Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content
RESUMO: Este artigo apresenta a construção teórico-metodológica-experiencial de um coletivo de formadores/as no Nordeste brasileiro. A reflexão empreendida focalizou a questão metodológica da formação de educadores/as, tomando como fonte... more
RESUMO: Este artigo apresenta a construção teórico-metodológica-experiencial de um coletivo de formadores/as no Nordeste brasileiro. A reflexão empreendida focalizou a questão metodológica da formação de educadores/as, tomando como fonte principal o pensamento de Paulo Freire em diálogo com outras fontes, destacadamente o paradigma da Complexidade/Transdisciplinaridade, o pensamento do Eco-Feminismo e a abordagem da Arte-Educação. A apresentação da concepção e experiência do CENAP contém uma reconstrução de categorias-chave que oferece novas ou renovadas referências ao pensar-fazer educação/formação. ABSTRACT: This paper presents the theoretical-methodological-experiential construction of a collective of formators in Northeast Brazil. The reflection has focused on the methodology of educators forming, taking as main source the thought of Paulo Freire in dialogue with other sources, notably the paradigm of Complexity/Transdisciplinarity, the thought of Eco-feminism and the approach of Art-Education. The presentation of CENAP's concept and experience, contains a reconstruction of key-categories that offers new or renewed references to thinking-doing education/formation.
Resumo As considerações tecidas neste artigo, colocam em diálogo o pensamento freireano-apresentado através de um conjunto articulado de fragmentos de escritos diversos de Paulo Freire-, o paradigma da Complexidade / Transdisciplinaridade... more
Resumo As considerações tecidas neste artigo, colocam em diálogo o pensamento freireano-apresentado através de um conjunto articulado de fragmentos de escritos diversos de Paulo Freire-, o paradigma da Complexidade / Transdisciplinaridade e a abordagem pedagógica da Arte / Educação. Desenvolve-se uma reflexão sobre a estética freireana e a arte na educação, desdobrada em três sub-temas: a perspetiva pedagógica de Paulo Freire; a Educação como atividade estética; a Arte / Educação na formação de educadores. Em modo de conclusão, reivindica-se uma educação que busque se constituir como um espaço da formação de sujeitos críticos e criativos, de experiência estética e ética, de reinvenção poética do fazer educativo / formativo. Abstract The considerations put forward in this paper, put into dialogue the freirean thought-presented through an articulated set of fragments of Paulo Freire's various writings-, the paradigm of Complexity / Transdisciplinarity and the pedagogical approach of Art / Education. A reflection on freirean aesthetics and art in education is developed, unfolded in three sub-themes: the pedagogical perspective of Paulo Freire; Education as an aesthetic activity; the Art/ Education in the educators' forming. To the conclusion, an education is claimed that seeks to constitute as a space for the formation of critical and creative subjects, aesthetic and ethical experience, poetic reinvention of the educational / formative doing.
O texto apresenta a proposta e esboça uma reflexão em torno da experiência do Curso de Formação Aprendizagem Criativa, desenvolvida pelo autor no Programa de Formação Contínua da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da... more
O texto apresenta a proposta e esboça uma reflexão em torno da experiência do Curso de Formação Aprendizagem Criativa, desenvolvida pelo autor no Programa de Formação Contínua da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com professores/as docentes (todos os níveis de ensino), formadores/as e outros/as profissionais com intervenção nos campos da Educação (escolar e não-escolar), da Saúde e do Serviço Social. O curso vem sendo oferecido desde 2010 pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto através do Serviço de Educação Contínua (SEC/FPCE-UP), em horário pós-laboral, com duração de 27 horas presenciais, mais 54 horas de trabalho individual de cada formando/a – totalizando 81 horas creditadas. O objetivo geral do curso é prover estímulo e novas ou renovadas referências a professores/as e outros profissionais dos campos da Educação e do Trabalho Social, para responderem com criatividade a desafios de aprendizagem e comunicação postos no quotidiano da sua prática profissional. O foco do texto é colocado em uns desafios, umas possibilidades e uns efeitos da (re)criação metodológica no trabalho educativo/formativo e social-educativo, tendo como fonte inspiradora o pensamento de Paulo Freire, em diálogo com outras fontes como o pensamento da Complexidade-Transdisciplinaridade e, destacadamente, a abordagem da Arte-Educação. O propósito é contribuir à reflexão/discussão de conceções teórico-metodológicas do fazer educação, na perspetiva de fundamentar uma renovação das práticas educativas, nomeadamente em processos de formação.

