Sou professora, formadora de professores e pesquisadora feminista. Doutora em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral (sanduíche) com bolsa CAPES PrInt no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal (2022). Sou graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestra em Ciência Política também pela UFPR (2012). Fui professora CAPES no Programa de Qualificação Docente em Língua Portuguesa (PQLP), em cooperação internacional em Timor-Leste, onde atuei como professora na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Pela vivência e estudos desenvolvidos em Timor- Leste, possuo publicações acadêmicas e pesquisas em desenvolvimento sobre história política desse país, processo de descolonização e impacto da educação para a igualdade de gênero. Além disso atuo como formadora de docentes da educação básica, em parceria com diversas redes públicas do Brasil. Atuo academicamente, profissionalmente e socialmente pela educação democrática e alinhada à igualdade de gênero e racial. Address: Salvador, BA - Brazil
O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissã... more O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.
This article presents the importance of the Casa dos Estudantes do Império (CEI) – Empire Student... more This article presents the importance of the Casa dos Estudantes do Império (CEI) – Empire Student’s House – for the formation of a nationalist and anti-colonial conscience among students from the overseas provinces who were in Portugal, and provides some evidence of the permanence of these ideals and their legacy in the socialization of Timorese students and in the creation of the Casa dos Timores – Timores’ House. As a place for exchanging ideas, cultural promotion and intellectual engagement among young people from different territories, the CEI was a space for the creation of transnational solidarity networks, as well as a privileged place to build the critical thinking of these students. Despite being officially closed in 1965, its legacy was important even for young Timorese who went to study in Lisbon in the 1970s. Based on this heritage, in the context of the Carnation Revolution, these Timorese students occupied and renamed the “Casa dos Timores” and developed important debates there for the Timorese struggle.
A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade para as mul... more A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade para as mulheres de romper com a estrutura patriarcal tradicional, de acessar inclusão social e econômica e empoderamento. Nesta pesquisa utiliza-se a ideia de “desaprender” (Spivak, 2014) para compreender de que forma o acesso à educação superior em uma realidade cultural distinta, em especial de mulheres de Timor-Leste estudando no Brasil, pode gerar inclusões, rupturas e questionar lugares e atuações destas mulheres. A partir de entrevistas semiestruturadas com mulheres de Timor-Leste que tiveram este tipo de vivência, a pesquisa analisa os relatos de vida, com ênfase na percepção das relações de poder e dos efeitos gerados pelo acesso à educação superior, e como os discursos e práticas são desnaturalizados a partir de questões de memórias e experiências coletivas e individuais, permitindo assim, que suas atuações sejam repensadas a partir de uma vivência pedagógica decolonial e feminista.
Este libro es resultado de la compilación de las ponencias más destacadas del II Congreso de Pens... more Este libro es resultado de la compilación de las ponencias más destacadas del II Congreso de Pensamiento Político Latinoamericano, al cual se presentaron ciento veintidós trabajos. La publicación tiene como objetivo difundir el trabajo de investigadores comprometidos con la necesidad de afirmar un discurso propiamente latinoamericano, definiendo en ese mismo recorrido el concepto mismo de americanidad.-La comunicación popular para la batalla cultural por Josefina Adrover. -El cuento de la ley. Relaciones entre derecho y literatura por Arabia Federico & Boco Gastón. -O surgimento tardio da comissão da verdade no brasil e a predominância militar na política brasileira de direitos humanos por Msc. Camila Tribess & Msc. Sandra Avi Dos Santos. -La muerte y la mordaza. El doble silenciamiento de las Intelectuales desaparecidas: el caso de Alicia Eguren por Graciela Barbieri. -La influencia de la revolución bolivariana en América Latina y el Caribe por Alejando Beade. -Baldosas de la memor...
RESUMO Esta dissertação é essencialmente teórica, focando as transições políticas de Brasil e Arg... more RESUMO Esta dissertação é essencialmente teórica, focando as transições políticas de Brasil e Argentina como parâmetros para uma análise tipológica de algumas explicações sobre transição. Temos como principal problema teórico enfocado a questão: quais são ...
