Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 11
OSTRA-DO-
PACÍFICO CRASSOSTREA GIGAS
NOME: GUILHERME SOARES DE SOUZA
ESPÉCIE: CRASSOSTREA GIGAS, TAMBÉM CONHECIDA COMO OSTRA DO PACÍFICO, É UMA ESPÉCIE DE MOLUSCO BIVALVE.
PERTENCE À FAMÍLIA OSTREIDAE.
LOCALIZAÇÃO: ESPÉCIE EXÓTICA
CULTIVADA EM VÁRIAS PARTES DO
ORIGINÁRIA DO NOROESTE DO MUNDO, INCLUINDO ESTADOS UNIDOS, SEU CULTIVO OCORRE EM OCEANO PACÍFICO, ESPECIALMENTE CANADÁ, EUROPA, AUSTRÁLIA E NOVA AMBIENTES DE ÁGUA SALGADA, DAS ÁGUAS COSTEIRAS DA ÁSIA ZELÂNDIA. COMO ESTUÁRIOS E FAZENDAS DE ORIENTAL. AQUACULTURA. EM FLORIPA Florianópolis (SC) tem se destacado na produção de ostras exóticas da espécie Crassostrea gigas. ela foi importada para Brasil em 1974 e chegou a Santa Catarina em 1987 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde então, a instituição tem desenvolvido pesquisas e aperfeiçoado técnicas de manejo e produção de sementes. ESTRATÉGIA DE MELHORAMENTO SELEÇÃO SELETIVA: ESTA ENVOLVE A ESCOLHA CRITERIOSA DE INDIVÍDUOS COM CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS, COMO RÁPIDO CRESCIMENTO OU RESISTÊNCIA A DOENÇAS, PARA REPRODUÇÃO.
AO LONGO DE VÁRIAS GERAÇÕES, ISSO PODE RESULTAR EM
UMA POPULAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS MELHORADAS. MANIPULAÇÃO GENÉTICA: MENOS COMUM EM OSTRAS, A MANIPULAÇÃO GENÉTICA DIRETA, COMO A EDIÇÃO DE GENES, PODE DESEMPENHAR UM PAPEL NO MELHORAMENTO GENÉTICO DE OSTRAS DO PACÍFICO, PERMITINDO A INTRODUÇÃO OU MODIFICAÇÃO CONTROLADA DE CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS. NO LMM. INVESTIRAM NO DESENVOLVIMENTO DE UMA INFRA-ESTRUTURA E EM TECNOLOGIAS QUE PERMITISSEM UM CONTROLE TOTAL SOBRE A MATURAÇÃO DOS REPRODUTORES EM LABORATÓRIO, PERMITINDO A PRODUÇÃO DE SEMENTES QUE ATENDESSE AOS PRODUTORES DA MELHOR FORMA, TANTO EM TERMOS DE QUANTIDADES, QUANTO NOS PRAZOS DE ENTREGA. VANTAGENS
AUMENTO DA PROTUTIVIDADE RESISTÊNCIA A DOENÇAS
REDUÇÃO DE CUSTOS MELHORIAS PARA A ESPÉCIE
CRESCIMENTO ACELERADO; TOLERÂNCIA A CONDIÇÕES AMBIENTAIS VARIÁVEIS; MELHORIA DA QUALIDADE DA CARNE; MELHORIA DA FERTILIDADE.
ESSAS MELHORIAS GENÉTICAS PODEM SER
ALCANÇADAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE SELEÇÃO E CRUZAMENTO SELETIVO, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GENÉTICA MOLECULAR E SELEÇÃO ASSISTIDA POR MARCADORES PARA ACELERAR O PROCESSO DE MELHORAMENTO GENÉTICO. REFÊRENCIAS MATAVELI, M.; REZENDE, F. P.; KATO, H.; MUNOZ, A. E. P.; ROSA, D. K.; MACIEL, E. da S. Aspectos tecnológicos da produção de ostra em Florianópolis (SC). Brasília, DF: CNA, 2017. 9 p. Magnesen, T., Jacobsen, A., 2012. Effect of water recirculation on seawater quality and production of scallop (Pecten maximus) larvae. Aquac. Eng. POLI, Carlos Rogerio. Aqüicultura: experiências brasileiras. Florianópolis: UFSC, CCA, Multitarefa, 2004.