A cultura grega em diversos aspectos: sociais, políticos e religiosos propagou-se por diversas regiões do mundo antigo e fundiu-se a culturas de outros povos, depois das conquistas de Alexandre Magno.
RESUMO O presente texto é uma reflexão para a atuação de professores em salas de aula do ensino básico a partir de uma compreensão alargada da expressão interesse do aluno. Como docentes orientadoras do Programa Residência Pedagógica... more
RESUMO O presente texto é uma reflexão para a atuação de professores em salas de aula do ensino básico a partir de uma compreensão alargada da expressão interesse do aluno. Como docentes orientadoras do Programa Residência Pedagógica (2018-2019), pudemos observar que uma das mais frequentes preocupações dos professores e dos nossos alunos residentes ao longo da sua atuação na escola é aproximar as experiências e vivências dos alunos dos conteúdos, habilidades e competências que se pretendem ensinar. Buscaremos delimitar alguns significados e pressupostos dessa preocupação, em que a noção de interesse do aluno parece ocupar um lugar proeminente. Tentaremos apresentar e defender um alargamento desta noção, incluindo nela os interesses comuns, partilhados, públicos ou publicizáveis dos alunos na medida em que são estudantes. Defenderemos que é esta noção alargada que precisa ser levada em conta pelas estratégias de aproximação entre as experiências e vivências dos alunos e os conteúdos, habilidades e competências escolares. Ater-se apenas aos interesses particulares ou mais subjetivos dos alunos é, em primeiro lugar, um procedimento inviável; em segundo lugar, significa incentivar cada vez mais os indivíduos a operarem em suas bolhas privadas, privando-os de compartilhar um espaço comum, por princípio igualitário, o que proporcionaria um processo comunitário de formação humana.
Palavras-chave: Residência Pedagógica; interesse do aluno; conhecimento escolar.
Os textos reunidos neste livro são resultado de conferências, mesas-redondas e oficinas realizadas durante o I Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, ocorrido em setembro de 2011, na Escola de Comunicações e... more
Os textos reunidos neste livro são resultado de conferências, mesas-redondas e oficinas realizadas durante o I Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, ocorrido em setembro de 2011, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O seminário propiciou trocas de experiências entre professores do Ensino Superior e da Educação Básica, estudantes, pesquisadores e artistas. A primeira parte do livro é composta por textos dos professores João-Francisco Duarte Júnior, Maria Lucia Souza de Barros Pupo, Monica Baptista Sampaio Tavares, Regina Machado e Roberto Alfredo Pompéia, além do depoimento da ceramista Shoko Suzuki. A segunda parte do livro traz os relatos das Oficinas Multidisciplinares: Corpo e Modelagem, por Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, Aparecida Regina dos Santos e Sirlene Maria Giannotti; Desenho e Gravura, por André Luiz Yassuda, Andreia Teles Felix e Moacir Jose da Rocha Simplício; Literatura e Arte, por Alberto Roiphe e Betania Libâneo Dantas de Araujo e Narração de Histórias, por Patrícia Ribeiro de Almeida e Vinícius Souza de Azevedo. Para finalizar, o ator educador Luiz Carlos Ribeiro dos Santos descreve a Vivência Coletiva que desenvolveu com os participantes.