A Luta de Libertação Nacional de Timor-Leste | The National Liberation Struggle of Timor-Leste - Volume II, 2021
A participação feminina na luta pela independência de Timor-Leste é geralmente vista na frente cl... more A participação feminina na luta pela independência de Timor-Leste é geralmente vista na frente clandestina ou na atuação na guerrilha armada. No entanto, é muito importante também a presença e atuação das mulheres timorenses na frente diplomática. Este artigo inicia uma análise sobre a rede de solidariedade estabelecida pela atuação política das mulheres timorenses em Moçambique, durante as décadas de 1970 e 1980. O objetivo é compreender relações, estratégias, resistência política e a importância da participação das mulheres para a luta de libertação, conhecida também como resistência buibere. A discussão é baseada em algumas conversas com mulheres que participaram desse processo e também utiliza documentos históricos, como biografias, relatórios e cartas disponíveis em arquivos digitais. Este artigo é uma versão inicial de trabalho de pesquisa que pretende destacar a relevância da atuação das mulheres na luta pela independência timorense, uma vez que desempenharam papéis estratégicos na frente diplomática.
Este artigo tem por finalidade expor brevemente a pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudo... more Este artigo tem por finalidade expor brevemente a pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos sobre Mulheres de Timor-Leste (GEM) do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP/CAPES) da Cooperação Brasileira em Timor-Leste. O grupo realizou, durante o ano de 2014, leituras e reflexões sobre as principais questões relativas às mulheres em Timor-Leste, tendo como textos condutores estudos sobre a violência doméstica em Díli (Simiao 2006), o papel das mulheres no desenvolvimento rural (Narciso and Henriques 2008), sobre Barlaque (Silva 2012) entre outros. Ansiávamos em conhecer a história a partir das mulheres como sujeitos sociais de sua própria vida e trajetória, tentando perceber suas escolhas e vivências. A partir dessa inquietação e de depoimentos cedidos por algumas mulheres de Timor-Leste-especialmente elaborado para nossa pesquisa, buscamos nas histórias individuais as respostas para algumas de nossas inquietações. Após algumas leituras chegamos às seguintes questões iniciais de pesquisa: quem são as mulheres com acesso ao ensino? Qual a influência da educação na vida dessas mulheres? Qual a relação da educação com a vitimização e as relações sociais? Assim, chegamos ao seguinte tema de pesquisa: mulheres com ensino superior em Díli: mudanças e trajetórias de vida, cujo o objetivo principal consiste em buscar compreender de que maneira a mulher enxerga em sua vida a influência do ensino superior e como este acesso modificou sua experiência enquanto mulher em Timor-Leste.
O objetivo do artigo é, seguindo algumas sugestões da literatura, traçar um perfil sócioeconômico... more O objetivo do artigo é, seguindo algumas sugestões da literatura, traçar um perfil sócioeconômico e educacional dos parlamentares paranaenses, no período de 1995 a 2006. Pretende-se, em seguida, testar para o Paraná a hipótese de que existe alguma relação entre a posição dos partidos políticos no espectro ideológico (esquerda-direita) e a origem social dos deputados analisados. Por fim, pretendese fazer algumas sugestões de pesquisa que, caso fossem realizadas, seriam fundamentais para o avanço do estudo das elites políticas regionais e nacionais.
Este texto busca refletir sobre a transformação do termo maubere, que passa de um termo pejorativ... more Este texto busca refletir sobre a transformação do termo maubere, que passa de um termo pejorativo no período colonial português em Timor-Leste, para um termo político nacionalista, do período de luta pela independência. Esta reflexão se dá na perspectiva epistemológica e metodológica da decolonialidade (Castro-Gómez 2005), pensando nessa transformação como uma 'resistência epistêmica' que pode ser considerada a partir do conceito de 'giro decolonial' (Castro-Gómez & Grosfoguel 2007, 21).
Resumo: A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade par... more Resumo: A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade para as mulheres de romper com a estrutura patriarcal tradicional, de acessar inclusão social e econômica e empoderamento. Nesta pesquisa utiliza-se a ideia de "desaprender" (Spivak, 2014) para compreender de que forma o acesso à educação superior em uma realidade cultural distinta, em especial de mulheres de Timor-Leste estudando no Brasil, pode gerar inclusões, rupturas e questionar lugares e atuações destas mulheres. A partir de entrevistas semiestruturadas com mulheres de Timor-Leste que tiveram este tipo de vivência, a pesquisa analisa os relatos de vida, com ênfase na percepção das relações de poder e dos efeitos gerados pelo acesso à educação superior, e como os discursos e práticas são desnaturalizados a partir de questões de memórias e experiências coletivas e individuais, permitindo assim, que suas atuações sejam repensadas a partir de uma vivência pedagógica decolonial e feminista.
uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Min... more uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.
