Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Resenha do livro Maria Eduarda Mota Rocha (org.), Bourdieu à brasileira. Rio de Janeiro, Confraria do Vento, 2022, 388 pp.
Resenha Depois de longo tempo de espera, em 2007 foi publicada em português a principal obra de Pierre Bourdieu-A Distinção: Crítica Social do Julgamento. Originalmente publicada em francês, em 1979, La Distinction: critique sociale du jugement é resultado de uma ampla pesquisa empírica realizada ao longo dos anos 70, apoiada em farta documentação (pesquisas estatísticas, sondagens de opinião, entrevistas etc.), na qual Bourdieu recoloca o tema da luta de classes no centro do debate da teoria social crítica. E aqui a luta de classes é pensada num registro distinto da abordagem marxista tradicional. Não é só o capital econômico que está no princípio das desigualdades sociais, mas também o capital cultural, cuja lógica de aquisição e reprodução é ainda mais difícil de ser decifrada que a do capital econômico. Isso porque as precondições sociais que possibilitam a constituição e a reprodução do capital cultural são mais obscuras que as precondições que se aplicam à reprodução do capital econômico. Uma das preocupações centrais de Bourdieu é a reflexão sobre as formas de justificação, legitimação e naturalização da dominação social injusta. Todo o esforço empreendido pelo autor em sua teoria da prática, que orienta teoricamente sua pesquisa empírica sobre a estrutura de classes da sociedade contemporânea francesa levada a cabo no livro, tem como foco o desvelamento do padrão de dominação simbólica típico das sociedades centrais do capitalismo tardio que legitima a "ideologia da igualdade de oportunidades". Em A Distinção, Bourdieu toma a categoria gosto, que é percebida como uma qualidade inata de cada indivíduo, tanto na abordagem de Kant sobre a faculdade do gosto quanto no senso comum, para mostrar que o gosto, seja em suas manifestações artísticas ou cotidianas (em matéria de música, decoração, literatura, sabores de comida, esportes, lazer, roupas, turismo etc.), longe de ser uma prerrogativa do indivíduo não passível de discussão, ou nas palavras de Kant, "uma dádiva que alguns possuem e outros não", é a forma, por excelência, de "esquecimento do social". Seu objetivo, neste livro, é mostrar que os julgamentos de gostos e preferências são socialmente construídos, demonstrando a relação estreita entre o gosto e a classe social. O princípio da distinção nas sociedades modernas é construído a partir da familiaridade e naturalidade dos indivíduos e grupos sociais com a cultura legítima. Nessa perspectiva,
Revista NUPEM
Leena Alanen é um dos principais nomes da Sociologia da Infância de Língua Inglesa. Seu pensamento sustenta a Sociologia da Infância Estrutural-relacional e traz para o debate conceitos e ideias desenvolvidas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, para o qual as gerações não se definem apenas em termos de idade, mas dependem das relações. A proposta da autora neste texto publicado em sueco em 2009 e que agora apresentamos em português ao conjunto de pesquisadores brasileiros e portugueses é reafirmar a abordagem relacional da Sociologia da Infância e trazer para o Estudo da Infância os conceitos desenvolvidos por Bourdieu, constituindo o “campo”, por exemplo, como objeto de estudo sociológico e um conceito útil também para o desenvolvimento dos Estudos Sociais das Crianças e da Infância. Para além dos elementos teóricos oferecidos pela teoria de Bourdieu, Alanen destaca a análise dos campos, das posições ocupadas por cada um de seus integrantes, bem como do papel desempenhado por e...
Revista Sem Aspas
A face quantitativa dos trabalhos empíricos de Bourdieu são um aspecto essencial de sua obra, parte intrínseca do desenvolvimento de seu modelo teórico-metodológico. O presente artigo revisita as análises estatísticas presentes nos trabalhos de Pierre Bourdieu e apresenta como elas se disseminam no Brasil. Verifica-se como as Análises de Correspondência (AC) e Análise de Correspondência Múltipla (ACM) são ferramentas de análises de dados capazes de expressar a visão do autor sobre a realidade social. Apresenta-se o compromisso do autor com a quantificação e a formalização matemática e como a modelagem geométrica de dados “a la Bourdieu” é utilizada no Brasil.
Il y a sept cent ans, en juillet 1223, le pape Jean XXII canonisait en Avignon saint Thomas d’Aquin. Cet article expose le contexte, les enjeux et les conséquences de cet acte. Dans un premier temps, il présente les démarches institutionnelles qui ont abouti à la canonisation, ainsi que certains travaux destinés à laver le futur saint des soupçons qui pesaient sur sa doctrine depuis les condamnations de la fin du XIIIe siècle. Après un brève description de la canonisation elle-même, l’article signale quels en étaient les enjeux dans le contexte de l’époque, marqué notamment par le conflit sur la pauvreté évangélique, avant d’en présenter quelques conséquences : la doctrine de saint Thomas est non seulement totalement réhabilitée mais elle jouit désormais d’un statut privilégié dans l’Église universelle.
Artigo Científico, 2023
O drama da Ucrânia e o uso de sanções econômicas como arma de guerra, 2023
النقد النسوي في النتاج العربي, 2010
Mysteries of Reality: Dialogues with Visionary Scientists, 2020
En la España Medieval, 2023
Laje, v. 3, n. 1, 2024
HortTechnology, 2011
Archaeologia Adriatica
Journal of Climate, 2006