Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Vista como reduto de comunistas e acusada de ameaçar o Estado Novo, a comunidade de Pau de Colher enfrentou as polícias da Bahia, Pernambuco e Piauí
DA 11 ERA VARGAS" À FHC: transições políticas e reformas administrativas A reforma do Estado é a questão mais persis-tente na vida política brasileira e continua sendo o foco para um desenvolvimento justo e sustentável. Importante dis-tinguir a reforma do Estado da reforma administrativa. A primeira descreve mudanças na estrutura, posição e forma de intervenção do Estado na sociedade, enfocando ideolo-gias, forças políticas e legiti-midade. Enquanto a segunda representa uma revisão dos mecanismos administrativos e técnicos adotados para viabili-zar a intervenção pública. Em 1930, a derrubada da primeira república inaugu-rou uma longa odisséia para reformular o modelo político brasileiro. Até o presente, esse caminho perpassou por três grandes reformas do Estado: o estado interventor, o estado · empresarial e o estado regu-lador. Esse trabalho sintetiza a literatura da ciência política JAWDAT ABU-EL-HAJ• RESUMO O texto apresenta uma retrospectiva descritiva de abordagens e teorias que guiaram os diversos momentos das reformas administrativas no Brasil desde a década de I 930. Delimitou três modelos que marcaram a institucionalização do setor público: o burocrático-racional (1938), o empresarial (I 96 7) e o gerencial (I 99 5). Sugeriu que a consolidação de uma administração pública eclética que reforçou o peso das barganhas pol íticas em detrimento do desempenho institucional, gerando uma invasão de atribuições principalmente entre as três instâncias da federação brasileira. ABSTRACT The article presented a retrospective of approaches and theories that guided administrative reforms in Brasil since the I 930s. Ir indicated three basic models that marked the institutionalization of thc public secror: bureaucratic-rational (I 938), en treprcneurial (1967) and managerial (1995). Ir suggested that thc consolidation of an eclectic public administration strengthened political ba rgaining to the detriment of institutional performance and created a tendency of rurf-invasion among the three leveis of the Brazilian Fcderation.
Revista Thesis Juris, 2013
Este artigo discute o período da Era Vargas, relacionando com a ideia de revolução passiva e autoritarismo. Parte do pressuposto de que a liberdade política não está no indivíduo, mas fundada entre os homens. Para fazer isso, é preciso refletir sobre a ideologia da Era Vargas e os anseios da sociedade brasileira da década 1930-1940, observando que o ordenamento jurídico interage com o mundo cultural, que criam as regras e de alguma maneira são adaptadas às mudanças sociais, ora para dirimir conflitos, ora para atender a uma elite economicamente dominante e/ou em ascensão.
XI Congresso Internacional ABRALIC. Tessituras, interações, convergências, 2008
O escritor chileno Jorge Edwards constrói um percurso narrativo em que o elemento erótico desempenha papel fundamental no desvendamento de uma realidade dúbia, móvel, escorregadia. Através do exame de um grupo de narrativas curtas, publicadas no volume Fantasmas de carne y hueso (1992), e de alguns romances, sobretudo El origen del mundo (1996), pretendemos relacionar o expediente do erotismo com a configuração de personagens deslocadas de seus territórios físicos e políticos, à procura do sentido de um passado e de um presente sempre degradados e exauridos de valor. As narrativas desenvolvem-se em espiral, em espasmos que marcam um ritmo de vaivém oscilante entre o orgasmo e o nada, para nunca chegar a lugar algum, ou melhor, para sempre voltar ao ponto de partida, onde os protagonistas se defrontam com a alienação-própria e alheia-e a perda do sentido, numa escrita tributária de Joyce e de Borges entre outros, mas fortemente enraizada no diálogo com a história chilena recente.
Fênix, Revista de História e Estudos Culturais. Uberlândia, vol. 2, ano II nº 1, 2005
In his Scenes of Brazilian life (1930-1954), set formed of ten great panels and one hundred lithographies, João Câmara represents important episodes of Brazil’s recent history, related to the political career of Getúlio Vargas, starting with the murder of João Pessoa, in 1930, in Recife, and finishing with the suicide of the President, in 1954. Far from trying to compose an official chronicle, the artist takes great freedom with the facts, associating, in an imaginary space, real and fictitious personages to uncommon objects, creating weird paintings that makes the spectator unease. This article will deal with Câmara’s reading of historical painting, analyzing some of the panels of the Vargas’ saga.
Um breve olhar em retrospectiva da luta dos anarquistas pela conquista de direitos para toda a classe trabalhadora e contra toda forma de coerção e opressão, seja por parte do Estado ou dos capitalistas, durante os primeiros anos da chamada Era Vargas.
Topoi. Revista de História, 2021
Inserida no debate teórico e historiográfico do período varguista, a proposta do presente artigo é analisar a reestruturação do sistema organizativo do futebol brasileiro ocorrida no período. De forma mais específica, pretendemos investigar o papel que agentes internos e externos ao campo esportivo tiveram nesse processo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Mamluk Architectural Landmarks in Jerusalem, 2019
In "Credere", n. 23, giugno 2024, pp. 33-38
Slovenský časopis historický, 2024
Frontiers in Built Environment, 2023
K. Parry (ed.), The Wiley-Blackwell Companion to Patristics
Journal of General Microbiology, 1972
ASEAN Journal on Science and Technology for Development, 2018
Annals - Economy Series, 2016
Journal of the American College of Cardiology, 2007
Astronomy and Astrophysics, 2010
Indian Research Journal of Extension Education, 2022
The South African Journal of Industrial Engineering, 2015
The Journal of Immunology, 2004
Interpretatio. Revista de Hermenéutica, 2024
IOSR Journal of Dental and Medical Sciences, 2016