A educação, em especial a educação superior, normalmente é apontada como uma possibilidade - em e... more A educação, em especial a educação superior, normalmente é apontada como uma possibilidade - em especial para as mulheres - de romper com a estrutura patriarcal tradicional, de acessar algum tipo de inclusão social e econômica, como uma possibilidade real de mudança social e empoderamento. No entanto, ao observamos os padrões econômicos e sociais da maioria dos países do sul global, percebemos que, mesmo com acesso à educação superior, as mulheres ainda enfrentam mais dificuldades de inserção profissional, de igualdade de salários e oportunidades, bem como suas carreiras são muitas vezes subjugadas à interesses “familiares”, que na prática significam a dupla jornada e o trabalho não remunerado nos afazeres domésticos, bem como a educação dos próprios filhos e filhas, interesses estes mais rígidos em determinados contextos, no que diz respeito às transformações neste âmbito (familiar) que envolvam questionamentos acerca da divisão de papéis deterministas que geralmente são atribuídos a homens e mulheres. Tendo em vista esses dilemas, nosso estudo de caso se dá com um grupo de mulheres bem específico: mulheres que tiveram acesso ao ensino superior em país de contexto pós-conflito, com fortes heranças coloniais, estrutura patriarcal e economia rural. Entrevistamos mulheres - já formadas ou cursando alguma faculdade - de Timor-Leste, país do sudeste asiático. A especificidade dessas mulheres é que, em algum momento, tiveram a experiência de estudarem no Brasil, unindo assim experiências e dilemas no seu retorno ao país de origem. Essas mulheres tiveram, no acesso à educação superior em um país distante geográfica e culturalmente, a oportunidade de questionarem seu lugar social em sua “cultura” e desnaturalizaram as opressões vividas a partir dos contatos com as referências e experiências a que tiveram acesso. Isso reverbera a partir dos efeitos gerados por essa desnaturalização de práticas de violência simbólica que cristalizam o papel do patriarca e o privilegia nas relações de poder. Sem ser uma pedagogia específica, essa experiência de vida tornou-se uma pedagogia descolonizadora, que trouxe a elas o dilema do lugar da mulher na sociedade timorense e o consequente embate decorrente dessa possibilidade. A partir de entrevistas com mulheres de Timor-Leste, com roteiro pré-determinado, a pesquisa encaminha-se metodologicamente para a análise do discurso dos relatos destas mulheres, com ênfase para a percepção das relações de poder e dos efeitos gerados pelo acesso à educação superior, e como os discursos e práticas são desnaturalizados a partir de questões de memórias e experiências coletivas e individuais, permitindo, assim, que suas atuações em Timor-Leste sejam caracterizadas a partir de uma pedagogia descolonizadora.
Palavras-chave: mulheres, educação, Timor-Leste, relações sul-sul, trajetórias de vida
Caros leitores! Ao elaborarmos a proposta de dossiê para a Revista Eletrônica de Ciência Política... more Caros leitores! Ao elaborarmos a proposta de dossiê para a Revista Eletrônica de Ciência Política – RECP, tínhamos em mente um objetivo bastante específico: ajudar a promover o debate e a reflexão, por parte dos jovens pesquisadores da Ciência Política e de áreas afins, sobre o impacto que os regimes autoritários vivenciados na América Latina na segunda metade do século XX possuem no cenário político atual. Se parece evidente que as diversas ditaduras instaladas pelo continente latino-americano repercutiram, além de suas durações, nas formas de organização política, social, cultural e econômica dessas sociedades, é fato, igualmente, que romper com eventuais legados do autoritarismo desses regimes de exceção não tem sido uma tarefa fácil de ser enfrentada pelas novas democracias na região. Assim, a superação das heranças autoritárias segue sendo um desafio comum aos países do Cone Sul e da América Latina em geral. Não por acaso, enquanto nos últimos anos é possível ver o fortalecimento da causa dos direitos humanos em alguns países, tendo sido instaladas Comissões da Verdade, concedidas reparações (pecuniárias e simbólicas) às vítimas da repressão e levados a julgamento os responsáveis pelas violações praticadas por esses regimes, vemos, por outro lado, as dificuldades que persistem, em outros casos, para tratar das demandas por memória, verdade e justiça, bem como para aperfeiçoar práticas e instituições democráticas. Questionar " O que resta das ditaduras? " , nesse sentido, mais do que um incentivo à reflexão a respeito do passado recente de países como o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Chile, que passaram por ditaduras civis-militares alinhadas aos preceitos da Doutrina de Segurança Nacional (DSN), torna-se um ponto de partida interessante para a formulação de
O presente artigo enfoca a importância da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR)... more O presente artigo enfoca a importância da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR) de Timor-Leste para dois elementos essenciais à consolidação da democracia timorense: 1) a construção de uma memória coletiva sobre os conflitos vividos no país e a luta timorense pela sua independência e, 2) a resolução de conflitos e a promoção de justiça. Esses dois aspectos permitem que a identidade nacional timorense se baseie em elementos como a união nacional na luta contra o invasor (verdades e memórias sociais) e a aceitação social e política sobre a necessidade de respeito aos Direitos Humanos.
