Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, Sala Preta
O artigo apresenta reflexões a respeito das noções de tragédia e trágico a partir das ideias de Peter Szondi em Ensaio sobre o trágico e Raymond Williams em Tragédia moderna, dialogando com as concepções de teatro político de Erwin Piscator e de teatro épico de Bertolt Brecht, bases teóricas da pesquisa artística desenvolvida no Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena- Netep/GPHPC/UFSJ. No campo teórico, refletiremos sobre o modo como as dimensões da tragédia e do trágico atuam no campo político da cena, a partir dos modelos citados e de análise de um experimento contemporâneo. Por fim, à luz do conjunto teórico, analisamos o experimento cênico Fuzuê, resultado de pesquisa desenvolvida entre 2015 e 2017, buscando identificar como a dimensão histórica e trágica da exploração social foi ali debatida.
2016
Resumo: O legado, em processo de construção, a ser deixado, para as gerações futuras, pelos registros publicitários, na Avenida Paulista, sinaliza para a indução ao consumo exacerbado. O ato de transformar um espaço público em um não-lugar civil é o foco principal deste texto, cuja ferramenta de análise é a Linguística Sistêmica Funcional, em diálogo com olhar crítico em relação à supremacia mercantil na visualidade da paisagem pública urbana. Palavras-chave: Não-lugar. Publicidade. Avenida Paulista. Linguística Sistêmica Funcional. Abstract: The legacy under construction, to be left to future generations, by advertising records, at Avenida Paulista, signals for the inducing to exacerbated consumption. The act of turning a public space into a civil non-place is the main focus of this text, whose analysis tool is the Systemic Functional Linguistics in dialogue with a critical eye regarding the marketing supremacy in the urban public landscape. Introdução Com base na noção de cidade-mercadoria, cuja embalagem mais caricatural é o modelo neoliberal de gestão dos espaços públicos, o presente artigo se propõe a lançar algumas reflexões sobre a publicidade no maior centro econômico-financeiro do país-a cidade de São Paulo. Os dados coletados para essa análise foram tirados da Avenida
Este artigo é dedicado aos usos que Foucault propõe da obra de Sade (desde História da Loucura até A vontade de Saber), ou seja, de que forma estes usos são suscetíveis de despertar um esclarecimento indireto sobre o status equivocado que recebem as Luzes no pensamento foucaultiano. Aqui, encontramse explicitamente opostas à figura literária de um Sade transgressivo que se associa à escrita e ao pensamento do “exterior”, e aquela de um Sade “sargento do sexo”, provedor de um erotismo disciplinar que acompanha o desdobramento de uma racionalidade instrumental.
Teatro do absurdo, 2020
O primeiro volume da Trilogia "Lúcia" é escrito por Renan Albuquerque, que estudou teatro na segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000, tendo influência da Escola da Dramaturgia do Absurdo. Dentre escritores que integram a corrente literária estão Eugène Ionesco, Samuel Beckett, Fernando Arrabal e Jean Genet (1910-1986).
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Journal of Kufa Studies Center
Préhistoire du Sud-Ouest, 2022
EU 4. Uluslararası Sosyal ve Beşeri Bilimler Kongresi
iCAN Sama-O-Basr, 2024
An Integrated View of Language Development. Papers in Honor of Henning Wode, eds. P. Burmeister, T. Piske & A. Rohde, pp. 109-134. , 2002
Engelina , 2021
Elgar Encyclopedia of Post-Keynesian Economics, 2023
Ishraq Khavari's works and publication, 2008
Oxford Journal of Archaeology, 2024
Perception & Psychophysics, 1979
Research Square (Research Square), 2022
Sustainability, 2021
2008 European Conference on Radiation and Its Effects on Components and Systems, 2008
The Wiley Blackwell Encyclopedia of World Englishes., 2024
Journal of Applied Polymer Science, 2017
Gut microbes, 2022
Journal of Business and Banking, 2014