Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2011, Andante
Impresso em pochoir sobre papel preto com tinta de gravura branca, o livro tem em cada página um tinteiro desenhado a partir de cartazes ou fotografias. O título é uma alusão ao rótulo de tinta para escrita ou nanquim, que apresenta o nome da cor em diversas línguas.
Anagrama, 2010
Perfil de Cristiano Mascaro, fotógrafo que, através do preto e branco, retrata a cidade e os temas urbanos
Revista Eco-Pós
O trabalho se trata de uma resenha sobre a edição brasileira do livro Olhares negros: raça e representação (2019), da autora bell hooks, que discute feminismo negro, interseccionalidade e o olhar negro sobre representações na mídia.
Revista Magma, 2019
É possível dizer que há uma mudança considerável na leitura que Roberto Schwarz faz de Bertolt Brecht. Se por um lado seu comentário-por ocasião da tradução de A Santa Joana dos matadouros-é determinado por uma admiração estética e intelectual em relação à obra do dramaturgo, por outro lado o tom de seu provocativo ensaio-"Altos e baixos da atualidade de Brecht"-é mais crítico e até, em certo modo, pessimista a respeito das potencialidades abertas pela insistência contemporânea nos procedimentos do teatro épico brechtiano devido, sobretudo, às suas correspondentes transformações em "artigos de consumo" em meio à extinção do antigo movimento operário e da era das revoluções, bem como ao fato de o capitalismo ter supostamente se tornado um fator dinâmico. É nesse sentido que essa reflexão visa recuperar os argumentos desenvolvidos nesses dois textos e propor e delimitar ao menos dois momentos da leitura que Schwarz faz de Brecht, levando em consideração sua explicação fundamental para tal metamorfose-a ausência de um referente de revolução social que conferisse fôlego e sentido às teorias e ao teatro brechtianos.
Lorenzo é reconhecidamente um combatente revolucionário pela libertação do povo Negro; suas atividades como militante são um atentado à supremacia branca e seus privilégios, e desestruturam as pilastras construídas pelo capital para a manutenção das opressões que massacram os povos do mundo. Nascido no Tennessee-EUA, acumulou uma série de experiências e práticas que compartilha conosco neste livreto que ganha sua primeira versão traduzida no Brasil. Foi membro do SNCC – Comitê de Coordenação de Estudantes Não Violentos de Tennessee Leste, passando a integrar o Partido dos Panteras Negras depois da fusão desses dois grupos. Neste período lutou ativamente pelos direitos civis e contra a organização racista ku klux klan; com a formação de um júri especial para investigação das atividades dos grupos de emancipação Negra, foi obrigado a deixar os Estados Unidos e em fevereiro de 1969 sequestrou um avião e o desviou para Cuba, mas foi deportado para a Checoslováquia e entregue aos Estados Unidos que o condenou à prisão perpétua. Durante o cárcere Lorenzo atuou fortemente como representante sindical e advogado na luta pelo direito dos Presos e negros em seu país. Tornou-se Anarquista ainda na prisão e construiu uma visão alternativa sobre o processo revolucionário pautado na Libertação Negra e na Justiça Racial, na destruição do sistema capitalista, do Estado e das formas de opressão encontradas e reproduzidas na sociedade. Após 15 anos de injustiça e privação, Lorenzo e sua Luta ganham visibilidade internacional e em 1983 conquista a Liberdade. Atualmente segue lutando contra o racismo, a violência policial e em favor da liberdade de Presos Políticos. Este Livro foi escrito durante os anos em que esteve preso e tem a intenção de " discutir brevemente a natureza do Anarquismo e sua relevância para o Movimento de Libertação Negra ". Sunguilar, passar a noite escutando as estórias e causos dos mais velhos, reunir-se em torno dos passatempos e adivinhos dos griôs, uma palavra do Kimbundu, muito usada em Angola para denir o costume de congregar, todos os dias ao anoitecer, as crianças, os mais velhos e a sabedoria. O Coletivo Editorial Sunguilar que se apresenta com esta primeira edição brasileira de Anarquismo e Revolução Negra, do estimado griô e combatente da libertação Lorenzo Kom'boa Ervin, tem como intenção, a partir de um recorte libertário e anticolonial, abrir um processo de debate e enfrentamento, por meio de publicações como esta que apresentamos agora, para a superação da supremacia branca e do eurocentrismo que ainda imperam no anarquismo e no que convencionamos chamar de " meio libertário " .
2009
A lingua pilosa (lingua vil/asa nigra) e uma condicao benigna e autolimitante resultante da descamacao alterada das papilas filiformes da lingua com hipertrofia reativa das mesmas. Sua patogenese e incerta. Os fatores associados ao aparecimento dessa condicao sao variados, incluindo agentes topicos e sistemicos. Devido as caracteristicas clinicas tipicas, a biopsia nao e necessaria para a confirmacao do diagnostico. O tratamento da lingua negra pilosa e baseado em uma perfeita higienizacao, que deve ser realizada periodicamente utilizando um raspado r de lingua ou uma escova dental de cerdas macias para promover a descamacao elas papilas. Agentes farmacoterapicos tambem podem ser utilizados.
Madrygal. Revista de Estudios Gallegos, 2018
Doutrina Temática Digital, 2023
CONSCIÊNCIA NEGRA; NEGRAS; Racismo Recreativo; Ações Afirmativas; RACISMO; INJÚRIA RACIAL; Quilombos.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Social Science Research Network, 2014
Revista De Derecho (valdivia), 2003
rocedimentos Especiais Cíveis e Legislação Extravagante. Saraiva (2003)
Diversidade sexual, étnico-racial e de gênero: saberes plurais e resistências, 2021
The American Journal …, 2003
PROCEEDING OF THE 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON STANDARDIZATION AND METROLOGY (ICONSTAM) 2021
Health Technology Assessment, 2013
The Review of Higher Education
Animal Conservation, 2010
Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, 2007
Nature Reviews Drug Discovery, 2004
Bulletin of the Seismological Society of America, 2018
Journal Scientific and Technical Of Information Technologies, Mechanics and Optics, 2007