O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissã... more O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.
This article presents the importance of the Casa dos Estudantes do Império (CEI) – Empire Student... more This article presents the importance of the Casa dos Estudantes do Império (CEI) – Empire Student’s House – for the formation of a nationalist and anti-colonial conscience among students from the overseas provinces who were in Portugal, and provides some evidence of the permanence of these ideals and their legacy in the socialization of Timorese students and in the creation of the Casa dos Timores – Timores’ House. As a place for exchanging ideas, cultural promotion and intellectual engagement among young people from different territories, the CEI was a space for the creation of transnational solidarity networks, as well as a privileged place to build the critical thinking of these students. Despite being officially closed in 1965, its legacy was important even for young Timorese who went to study in Lisbon in the 1970s. Based on this heritage, in the context of the Carnation Revolution, these Timorese students occupied and renamed the “Casa dos Timores” and developed important debates there for the Timorese struggle.
A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade para as mul... more A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade para as mulheres de romper com a estrutura patriarcal tradicional, de acessar inclusão social e econômica e empoderamento. Nesta pesquisa utiliza-se a ideia de “desaprender” (Spivak, 2014) para compreender de que forma o acesso à educação superior em uma realidade cultural distinta, em especial de mulheres de Timor-Leste estudando no Brasil, pode gerar inclusões, rupturas e questionar lugares e atuações destas mulheres. A partir de entrevistas semiestruturadas com mulheres de Timor-Leste que tiveram este tipo de vivência, a pesquisa analisa os relatos de vida, com ênfase na percepção das relações de poder e dos efeitos gerados pelo acesso à educação superior, e como os discursos e práticas são desnaturalizados a partir de questões de memórias e experiências coletivas e individuais, permitindo assim, que suas atuações sejam repensadas a partir de uma vivência pedagógica decolonial e feminista.
Este libro es resultado de la compilación de las ponencias más destacadas del II Congreso de Pens... more Este libro es resultado de la compilación de las ponencias más destacadas del II Congreso de Pensamiento Político Latinoamericano, al cual se presentaron ciento veintidós trabajos. La publicación tiene como objetivo difundir el trabajo de investigadores comprometidos con la necesidad de afirmar un discurso propiamente latinoamericano, definiendo en ese mismo recorrido el concepto mismo de americanidad.-La comunicación popular para la batalla cultural por Josefina Adrover. -El cuento de la ley. Relaciones entre derecho y literatura por Arabia Federico & Boco Gastón. -O surgimento tardio da comissão da verdade no brasil e a predominância militar na política brasileira de direitos humanos por Msc. Camila Tribess & Msc. Sandra Avi Dos Santos. -La muerte y la mordaza. El doble silenciamiento de las Intelectuales desaparecidas: el caso de Alicia Eguren por Graciela Barbieri. -La influencia de la revolución bolivariana en América Latina y el Caribe por Alejando Beade. -Baldosas de la memor...
RESUMO Esta dissertação é essencialmente teórica, focando as transições políticas de Brasil e Arg... more RESUMO Esta dissertação é essencialmente teórica, focando as transições políticas de Brasil e Argentina como parâmetros para uma análise tipológica de algumas explicações sobre transição. Temos como principal problema teórico enfocado a questão: quais são ...
