Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content
Saulo Campos
  • +5584988993329

Saulo Campos

  • Mestre em Contabilidade e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasí... moreedit
Este estudo teve como objetivo verificar a existência de indícios estatisticamente demonstráveis de manipulação nos valores do imposto SIMPLES, apurados e recolhidos mensalmente por determinado grupo de contribuintes. Considera-se... more
Este estudo teve como objetivo verificar a existência de indícios estatisticamente demonstráveis de manipulação nos valores do imposto SIMPLES, apurados e recolhidos mensalmente por determinado grupo de contribuintes. Considera-se relevante esta pesquisa pela oportunidade de especializar os auditores na realização de suas tarefas e em outros campos de atuação. Por meio da aplicação da Lei de Newcomb-Benford, é possível a identificação de irregularidades existentes nas empresas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, quanto aos procedimentos, como bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa teve como amostra 37 empresas, das quais foram extraídas as variáveis: faturamento e recolhimentos do Simples Nacional. Ao todo foram feitas 391 observações de cada variável no período de Janeiro a Dezembro de 2011. Da combinação dos resultados dos testes, não é possível concluir a favor da existência de evidências estatísticas suficientes como forma de fundamentar a afirmação de distorção relevante na ocorrência dos valores iniciados pelos PDS 5 e 7 da amostra dos faturamentos e nos PDS 1 a 6 da amostra dos recolhimentos das empresas analisadas.
Em 2010 o International Accounting Standards Board (IASB) e o Financial Accounting Standards Board (FASB), publicaram o Exposure Draft ED/2010/6 que discute o tratamento das receitas de contratos com clientes. O projeto surgiu da... more
Em 2010 o International Accounting Standards Board (IASB) e o Financial Accounting Standards Board (FASB), publicaram o Exposure Draft ED/2010/6 que discute o tratamento das receitas de contratos com clientes. O projeto surgiu da necessidade de harmonizar os critérios de reconhecimento de receitas e fornecer melhores informações aos usuários. Quando se trata de um evento de longo prazo, o reconhecimento da receita deve ser analisado de forma mais criteriosa, de forma a refletir, adequadamente, a transferência do bem ou serviço entre as partes. Para tanto o Exposure Draft propõe que as receitas sejam reconhecidas quando satisfeitas as respectivas obrigações de desempenho. Uma das atividades que serão afetadas diretamente pela aprovação desta norma é a construção imobiliária. Diante desse fato, buscou-se responder o seguinte questionamento: qual o efeito provocado pela aprovação do Exposure Draft sobre o reconhecimento de receitas no setor da construção imobiliária? Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos e qualitativa em relação à abordagem do problema. A análise crítica, baseado em um exemplo ilustrativo, evidencia que a proposta provocará significativas alterações no fluxo de receitas das entidades do setor imobiliário e, consequentemente na distribuição de dividendos, visto que o reconhecimento de receitas não mais acompanhará os custos incorridos com o contrato. Esse fato pode afetar a avaliação de desempenho da firma, influenciando no seu valor de mercado e no custo de capital.
Sensibilidade do Patrimônio Líquido a adoção do fair value na avaliação dos ativos biológicos e produtos agrícolas: um estudo nas empresas do agronegócio listadas na Bovespa no período de 2008 e 2009.
Poster: "ECR 2018 / C-2104 / Pre and postoperative computed tomographic (CT) signs of instability in aortic aneuryms patients: critical role for radiologists" by: "T. C. D. S. Bernardino1, P. A. L. Tito2, J. G. Domingues2,... more
Poster: "ECR 2018 / C-2104 / Pre and postoperative computed tomographic (CT) signs of instability in aortic aneuryms patients: critical role for radiologists" by: "T. C. D. S. Bernardino1, P. A. L. Tito2, J. G. Domingues2, L. O. Campos2, M. Machado1, K. Bernardes1, S. Campos1; 1Belo Horizonte/BR, 2Belo Horizonte, MG/BR"
In this paper we address a three-stage assembly flowshop scheduling problem where there are m machines at the first stage, a transportation machine at the second stage and an assembly machine at the third stage. At the first stage,... more
In this paper we address a three-stage assembly flowshop scheduling problem where there are m machines at the first stage, a transportation machine at the second stage and an assembly machine at the third stage. At the first stage, different parts of a product are manufactured independently on parallel production lines. At the second stage, the manufactured parts are collected and transferred to the next stage. At the third stage, the parts are assembled into final products. The objective is to schedule n jobs on the machines so that total flowtime and the total tardiness of the jobs are minimized simultaneously. This problem has many applications in industry and belongs to the class of NP-Hard combinatorial optimization problems. In order to obtain near Pareto optimal solutions, we propose an Elitist Non-dominated Sorting Genetic Algorithm (NSGA-II) coupled with Iterated Greedy (IG) strategy. IG is a simple heuristic that has shown excellent results for different flowshop scheduling problems. A comparative study is presented between the results obtained using the standard NSGA-II, the enhanced NSGA-II with IG approach and a single-objective GRASP heuristic. Experimental results on both medium and large size of instances show the efficiency of the hybrid NSGA-II approach.
O Brasil há mais de 20 anos vem promovendo mudanças profundas na sua estrutura econômica. Setores antes entregues à Administração Pública como é o caso do de Petróleo e Gás natural e energia elétrica, passaram à livre concorrência de... more
O Brasil há mais de 20 anos vem promovendo mudanças profundas na sua estrutura econômica. Setores antes entregues à Administração Pública como é o caso do de Petróleo e Gás natural e energia elétrica, passaram à livre concorrência de mercado. Outros passaram a sofrer intensa regulação econômica com o objetivo de se introduzir concorrência, como é o caso do de seguros e resseguros ou ainda do setor bancário.

