Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016, Revista (Con)textos Linguísticos
O manuscrito aborda a problematica das desigualdades sociais da infância no Brasil. A partir da perspectiva socio-historica, apresenta e analisa configuracoes vividas pelas criancas durante a infância, entre elas a escolar, a familiar e a do mundo do trabalho. No debate, as configuracoes sao compreendidas como dinâmicas humanas relacionais inclusivas e excludentes. Para a producao da narrativa, assume como empiria imagens da infância registradas no formato de pinturas e de fotografias. As imagens colocam em circulacao testemunhos mudos e silenciados que carregam sentidos das representacoes sobre os problemas de desigualdades e exclusoes sociais praticados em diferentes configuracoes, territorios e temporalidades da infância.
Revista de História, 1999
Estudos de Psicologia (Campinas), 2015
Considerando o contexto brasileiro de ampla desigualdade social, o objetivo central desta pesquisa foi investigar como tal dado impacta na permanência escolar de estudantes, em sua maioria de origem popular, em uma escola federal de ensino médio/técnico da cidade do Rio de Janeiro. Os referenciais teóricos utilizados foram o da Psicologia da Libertação, da Psicologia Socio-histórica e da Análise Institucional. Foram investigadas as condições de permanência de estudantes de classes populares do ensino médio técnico. Foi realizada uma pesquisa-ação, com questionário, grupo focal e observação participante com estudantes. Foi dada atenção às diversas informações obtidas quanto aos enfrentamentos cotidianos vividos pelos estudantes. A partir da análise de conteúdo, os resultados revelaram que os participantes reconhecem a existência de dificuldades, das mais diversas ordens, sendo as mais mencionadas, o cansaço e a distância entre a residência e a escola, além de problemas de aprendizage...
2012
Como citar: LIPOVETSKY, Nathália; SILVA, M. A. F. E. Classe econômica: a desigualdade social na escola. In: Mariá Brochado; Adla Betsaida; Maria Fernando Salcedo. (Org.). Educação para direitos humanos : diálogos possíveis entre a pedagogia e o direito. 1ed.Belo Horizonte: UFMG PROEX, 2012, v. , p. 143-155.
2009
Os ideais da igualdade surgem num contexto historico preciso e correspondem a uma nova concepcao de justica que funda e organiza as sociedades modernas.1 Como esclarecem Fitoussi e Rosanvallon (1997): “A igualdade e um projecto, um principio de organizacao que estrutura o devir de uma sociedade. [...] O principio de igualdade [...] e um movimento atraves do qual a sociedade procura libertar, ainda que parcialmente, os individuos da sua historia para lhes permitir enfrentar melhor o seu futuro, abrindo-lhes um leque de escolhas que certas circunstâncias do seu passado restringiram em demasia. A ideia de igualdade instaura um combate contra o determinismo, a explicacao linear do futuro pelo passado.” (pp. 64-5). Historicamente, no debate dos principios orientadores dos sistemas publicos de ensino passou-se da ideia inicial de igualdade a de equidade e a de igualdade de oportunidades foi dando lugar a de igualdade de resultados.
Boletim Abiodum, 2021
ReACT - Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 2022
Educação Políticas Estruturação e Organizações 10, 2019
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
RiMe. Rivista dell'Istituto di Storia dell'Europa Mediterranea 2022
Rivista di Archeologia Cristiana, 2023
Biblica, 2023
Quellen und Forschungen aus italienischen Archiven und Bibliotheken, 2022
RePEc: Research Papers in Economics, 1999
Dr. Ben Alexandre MPOZEMBIZI, 2023
Discourse & Communication, 2024
Journal of Korean Studies , 2017
Bulletin of the Australian Centre for Egyptology, 2016
Law Enforcement Executive Forum
Energy Conversion and Management, 2017
Materials Research, 2013
Innovaciones de Negocios, 2021
Rwanda Journal of Medicine and Health Sciences
Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry, 2014
Journal of Education, 2019