A Luta de Libertação Nacional de Timor-Leste | The National Liberation Struggle of Timor-Leste - Volume II, 2021
A participação feminina na luta pela independência de Timor-Leste é geralmente vista na frente cl... more A participação feminina na luta pela independência de Timor-Leste é geralmente vista na frente clandestina ou na atuação na guerrilha armada. No entanto, é muito importante também a presença e atuação das mulheres timorenses na frente diplomática. Este artigo inicia uma análise sobre a rede de solidariedade estabelecida pela atuação política das mulheres timorenses em Moçambique, durante as décadas de 1970 e 1980. O objetivo é compreender relações, estratégias, resistência política e a importância da participação das mulheres para a luta de libertação, conhecida também como resistência buibere. A discussão é baseada em algumas conversas com mulheres que participaram desse processo e também utiliza documentos históricos, como biografias, relatórios e cartas disponíveis em arquivos digitais. Este artigo é uma versão inicial de trabalho de pesquisa que pretende destacar a relevância da atuação das mulheres na luta pela independência timorense, uma vez que desempenharam papéis estratégicos na frente diplomática.
Este artigo tem por finalidade expor brevemente a pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudo... more Este artigo tem por finalidade expor brevemente a pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos sobre Mulheres de Timor-Leste (GEM) do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP/CAPES) da Cooperação Brasileira em Timor-Leste. O grupo realizou, durante o ano de 2014, leituras e reflexões sobre as principais questões relativas às mulheres em Timor-Leste, tendo como textos condutores estudos sobre a violência doméstica em Díli (Simiao 2006), o papel das mulheres no desenvolvimento rural (Narciso and Henriques 2008), sobre Barlaque (Silva 2012) entre outros. Ansiávamos em conhecer a história a partir das mulheres como sujeitos sociais de sua própria vida e trajetória, tentando perceber suas escolhas e vivências. A partir dessa inquietação e de depoimentos cedidos por algumas mulheres de Timor-Leste-especialmente elaborado para nossa pesquisa, buscamos nas histórias individuais as respostas para algumas de nossas inquietações. Após algumas leituras chegamos às seguintes questões iniciais de pesquisa: quem são as mulheres com acesso ao ensino? Qual a influência da educação na vida dessas mulheres? Qual a relação da educação com a vitimização e as relações sociais? Assim, chegamos ao seguinte tema de pesquisa: mulheres com ensino superior em Díli: mudanças e trajetórias de vida, cujo o objetivo principal consiste em buscar compreender de que maneira a mulher enxerga em sua vida a influência do ensino superior e como este acesso modificou sua experiência enquanto mulher em Timor-Leste.
O objetivo do artigo é, seguindo algumas sugestões da literatura, traçar um perfil sócioeconômico... more O objetivo do artigo é, seguindo algumas sugestões da literatura, traçar um perfil sócioeconômico e educacional dos parlamentares paranaenses, no período de 1995 a 2006. Pretende-se, em seguida, testar para o Paraná a hipótese de que existe alguma relação entre a posição dos partidos políticos no espectro ideológico (esquerda-direita) e a origem social dos deputados analisados. Por fim, pretendese fazer algumas sugestões de pesquisa que, caso fossem realizadas, seriam fundamentais para o avanço do estudo das elites políticas regionais e nacionais.
Este texto busca refletir sobre a transformação do termo maubere, que passa de um termo pejorativ... more Este texto busca refletir sobre a transformação do termo maubere, que passa de um termo pejorativo no período colonial português em Timor-Leste, para um termo político nacionalista, do período de luta pela independência. Esta reflexão se dá na perspectiva epistemológica e metodológica da decolonialidade (Castro-Gómez 2005), pensando nessa transformação como uma 'resistência epistêmica' que pode ser considerada a partir do conceito de 'giro decolonial' (Castro-Gómez & Grosfoguel 2007, 21).
Resumo: A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade par... more Resumo: A educação, em especial a educação superior, tem sido apontada como uma possibilidade para as mulheres de romper com a estrutura patriarcal tradicional, de acessar inclusão social e econômica e empoderamento. Nesta pesquisa utiliza-se a ideia de "desaprender" (Spivak, 2014) para compreender de que forma o acesso à educação superior em uma realidade cultural distinta, em especial de mulheres de Timor-Leste estudando no Brasil, pode gerar inclusões, rupturas e questionar lugares e atuações destas mulheres. A partir de entrevistas semiestruturadas com mulheres de Timor-Leste que tiveram este tipo de vivência, a pesquisa analisa os relatos de vida, com ênfase na percepção das relações de poder e dos efeitos gerados pelo acesso à educação superior, e como os discursos e práticas são desnaturalizados a partir de questões de memórias e experiências coletivas e individuais, permitindo assim, que suas atuações sejam repensadas a partir de uma vivência pedagógica decolonial e feminista.
uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Min... more uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.
