Este precioso livro do professor Antônio de Albu-querque Sousa Filho fala-nos de sua vida profissional num período de trinta anos, com início no seu ingresso na Uni-versidade Federal do Ceará em 1965. As páginas que se seguem dão-nos uma...
moreEste precioso livro do professor Antônio de Albu-querque Sousa Filho fala-nos de sua vida profissional num período de trinta anos, com início no seu ingresso na Uni-versidade Federal do Ceará em 1965. As páginas que se seguem dão-nos uma narrativa panorâmica agradável e o caminho apetecível percorrido mesmo com algumas pedras nessa trajetória.
Escrevendo de modo simples, mas com pena de verdadeiro mestre, o autor nos revela de modo transparen-te o seu próprio modo de ser e de viver. Por isso, este livro nos ajudará a descobrir informações importantes sobre a Universidade Federal do Ceará e o percurso na universi-dade de uma pessoa com personalidade rara em nossos dias. Falo como um testemunho dessas memórias, pois sou da mesma geração do autor, com o qual mantive relacio-namento profissional muito próximo.
Em minha honrosa incumbência de apresentador desta obra, tomo a liberdade inicialmente de referenciar alguns detalhes do seu substancioso currículo e, a seguir, me concentrarei em destacar aspectos da importantíssima missão que o professor Antônio de Albuquerque assumiu na condição de reitor da Universidade Federal do Ceará, no período de 1991-1995.
Em 1962 ele se formou na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. Depois de participar de vários treinamentos em assuntos de ciência da terra, viajou para os Estados unidos para avançar em sua formação acadêmica na Universidade de Wisconsin, no Campus de Madison. Anos depois, retornou aos Estados Unidos para participar de Programa de Extensão em Administração Rural, na famosa Universidade de Michigan. Outra impor-tante experiência de capacitação ocorreu na Holanda onde estudou as mais avançadas teorias e metodologias práticas em extensão rural, na Universidade de Wargeningen.
Para ampliar sua visão internacional de sua área de ensino na graduação e pós-graduação, participou de visitas e missões de estudos na Costa do Marfim e Senegal (Áfri-ca), no Sul da França e Israel, onde ocorriam grandes pro-gramas de irrigação e desenvolvimento de áreas semiári-das. São também numerosas as suas participações em eventos e congressos na qualidade de palestrante e debate-dor, especialmente enquanto era da diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia e Economia Rural. Como atuante em instituições científicas e profissionais, podem ser des-tacados a Presidência do Conselho Regional de Engenha-ria, Arquitetura e Agronomia do Ceará, a Presidência da Associação de Engenheiros-Agrônomos do Ceará e a Di-retoria da Academia Cearense de Ciências. Como Reitor, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras-Setor Nordeste, além de Vice-Presidente do Projeto Rondon-Ceará.
As desafiadoras atividades do professor Antônio de Albuquerque quando era um jovem agrônomo tiveram início com a tarefa de exercer a função de "extensionista" regional da pioneira Associação Nacional de Crédito e Assistência Rural, no Município de Ceará-Mirim. A seguir, ingressou nos quadros do Ministério da Agricultura, lotado na Região do Cariri cearense. O seu ingresso no magistério ocorreu na condição de professor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, lotado no Departamento de Economia Agrícola, com ascensão nos diversos níveis com o passar dos anos. Pelo destaque acadêmico e capacidade de liderança, foi alçado à condição de Chefe do De-partamento de Economia Agrícola e Coordenador do Cur-so de Graduação em Agronomia. Posteriormente ocupou por cerca de sete anos mandatos de Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, que é o mais alto nível de ges-tão na hierarquia administrativa universitária.