TAGS: Aprendizagem Criativa; Arte Educação; Paulo Freire; Metodologias de Formação
O Centro Nordestino de Animação Popular (CENAP – Recife, Brasil), tendo atuado por mais de quinze anos no campo da formação de educadores/as sociais, desenvolveu através de uma equipa interdisciplinar de formadores/as, uma proposta... more
O Centro Nordestino de Animação Popular (CENAP – Recife, Brasil), tendo atuado por mais de quinze anos no campo da formação de educadores/as sociais, desenvolveu através de uma equipa interdisciplinar de formadores/as, uma proposta metodológica vivenciada por centenas de educadores/as e outros profissionais do trabalho social-educativo, na região nordeste do Brasil.
    A investigação sobre essa experiência – contextualizada no movimento da Educação Popular, uma prática histórica que ganhou expressão no continente latino-americano, vindo a configurar um movimento educativo e uma corrente pedagógica – foi trabalhada na perspetiva de reconstrução do sentido das práticas desenvolvidas no interior de uma inovação educativa, articulada a uma reflexão sobre os contextos e os processos sociais implicados na construção desse sentido.   
    A reflexão empreendida focalizou a questão metodológica da formação de educadores/as, tomando como fonte principal o pensamento de Paulo Freire em diálogo com outras fontes, destacadamente o paradigma da Complexidade-Transdisciplinaridade e a abordagem da Arte-Educação. Reconstruindo conceitualmente categorias chaves do pensar-fazer educação/formação e confrontando conceções pedagógicas, a reflexão descortina caminhos de renovação do pensamento e recriação das práticas educativas em processos de formação de educadores/as.
    Partindo da caracterização do modus operandi de três dispositivos pedagógicos, bem como dos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos à sua experiência, a análise busca identificar os elementos constitutivos do processo formativo, para dizer das dimensões e dos aspetos que emergiram como mais relevantes da metodologia trabalhada nessa formação e da ocorrência de um “núcleo de singularidade” na experiência em foco.
    Por fim, a investigação tratou de apreender elementos característicos e constitutivos da lógica de subjetivação em jogo, no processo de efetivação da proposta de formação do CENAP. A análise da experiência sistematizada nesse texto, aponta para possibilidades pedagógicas de superar a sujeição inerente a relações de “saber-poder disciplinar” ou de controlo difuso, presente em todos os âmbitos da vida social, tendo em vista a promoção de novas formas de subjetividade.

TAGS: Metodologias da Formação de Educadores; Pedagogia Social; Paulo Freire; Arte Educação;
Ensayo Sociológico. Herrera Farfán, Nicolás Armando / López Guzmán, Lorena. (Compiladores) Ciencia, compromiso y cambio social. Textos de Orlando Fals Borda 1a ed. - Buenos Aires: El Colectivo - Lanzas y Letras - Extensión Libros, 2012.... more
Ensayo Sociológico. Herrera Farfán, Nicolás Armando / López Guzmán, Lorena. (Compiladores)
Ciencia, compromiso y cambio social. Textos de Orlando Fals Borda
1a ed. - Buenos Aires: El Colectivo - Lanzas y Letras - Extensión Libros, 2012. 460 p. ; 15x22 cm. - (Colección: Pensamiento Latinoamericano)
2ª edición, Montevideo, 2014