Tudo isso reflete o processo de modernização que a economia brasileira vem experimentando nos últimos anos e pelo que tudo indica ainda está longe de terminar.

O acirramento da concorrência internacional impulsionada pela globalização dos mercados tem levado cada vez mais o país a promover a abertura de sua economia introduzindo concorrência em todos os seus setores.

Somos ainda uma das economias emergentes mais fechadas do mundo, mesmo quando comparamos a países tradicionalmente refratários a internacionalização de seus mercados como é o caso da China. Anos dessa postura do Estado brasileira em relação a sua economia criaram gargalos que chegam a impressionar pelo tamanho da demanda reprimida. Veja-se, apenas para efeito de exemplo, o caso dos aeroportos, portos e estradas brasileiras que expõe a necessidade urgente de fortes investimentos para pelo menos se manter os atuais níveis de crescimento econômico.
O setor de petróleo e gás natural no Brasil é um exemplo claro desse contexto. Anos de isolamento do país em relação à concorrência internacional, criaram um vácuo de crescimento e desenvolvimento desse setor que apenas agora começa a dar os passos no sentido de se equiparar ao que comumente ocorre nas economias mais desenvolvidas do planeta.

Há um campo gigantesco exploração de petróleo e gás no Brasil e mais do que isso, há também um mercado consumidor reprimido pela falta de investimentos no setor.

Por mais que possamos ter a mão-de-obra – algo que nós não temos – e a tecnologia para a exploração desse petróleo, faltam recursos financeiros que só aportarão no país se tivermos um arcabouço jurídico maduro que traga confiança ao investidor e mais do que isso, é preciso que o país se alinhe, em termos contábeis, às práticas internacionais para que se possa aferir com precisão o contexto do fluxo de recursos que inevitavelmente aportarão no país nos próximos anos.

O livro que o leitor analisa agora procura trazer à tona esse contexto, tanto sobre o prisma do Direito como sob o da Contabilidade. O que se destaca nesse livro – e aí chamamos a atenção do leitor – é a sua forte interdisciplinaridade, a despeito de no nosso país, ao contrário do que ocorre no restante do mundo, em especial nas principais universidades, as disciplinas das áreas das Ciências Sociais muitas vezes são tratadas de forma estanque, endógena, sem um cunho interdisciplinar que possa expandir seus horizontes.

Nesse caso o livro traz uma análise da indústria do petróleo a partir do olhar de várias Ciências Sociais: Direito, Economia, Administração e principalmente, da Contabilidade.
Mestre em Contabilidade e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (PPGCC-UnB). Pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão pública pela Universidade Potiguar (UnP). Bacharel em... more
Mestre em Contabilidade e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (PPGCC-UnB). Pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão pública pela Universidade Potiguar (UnP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE). Auditor Fiscal do Tesouro Estadual do Estado do Rio Grande do Norte (AFTE-RN). Conselheiro do Conselho de Recursos Fiscais do Estado do Rio Grande do Norte (CRF-RN). Instrutor da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN).

Master in Accounting and Controlling from the Postgraduate Program in Accounting Sciences at the University of Brasília (PPGCC-UnB). Postgraduate degree in Administrative Law and Public Management from Universidade Potiguar (UnP). Bachelor of Accounting Sciences from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Civil Engineer from the Polytechnic School of the University of Pernambuco (POLI-UPE). Tax Auditor of the State Treasury of the State of Rio Grande do Norte (AFTE-RN). Advisor to the Tax Appeals Council of the State of Rio Grande do Norte (CRF-RN). Instructor at the Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales School of Government (EGRN).