Novos desafios do setor público levaram o profes-sor Antônio de Albuquerque para relevantes funções no governo estadual e federal. Deste feita foi a difícil função de dirigir a Secretaria de Estado da Educação do Ceará, de onde foi para Brasília para ocupar a condição de Secretário Nacional de Primeiro e Segundo Grau do Ministério da Educação, onde realizou um trabalho magnífico, conforme muitos testemunhos. Outra função relevante ocupada pelo professor Antônio de Albuquerque foi a de Superintendente do SEBRAE no Ceará, quando já se encontrava aposentado da UFC. O magnífico prédio onde funciona hoje essa instituição foi construído durante sua gestão.
Seria demasiado continuar a enumerar a longa e rica experiência de atividades profissionais do professor Antônio de Albuquerque, razão porque adianto que esse dedicado cidadão tem sido um exemplo de pessoa íntegra, ética e desprendida de tudo que seja de interesse público e em relação a pessoas que precisam de alguma forma de ajuda diante de quaisquer dificuldades. Eu mesmo devo muito do que sou aos conselhos e as orientações desse fraterno amigo.
Foi por conhecer bem a história de vida do profes-sor Antônio de Albuquerque que fiquei pleno de prazer em receber o convite, que aceitei de imediato, para fazer a apresentação deste livro que relata uma jornada de sua vida, principalmente na Universidade Federal do Ceará.
Com a publicação deste livro, o autor está ofere-cendo uma contribuição inédita sobre uma fase da história da UFC, especialmente no período em que ele foi reitor (1991-1995). Aspecto notório a destacar é que ele não se omitiu a respeito de dificuldades e supostas críticas de que foi alvo no início de sua administração. O fato inquestio-nável é que o reitor Antônio de Albuquerque cumpriu com rigor, competência e dedicação o compromisso político que assumiu na oportunidade em que assumiu o reitorado da UFC. Ou seja: "Lutar por uma Universidade Federal do Ceará moderna, recobrada em sua devida função social de contribuir para a promoção do homem e do povo cearense e nordestino: pela ação do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural. Enfim, por uma universidade mais participativa com a solução dos problemas econômicos, sociais e políticos do final da presente década e do início do novo milênio".
Ao final de sua gestão, os objetivos expressos no Plano de Ação do Reitorado foram plenamente alcançados como é possível constar da leitura deste livro, daí porque o meu desejo é que esta obra desfrute em todos aqueles que a lerem o desejo de conhecer a história de nossa Universi-dade e a vida dos que se dedicaram a engrandecê-la, como o professor Antônio de Albuquerque o fez com sacrifícios pessoais, mas de todo o coração e sem nenhuma expectati-va de recompensa pelo seu devotado empenho.
Peço permissão ao leitor, sem querer me alongar, em destacar o que ouvi muitas vezes, sobre o reitorado do professor Antônio de Albuquerque da parte do Reitor Emérito Antônio Martins Filho e por ele registrado em seu livro “A História Abreviada da UFC (1999)”. Diz ele, en-tre outras observações, "Assumiu o exercício do seu cargo em momento de crise de natureza acadêmica que, de certo modo, prejudicou a estabilidade da Instituição. Venceu gradativamente todos os obstáculos com a ajuda de uma valorosa equipe de colaboradores-vice-reitor Valdez Bote-lho e pró-reitores experientes e dedicados." Depois de enumerar, com detalhes, as realizações do reitor Antônio de Albuquerque no campo das obras estruturais, do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e mo-dernização da informática e gestão, o professor Martins Filho afirma: Ao termino do seu mandato de Reitor, Antô-nio de Albuquerque Sousa Filho ocorreu na Universidade uma fase de euforia, com apoio da Comunidade Acadêmi-ca e significativos aplausos da opinião pública"
Até hoje o professor Antônio de Albuquerque, mesmo aposentado, ocupa um lugar de destaque nos meios acadêmicos e científicos, sendo convidado, muitas vezes, para destacadas funções no setor público, mas sua respos-ta sempre é que, agora, além de suas atividades de volun-tário em movimentos de responsabilidade social, sua vida pertence à família.
Pedro Sisnando Leite