Objetivos Gerais
|
O objetivo maior (a missão) do curso é formar licenciados com um perfil esculpido na interseção entre a criatividade e as ciências e tecnologias da computação.
Pretende-se, pois, qualificar recursos humanos ao nível de licenciatura com uma formação sólida e abrangente em Computação Criativa que lhes permita dar resposta não só às necessidades das empresas e de outras organizações, mas também aos problemas de natureza multidisciplinar que apelam ao trabalho em equipa e à confluência dos domínios da computação, do design, da arte e, eventualmente, de outras áreas criativas do conhecimento.
Os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual estarão preparados para enfrentar os grandes desafios contemporâneos colocados pela emergência revolucionária da inteligência artificial e da realidade virtual em todas as áreas do saber, tendo sempre presentes as implicações sociais, económicas, éticas e legais que resultam do uso das ciências e tecnologias da computação.
|
Competências
|
No final do curso, os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual estarão dotados de um conjunto aberto e multivariado de conhecimentos no domínio da computação, que lhes permitirão resolver problemas de natureza criativa e tecnológica e que exijam sentido crítico e capacidades de análise e de síntese.
Em concreto, os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual (CCRV) possuirão um leque vasto de competências e capacidades, nomeadamente: - Interfaces humanas com o computador. A interação humana com o computador está no centro da transformação digital. Esta licenciatura fornece as competências necessárias para planear, projetar e programar essas interfaces e permite combinar o conhecimento técnico de programação com a experiência criativa em design de interfaces com o utilizador, design de jogos, tecnologias web, programação móvel e realidade virtual e aumentada. - Design e desenvolvimento de jogos digitais. A indústria dos jogos digitais é uma das mais lucrativas a nível internacional. Este curso proporciona aos seus licenciados as competências e os conhecimentos necessários para desenhar e desenvolver jogos digitais, quer a nível criativo quer a nível tecnológico, incluindo fundamentos do design e do design de interação, boas práticas da programação multi-propósito, programação gráfica e renderização 3D, comunicações em redes de computadores, inteligência artificial e interação humana com o computador. - Realidade virtual e aumentada (RV/RA). O rápido crescimento no desenvolvimento de aplicações comerciais para realidade estendida (XR) tem levado empresas de todos os setores a procurar designers, programadores e engenheiros com competências em RV/RA/XR. Prevê-se que o mercado de XR a nível global atinja os 400000 milhões de dólares em 2025. Um dos propósitos do curso de CCRV é dotar os seus licenciados com competências criativas e tecnológicas em XR para fazer face às necessidades da indústria e da sociedade em geral, nomeadamente: modelação 3D, iluminação e renderização 3D, animação computacional, captura de movimento, composição digital, bem como programação holográfica em óculos de realidade aumentada. - Inteligência artificial generativa (IAG). A inteligência artificial generativa é uma das alavancas da transformação digital. O curso de CCRV tem por objetivo dotar os seus licenciados com competências na aplicação da IAG a vários domínios do conhecimento, incluindo arte, biologia, gestão, engenharia e negócios. Para isso, os licenciados deverão ser capazes de ter um conhecimento profundo da IAG, do seu impacto na produtividade e na automatização dos fluxos organizacionais, na pesquisa de dados, bem como os riscos e as questões éticas subjacentes à utilização de inteligência artificial em empresas e outras organizações.
Refira-se ainda que os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual ficam capacitados a ingressar num segundo ciclo de estudos em Computação, em Design, ou área afim.
|
Saídas Profissionais
|
Estas competências e capacidades são muito procuradas, para não dizer urgentes, na indústria. Dado o carácter multidisciplinar do curso, os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual encontrarão oportunidades de carreira em diversas áreas do conhecimento, incluindo: - Desenvolvimento web e aplicações; - Experiência digital interativa; - Desenvolvimento de produtos inteligentes; - Internet das coisas; - Desenvolvimento e design de jogos digitais; - