Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

O Triunfo Da Revolução
O Triunfo Da Revolução
O Triunfo Da Revolução
E-book195 páginas2 horas

O Triunfo Da Revolução

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Temos complicado demais o estudo do passado, dando maior importância a pontos de vista, interesses nacionalistas, religiosos e morais, que colocam o fato histórico em segundo plano, subordinado ao interesse do sistema que pretende nos educar. Chegou a hora de simplificar e mostrar respeito pelos nossos antepassados, esforçando-nos para saber o que realmente aconteceu no passado, e não apenas o que o sistema pretende nos informar. Depois de muitos anos estudando História, cheguei à conclusão de que a melhor maneira de conhecer o passado é através de uma Cronologia imparcial e objetiva, que se limite a colocar cada evento em seu lugar exato no tempo, revelando a História sem manipulações ou meias verdades. Esta Cronologia constitui o material de referência mais completo, não apenas com fatos puramente políticos, como a fundação de cidades, nascimentos de reinos e impérios, descobertas científicas e geográficas, desastres naturais e epidemias, mas também informações sobre os mais diferentes campos de atividade humana: química, astronomia, geografia, matemática, etc. Em paralelo, a cronologia é complementada por dados que não pertencem a uma data específica, mas, a toda uma época, são generalidades de cada sociedade, curiosidades, costumes, a religião de cada civilização, invenções sem data exata, etc. O resultado de todo este conjunto é uma das mais completas cronologias existentes, periodicamente atualizada com as mais recentes descobertas arqueológicas e científicas. Uma obra dessa magnitude não poderia ser publicada em um único livro, por isso a dividi em várias coleções, e os originais em espanhol estão sendo traduzidos para francês, italiano, inglês e português. A cronologia transcorre ano após ano, na medida do possível, desde a pré-história até o presente. Para aqueles que preferem um estudo mais profundo e detalhado, preparei uma segunda cronologia, dia a dia, cobrindo de 1789 a 1946, dividida em quatro coleções.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento18 de nov. de 2024
O Triunfo Da Revolução

Leia mais títulos de Ruben Ygua

Autores relacionados

Relacionado a O Triunfo Da Revolução

Ebooks relacionados

Filosofia para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Categorias relacionadas

Avaliações de O Triunfo Da Revolução

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    O Triunfo Da Revolução - Ruben Ygua

    RUBEN YGUA

    RUBEN YGUA

    O TRIUNFO DA REVOLUÇÃO

    1

    O TRIUNFO DA REVOLUÇÃO

    All rights reserved

    Ruben Ygua- 13/10/2024

    Copyright ©

    Contatos com o autor: ruben.ygua@gmail.com

    2

    RUBEN YGUA

    O conteúdo deste trabalho, incluindo a verificação ortográfica, é da exclusiva responsabilidade do autor 3

    O TRIUNFO DA REVOLUÇÃO

    Dedicado a minha família

    4

    RUBEN YGUA

    Introdução

    Temos complicado demais o estudo do passado, dando maior importância a pontos de vista, interesses nacionalistas, religiosos e morais, que colocam o fato histórico em segundo plano, subordinado ao interesse do sistema que pretende nos educar.

    Chegou a hora de simplificar e mostrar respeito pelos nossos antepassados, esforçando-nos para saber o que realmente aconteceu no passado, e não apenas o que o sistema pretende nos informar.

    Depois de muitos anos estudando História, cheguei à conclusão de que a melhor maneira de conhecer o passado é através de uma Cronologia imparcial e objetiva, que se limite a colocar cada evento em seu lugar exato no tempo, revelando a História sem manipulações ou meias verdades.

    Esta Cronologia constitui o material de referência mais completo, não apenas com fatos puramente políticos, como a fundação de cidades, nascimentos de reinos e impérios, descobertas científicas e geográficas, desastres naturais e epidemias, mas também informações sobre os mais diferentes campos de atividade humana: química, astronomia, geografia, matemática, etc. Em paralelo, a cronologia é complementada por dados que não pertencem a uma data específica, mas, a toda uma época, são generalidades de cada sociedade, curiosidades, costumes, a religião de cada civilização, invenções sem data exata, etc.

    O resultado de todo este conjunto é uma das mais completas cronologias existentes, periodicamente atualizada com as mais recentes descobertas arqueológicas e científicas.

    Uma obra dessa magnitude não poderia ser publicada em um único livro, por isso a dividi em várias coleções, e os originais em espanhol estão sendo traduzidos para francês, italiano, inglês e português.

    A cronologia transcorre ano após ano, na medida do possível, desde a pré-história até o presente.

    Para aqueles que preferem um estudo mais profundo e detalhado, preparei uma segunda cronologia, dia a dia, cobrindo de 1789 a 1946, dividida em quatro coleções.

    Ruben Ygua

    5

    O TRIUNFO DA REVOLUÇÃO

    1844-1848

    6

    RUBEN YGUA

    1844

    JANEIRO

    - Inglaterra: Em Londres, Felix Mendelssohn apresenta um de seus protegidos, um violinista húngaro de 12 anos chamado Joseph Joachim. O garoto executou o concerto de Beethoven sob a batuta de Mendelssohn com grande virtuosismo, e tanto a obra quanto os artistas fizeram um sucesso surpreendente.

    5-Caribe: a torre do farol do castelo dos Três Reis Magos do Morro de La Habana é demolida e substituída pela atual.

    10-Peru: O ditador Manuel Ignacio de Vivanco era particularmente despótico. Ele impôs aos civis e soldados um juramento de lealdade à sua pessoa e baniu seus adversários. Hoje de manhã, ele criou um cartão de prata necessário para ter acesso ao gabinete presidencial.

    15-Filipinas: Os residentes chineses têm permissão para fumar ópio, enquanto a proibição para outros grupos étnicos é mantida, e esse produto, que está arruinando a China do ponto de vista econômico e de saúde, torna-se um monopólio fiscal ou tabacaria aqui.

    23-Peru: Os generais Domingo Nieto e Ramón Castilla pegam em armas contra o ditador Manuel Ignacio de Vivanco.

    28-Espanha: Em Alicante, o comandante liberal dos carabineiros Pantaleón Boné pega em armas contra o governo de Madri.

    30-Londres: Morte do compositor John Addison.

    FEVEREIRO-1844

    2-França: a primeira edição do Deutch-Französische Jahrbücher (Anais Franco-Alemães), editado por Karl Marx e Arnold Ruge, é publicada em Paris.

    7-Espanha: o capitão-geral de Valência, Federico Roncali, sitia Alicante.

    10-Estados Unidos: O mórmon Joseph Smith concorre à presidência, com Sidney Rigdon como candidato a vice-presidente. Ele escreveu: Proponho enfaticamente, de forma virtuosa e humana, uma teodemocracia, na qual Deus e o povo dirigirão os assuntos dos homens da maneira correta.

    14 - Pacífico: Robert Fitzroy havia sido recentemente nomeado governador da Nova Zelândia. Ele se interessou pelo massacre de Wairau no ano anterior e, depois de ouvir os colonos e os maoris, concluiu que as ações dos colonos tinham sido ilegais, embora tenha censurado os maoris por terem matado prisioneiros. A decisão incomum de Fitzroy de reconhecer os direitos indígenas foi um choque para a colônia incipiente. O governador Fitzroy não seria muito popular e não duraria dois anos no cargo.

    17-Peru: O ditador Manuel Ignacio de Vivanco morre repentinamente, e espalham-se rumores de que ele foi envenenado.

    19-Peru: O general Castilla se autoproclama chefe de Estado provisório.

    23-Madri: a peça Don Juan Tenorio, de José Zorrilla, é apresentada pela primeira vez no Teatro de la Cruz.

    26- Caribe: uma revolução eclode na parte leste da ilha de Santo Domingo contra o governo haitiano.

    27- Estados Unidos: Enquanto o presidente Tyler visitava o navio de guerra Princetown, ocorreu uma explosão durante o disparo cerimonial de um de seus canhões, resultando em várias mortes e ferimentos.

    Tyler saiu ileso, mas entre os mortos estava seu Secretário de Estado, Abel Parker Upshur.

    7

    O TRIUNFO DA REVOLUÇÃO

    28- Caribe: a República Dominicana conquista a independência do Haiti.

    MARÇO- 1844

    - Espanha: O capitão Roncali entra em Valência após um cerco de várias semanas, os rebeldes capitulam.

    4 - Espanha: Pantaleón Boné e 23 de seus colaboradores são fuzilados pelas costas em Alicante, e assim a rebelião termina.

    6- Estados Unidos: John C. Calhoun aceita o cargo de Secretário de Estado, sua primeira missão será concluir as negociações para a anexação do Texas.

    8-Suécia: Morre o rei Carlos XIV João, o marechal francês Bernadotte, ex-general de Napoleão I. Aqueles que preparavam seu corpo para o enterro encontraram uma tatuagem onde se lia: Mort aux rois (morte aos reis), que deve ter sido feita na época da revolução francesa.

    9-Suécia: Carlos XIV é sucedido por seu filho Oscar I, apesar dos protestos de Gustavo Vasa, filho do rei deposto Gustavo IV Adolfo, que agora tinha 45 anos e, de seu exílio na Áustria, se considerava o herdeiro legítimo das coroas sueca e norueguesa.

    10 - Caribe: O presidente do Haiti, Charles Rivière-Hérard, invade a República Dominicana com um exército de 25.000 homens na tentativa de retorná-la à soberania haitiana.

    12- Espanha: A Santa Hermandad, a força policial rural criada na Idade Média e que havia alcançado um alto grau de eficiência durante o reinado dos monarcas católicos, tinha sido abolida dez anos antes, mas em seus últimos anos tinha sido notória sua ineficácia. O banditismo aumentou nas áreas rurais espanholas, e o governo está estudando a criação de uma nova força policial.

    14- Paraguai: O cônsul paraguaio Carlos Antonio López envia seu colega, Mariano Roque, para o exílio e se autoproclama presidente da nação por um mandato de 10 anos.

    17- Paraguai: O Congresso aprova uma constituição que concede a López (o Excelentíssimo) poderes ditatoriais e não reconhece nenhum direito civil aos cidadãos (a palavra liberdade nem sequer aparece no texto). A ditadura de López será um pouco mais branda do que a de seu tio e, sob ela, o país começará a se abrir para o mundo exterior.

    19- Caribe: Na cidade de Azua, República Dominicana, é travada a primeira batalha pela independência.

    Apesar de sua vitória, o general Pedro Santana evacua a cidade, que é ocupada pelos haitianos.

    21- Estados Unidos: William Miller havia dado um prazo de um ano para a segunda vinda de Jesus Cristo à Terra, mas a data limite era hoje, 21 de março, o dia amanheceu sem incidentes, mas não havia mais dúvidas, esse tinha que ser o dia!

    Os mileritas passaram o dia na expectativa, tentando detectar os primeiros sinais do iminente fim dos tempos, mas, por incrível que pareça.. nada aconteceu. O dia terminou sem que Jesus Cristo aparecesse para seu encontro com a humanidade.

    22- Começa a era Bahá'í, o primeiro dia do calendário Bahá'í.

    23- Espanha: A rainha Maria Cristina retorna a Madri após seu exílio.

    25- Cuba: O general O'Donnell reprime em Matanzas a conspiração relacionada ao problema dos negros, com o esquartejamento com cavalos da escrava Carlota, líder da conspiração, tortura e fuzilamento de 8

    escravos e do poeta mulato Gabriel de la Concepción Valdés Plácido, que provavelmente não estava envolvido.

