelador de idiossincrasias nacionais, mas com escopo suficien- temente vasto para abraçar temas universais – apelativos para cinéfilos e financiamento estrangeiro. Por outro lado, este estudo descreverá a forma como esta tensão tem vertido numa relação de causalidade na produção e mobilidade de obras dentro do mercado internacional do cinema e na tentativa de aumentar a relevância do cinema português, num meio com janelas de interesse cada vez mais disputadas.
AVANCA , 2019
In this paper, we are interested in thinking about the way in which Afro-descendent portuguese filmmakers emerge in the field of Portuguese cinema, proposing new dynamics of production and circulation of images, as well as themes related to the anticolonial issue, transposing the place of representation to selfpresentation. The question of the representation of black people in Portuguese cinema takes on two central aspects of this debate in the 21st century: the need for effective participation in the field of cinematographic work, that is, producing films and occupying technical positions; and, above all, redefining the subjectivities, memories and affectivities of the black people in Portuguese society from the perspective of black people. We will analyze, in this article, the film O canto de Ossobo (2017) by Silas Tiny.
Revista Estudos do Século XX, 2007
Preâmbulos Antes de refletir sobre o carácter adjetival presente no segundo termo do título, sugiro que se pense em como os nomes "literatura" e "cinema" frequentemente integram expressões mediadas por uma conjunção ou por locuções preposicionais: Literatura e Cinema, Cinema na Literatura, O Cinema da Literatura, enfim, a série de possíveis combinações e as adjetivações possíveis que, pela proximidade dos termos, delas deriva. Qualificar "cinema" como "literário" implica, desde logo, um entendimento (em separado) daquilo que é fílmico e daquilo que é literário. Só então se torna possível teorizar uma eventual relação entre ambos, uma expressão que sugira, do começo, a perspetiva a partir da qual se pensaria a contiguidade que instituem. Ora, é precisamente da dificuldade de imaginar um ponto de partida que, muitas vezes, se parte.
Revista Estudos do Século XX, 2020
Este artigo dá a conhecer o funcionamento, organização e constituição da primeira Comissão de Censura (1945-1952), órgão criado pelo Estado Novo para fiscalizar os espetáculos em Portugal. O texto é elaborado a partir da análise das atas da sessões desta Comissão, resultando desta perquisa o conhecimento sobre o funcionamento interno, a regularidade com que reunia, constituição, critérios de censura, filmes censurados e deliberações. O estudo permite também identificar os censores, referenciá-los biograficamente, assim como os tíulos aprovados e reprovados ao longo da vigência do orgão.
O presente artigo propõe discutir o cinema português ao nível mais conceptual possível, através da sua condição enquanto cinema nacional e da forma como a crítica e os estudos fílmicos procederam à sua análise através desse mesmo enquadramento. Serão questionados conceitos e discursos dominantes e reflectir-se-á sobre a importância pragmática do cinema português para as audiências. Com efeito, mais do que tentar responder à questão “o que é o cinema português?”, este estudo pretende explorar o que precede o ser, que é a razão de existir.
Ensaio sobre o papel da mulher na indústria do Cinema Português. A mulher como Realizadora de cinema. Trabalho realizado no âmbito da licenciatura em Cinema, da Universidade da Beira Interior.
2017
A presente publicação reúne dez das vinte e três comunicações apresentadas durante as X Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 15 e 17 de maio de 2017 na UBI, numa organização conjunta do Departamento de Comunicação e Artes e do Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Dedicada ao Cinema de Moçambique, esta décima edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar. A imagem escolhida para a capa da presente publicação foi gentilmente cedida pela investigadora e curadora Catarina Simão, sendo retirada do dossiê de imprensa do documentário Djambo (2016), co-realizado pela própria Catarina Simão e pelo moçambicano Chico Carneiro, que aborda a vida e percurso de Carlos Djambo, fotógrafo e militante independentis...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
2013
Vol 6 (1) July , 2024
Regresión models for Data Science, 2022
Nordisk tidsskrift for pedagogikk og kritikk, 2019
Archaeological Complex Durankulak (Poster for the exhibition BULGARIAN ARCHEOLOGY 2022), 2023
Mathematics of Computation, 1996
Revista Facultad De Ciencias Economicas Investigacion Y Reflexion, 2012
Islamika : Jurnal Ilmu-Ilmu Keislaman, 2021
ARBA MINCH UNIVERSITY, COLLEGE OF SOCIAL SCIENCES AND HUMANITIES DEPARTMENT OF GEOGRAPHY AND ENVIRONMENTAL STUDIES
Farmeconomia. Health economics and therapeutic pathways, 2003
Musicologica Olomucensia, 2016
Старонка Радзівілаўскага летапісу. Намаляванае час: 1182г., 2024