Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content
Marco Monteiro

    Marco Monteiro

    • 🇵🇹 Sou artista gráfico, arqueólogo e escritor, com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação e arte. Moro em Lisboa, onde sou aluno de doutoramento (PHD) em Teoria e História da Arte na Universidade Nova de Lisboa - UNL. Minha pesquisa vai da comunicação gráfica primitiva a arte di... moreedit
    Resumo Neste artigo abordo a construção imagética pré-histórica na arte rupestre destacando a problemática da definição conceitual do que é arte e o que é linguagem. Como podemos compreender os caminhos que nos levam à contextualização e... more
    Resumo

    Neste artigo abordo a construção imagética pré-histórica na arte rupestre destacando a problemática da definição conceitual do que é arte e o que é linguagem. Como podemos compreender os caminhos que nos levam à contextualização e decodificação dos pictogramas e petróglifos desenvolvidos pelo homo-sapiens no processo de desenvolvimento cognitivo e formatação de signos comunicativos.

    Abstract

    This article I discuss the prehistoric rock art at image construction highlighting the problematic of the conceptual definition of what is art and what is language. How can we understand the paths that lead us to the contextualization and decoding of the pictograms and petroglyphs developed by homo sapiens in the process of cognitive development and the formatting of communicative signs.
    Research Interests:
    Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, o agronegócio foi responsável em 2013 por 22% do PIB brasileiro, o que equivale a R$ 918 bilhões. A força da agricultura é tanta que nos últimos anos tem sido... more
    Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, o agronegócio foi responsável em 2013 por 22% do PIB brasileiro, o que equivale a R$ 918 bilhões. A força da agricultura é tanta que nos últimos anos tem sido o principal responsável para a balança comercial e pelo do crescimento do país.

    Seja do ponto de vista ecológico, arqueológico, antropológico ou mesmo social, o desenvolvimento econômico brasileiro -  em especial a ascensão do agronegócio - vem ameaçando de forma direta o patrimônio cultural seja material ou imaterial.

    Este artigo vem por fazer o seguinte questionamento: Como em um país com potencial agrícola de alimentar boa parte do planeta, poderemos garantir a preservação do patrimônio cultural?
    RESUMO – Este trabalho apresenta diretrizes para a investigação de campo relativo aos petróglifos encontrados no sítio arqueológico Pedra do Bisnau, situado no estado do Goiás, Brasil. Faço uma breve análise do contexto do sítio... more
    RESUMO – Este trabalho apresenta diretrizes para a investigação de campo relativo aos petróglifos encontrados no sítio arqueológico Pedra do Bisnau, situado no estado do Goiás, Brasil. Faço uma breve análise do contexto do sítio arqueológico e indico a estratégia metodológica para minha investigação de campo. Após minhas pesquisas e trabalhos na área, defini uma estratégia que será aplicada em três etapas contemplando as técnicas tradicionais além de novas ferramentas de análise.

    ABSTRACT - This work presents guidelines for the investigations archeology fields of the Bisnau Stone and yours petroglyphs, located in the state of Goiás, Brazil. I make a brief analysis of the archaeological context field methodological strategy for my work. After my research and experience in the archaeological fields, I define a strategy that will be implemented in three steps using the traditional techniques and new analysis tools.
    Este trabalho traça os principais aspectos das práticas funerárias do Sambaqui da Beirada que está situado no município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro, Brasil. As informações apresentados nesta pesquisa foram obtidos a partir dos... more
    Este trabalho traça os principais aspectos das práticas funerárias do Sambaqui da Beirada que está situado no município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro, Brasil. As informações apresentados nesta pesquisa foram obtidos a partir dos dados levantados nos trabalhos da investigadora Lina Maria Kneip em especial dos projetos: “Saquarema – Rio de Janeiro: Pré – História e Paleoambiente” e “Culturas Pré-Históricas do Município de Saquarema” o primeiro em 1988 e o segundo em 1998. Serão abordadas características como: contextos funerários, critérios morfológicos dos sepultamentos e espólio do sítio arqueológico Sambaqui da Beirada.
    O estudos dos sambaquis na arqueologia brasileira vem possuindo uma importância cada vez maior para a compreensão das comunidades antigas de ameríndios que ocuparam a faixa litorânea da américa do sul. Em sua maioria, os sambaquis... more
    O estudos dos sambaquis na arqueologia brasileira vem possuindo uma importância cada vez maior para a compreensão das comunidades antigas de ameríndios que ocuparam a faixa litorânea da américa do sul. Em sua maioria, os sambaquis oferecem importante espólio contendo presença de objetos tais como: ossos, argila, rochas, madeiras e conchas entre outros. Sejam assentamentos, área de habitação, locais sagrados de práticas ritualísticas, sepultamento entre outras práticas, na observação das camadas de sedimentos dos sambaquis escreve-se uma história que elucida importantes informações sobre essas comunidades, suas tecnologias e organização social.

    Localizados normalmente em áreas litorâneas, os sambaquis sofrem com o crescimento demográfico destas regiões. A relação dos processos de urbanização de áreas onde encontram-se sítios arqueológicos é a preservação e investigação destes registros é um debate constante no campo da arqueologia. Abordo neste trabalho a experiência desenvolvida na cidade de Saquarema, importante balneário do estado do Rio de Janeiro, Brasil, com os sambaquis existentes em sua região e a relação com o desenvolvimento urbano. Apresento como objeto da investigação o Sambaqui da Beirada, o mais antigo e investigado sambaqui da cidade e que hoje tornou-se uma praça pública com um museu ao ar livre.