A educação, em especial a educação superior, normalmente é apontada como uma possibilidade - em e... more A educação, em especial a educação superior, normalmente é apontada como uma possibilidade - em especial para as mulheres - de romper com a estrutura patriarcal tradicional, de acessar algum tipo de inclusão social e econômica, como uma possibilidade real de mudança social e empoderamento. No entanto, ao observamos os padrões econômicos e sociais da maioria dos países do sul global, percebemos que, mesmo com acesso à educação superior, as mulheres ainda enfrentam mais dificuldades de inserção profissional, de igualdade de salários e oportunidades, bem como suas carreiras são muitas vezes subjugadas à interesses “familiares”, que na prática significam a dupla jornada e o trabalho não remunerado nos afazeres domésticos, bem como a educação dos próprios filhos e filhas, interesses estes mais rígidos em determinados contextos, no que diz respeito às transformações neste âmbito (familiar) que envolvam questionamentos acerca da divisão de papéis deterministas que geralmente são atribuídos a homens e mulheres. Tendo em vista esses dilemas, nosso estudo de caso se dá com um grupo de mulheres bem específico: mulheres que tiveram acesso ao ensino superior em país de contexto pós-conflito, com fortes heranças coloniais, estrutura patriarcal e economia rural. Entrevistamos mulheres - já formadas ou cursando alguma faculdade - de Timor-Leste, país do sudeste asiático. A especificidade dessas mulheres é que, em algum momento, tiveram a experiência de estudarem no Brasil, unindo assim experiências e dilemas no seu retorno ao país de origem. Essas mulheres tiveram, no acesso à educação superior em um país distante geográfica e culturalmente, a oportunidade de questionarem seu lugar social em sua “cultura” e desnaturalizaram as opressões vividas a partir dos contatos com as referências e experiências a que tiveram acesso. Isso reverbera a partir dos efeitos gerados por essa desnaturalização de práticas de violência simbólica que cristalizam o papel do patriarca e o privilegia nas relações de poder. Sem ser uma pedagogia específica, essa experiência de vida tornou-se uma pedagogia descolonizadora, que trouxe a elas o dilema do lugar da mulher na sociedade timorense e o consequente embate decorrente dessa possibilidade. A partir de entrevistas com mulheres de Timor-Leste, com roteiro pré-determinado, a pesquisa encaminha-se metodologicamente para a análise do discurso dos relatos destas mulheres, com ênfase para a percepção das relações de poder e dos efeitos gerados pelo acesso à educação superior, e como os discursos e práticas são desnaturalizados a partir de questões de memórias e experiências coletivas e individuais, permitindo, assim, que suas atuações em Timor-Leste sejam caracterizadas a partir de uma pedagogia descolonizadora.
Palavras-chave: mulheres, educação, Timor-Leste, relações sul-sul, trajetórias de vida
Caros leitores! Ao elaborarmos a proposta de dossiê para a Revista Eletrônica de Ciência Política... more Caros leitores! Ao elaborarmos a proposta de dossiê para a Revista Eletrônica de Ciência Política – RECP, tínhamos em mente um objetivo bastante específico: ajudar a promover o debate e a reflexão, por parte dos jovens pesquisadores da Ciência Política e de áreas afins, sobre o impacto que os regimes autoritários vivenciados na América Latina na segunda metade do século XX possuem no cenário político atual. Se parece evidente que as diversas ditaduras instaladas pelo continente latino-americano repercutiram, além de suas durações, nas formas de organização política, social, cultural e econômica dessas sociedades, é fato, igualmente, que romper com eventuais legados do autoritarismo desses regimes de exceção não tem sido uma tarefa fácil de ser enfrentada pelas novas democracias na região. Assim, a superação das heranças autoritárias segue sendo um desafio comum aos países do Cone Sul e da América Latina em geral. Não por acaso, enquanto nos últimos anos é possível ver o fortalecimento da causa dos direitos humanos em alguns países, tendo sido instaladas Comissões da Verdade, concedidas reparações (pecuniárias e simbólicas) às vítimas da repressão e levados a julgamento os responsáveis pelas violações praticadas por esses regimes, vemos, por outro lado, as dificuldades que persistem, em outros casos, para tratar das demandas por memória, verdade e justiça, bem como para aperfeiçoar práticas e instituições democráticas. Questionar " O que resta das ditaduras? " , nesse sentido, mais do que um incentivo à reflexão a respeito do passado recente de países como o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Chile, que passaram por ditaduras civis-militares alinhadas aos preceitos da Doutrina de Segurança Nacional (DSN), torna-se um ponto de partida interessante para a formulação de
O presente artigo enfoca a importância da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR)... more O presente artigo enfoca a importância da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR) de Timor-Leste para dois elementos essenciais à consolidação da democracia timorense: 1) a construção de uma memória coletiva sobre os conflitos vividos no país e a luta timorense pela sua independência e, 2) a resolução de conflitos e a promoção de justiça. Esses dois aspectos permitem que a identidade nacional timorense se baseie em elementos como a união nacional na luta contra o invasor (verdades e memórias sociais) e a aceitação social e política sobre a necessidade de respeito aos Direitos Humanos.