    28-Espanha: é criada uma nova instituição chamada Guarda Civil, subordinada ao Ministério da Guerra em termos de organização, mas sujeita ao Ministério do Interior em termos de serviço, de modo que combinava sua natureza militar com uma função do tipo polícia civil.

    30-Caribe: Na cidade de Santiago de los Caballeros, República Dominicana, é travada a segunda batalha pela independência do país. Vitória do general José María Imbert.

    8

    RUBEN YGUA

    ABRIL-1844

    2- Estados Unidos: à medida que a eleição presidencial se aproxima, a campanha eleitoral gira em torno de duas questões-chave. Uma delas era a anexação do Texas: os democratas eram a favor e os whigs, contra. A outra estava relacionada à fronteira canadense. O tratado Webster-Ashburton a fixou até as Montanhas Rochosas, mas deixou em aberto a soberania sobre o território do Oregon, que se estendia de 42° de latitude norte (a fronteira mexicana) a 54° 40', ao sul do Alasca, sob o domínio russo. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha haviam concordado, em princípio, que o território permaneceria sob a soberania conjunta dos dois países, mas agora ele estava amplamente ocupado por colonos americanos, em número de vários milhares e em crescimento. Já havia muitas vozes exigindo que a Grã-Bretanha reconhecesse a soberania dos EUA sobre o Oregon. A Grã-Bretanha concordou em dividir o território de modo que os Estados Unidos tivessem direito à parte sul do rio Columbia, mas que deixassem o rio em sua parte, pois ele era rico em salmão. Os americanos, por sua vez, reivindicam todo o território.

    10-Espanha: Promulgação da Lei de Imprensa.

    12- Estados Unidos: O Secretário de Estado Calhoun assina o tratado de anexação que seu antecessor havia negociado com o Texas e reconhece que o Texas aumentará o peso dos estados escravistas na União, incorporando um estado que, devido ao seu tamanho, poderia ser dividido para formar vários estados escravistas separados. Os abolicionistas ficaram indignados e se propuseram a impedir esse projeto, que ainda precisa receber a aprovação do Congresso.

    13-Caribe: Os dominicanos derrotam os haitianos na Batalha de El Memizo.

    15-Caribe: A República Dominicana tinha três escunas que derrotaram três navios haitianos na batalha de Tortuguero.

    18- Estados Unidos: Após o aparente fracasso de sua previsão da vinda de Jesus Cristo, William Miller, consternado, apressou-se em revisar seus cálculos e descobriu que, se o calendário hebraico fosse considerado como interpretado pela seita karaita, então seus cálculos estavam errados e o prazo final era, na verdade, 18 de abril. Os mileritas suspiraram de alívio quando foram informados do infeliz erro e começaram a aguardar Jesus Cristo com renovada expectativa por mais algumas semanas, mas, quando o novo prazo chegou.. nada aconteceu também! Também não aconteceu nada, incompreensivelmente!

    Miller escreveu: Confesso meu erro e reconheço minha decepção, mas ainda acredito que o dia do Senhor está próximo, quase às portas. De fato, os mileritas não estavam desanimados. Pelo contrário, o número de publicações que apresentavam todos os tipos de argumentos, disquisições e várias teorias sobre a Bíblia, os judeus e outros argumentos, cresceu como um incêndio. Algumas fontes falam de cinco milhões de cópias distribuídas em vários jornais, panfletos etc.

    23-Chile: Começa a publicação dos Anais da Universidade do Chile, a mais antiga obra em espanhol das Américas.

    24 - A Espanha reconhece a independência do Chile.

    27-Estados Unidos: Os proprietários de escravos apoiam a reivindicação da integridade do Território de Oregon para induzir os nortistas a aceitar a anexação do Texas. Quando Henry Clay publicou uma carta se opondo à anexação do Texas, ele imediatamente ganhou o apoio dos Whigs.

    MAIO - 1844

    - Estados Unidos: A convenção dos Whigs, reunida em Baltimore, elege Henry Clay como seu candidato a presidente. Theodore Frelinghuysen foi eleito

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1