Este capítulo é uma exposição das críticas recentes feitas às teorias clássicas das transições de... more Este capítulo é uma exposição das críticas recentes feitas às teorias clássicas das transições democráticas na América Latina, tomando como base o caso do Brasil. O objetivo é explorar, de forma concisa, as críticas feitas a essas teorias e apontar os desafios teóricos e metodológicos que ainda se impõem aos pesquisadores das transições democráticas. Percebe-se que, apesar de muito pertinentes, as críticas recentes feitas às teorias clássicas ainda precisam ser embasadas em estudos que contemplem as metodologias sugeridas. Além disso, mesmo após 50 anos do golpe militar no Brasil, ainda sobram arestas a serem exploradas com pesquisas empíricas e novas percepções sobre o processo de transição democrática no Brasil.
Esta pesquisa apresenta-se com dois objetivos principais. O primeiro é registrar, com linguagem a... more Esta pesquisa apresenta-se com dois objetivos principais. O primeiro é registrar, com linguagem acadêmica, histórias conhecidas por muitas pessoas em Timor-Leste – e por interessados na política desse país – mas que, muitas vezes, são invisibilizadas e esquecidas nos registros oficiais. O segundo objetivo é realizar um estudo de caso que analise a atuação política das mulheres, entendendo-a como complexa, intencional, articulada e coletiva. A partir de uma perspectiva teórica decolonial e feminista, analiso e registro o que um grupo de mulheres fez pela causa timorense e, sob uma perspectiva sociológica, exponho essa atuação com base em elementos que caracterizam as pedagogias decoloniais e feministas, entendendo essas pedagogias como um movimento de luta e aprendizado constante e coletivo em prol de um objetivo político comum. Esta tese aborda, inicialmente, a formação política e intelectual de um grupo de mulheres que desempenhou um papel fundamental durante os anos de luta pela independência de Timor-Leste. A partir dessa formação, apresento como essas mulheres atuaram em diversos âmbitos – educacional, cultural, político-partidário e diplomático – mobilizando redes, conhecimentos e multiplicando aprendizados em torno dos ideais de libertação nacional, que elas propagavam como um direito do povo timorense, especialmente das mulheres timorenses. Como resultado da pesquisa, apresento esse processo, em diálogo com um conceito central na história política de Timor-Leste, denominando-o de “pedagogia Buibere”, que é uma forma de engajamento político que se articula com o aprendizado constante. Essa práxis entre aprendizado e luta política multiplicou os conhecimentos adquiridos por elas por meio de debates, campanhas, enfrentamentos, construção coletiva e estratégias de sobrevivência e mobilização política e diplomática que essas mulheres realizaram ao longo dos 24 anos de luta pela independência de Timor-Leste. Além disso, o registro dessas formas de ação política contribui para a valorização das histórias de vida das mulheres e para a inclusão de outras dimensões da história oficial nacional, agindo intencionalmente contra o apagamento e a invisibilização do lugar das mulheres na política.
Uploads
Papers by Camila Tribess
Palavras-chave: educação superior; mulheres; empoderamento; decolonialidade; Timor-Leste.
Palavras-chave: mulheres, educação, Timor-Leste, relações sul-sul, trajetórias de vida
Palavras-chave: educação superior; mulheres; empoderamento; decolonialidade; Timor-Leste.
Palavras-chave: mulheres, educação, Timor-Leste, relações sul-sul, trajetórias de vida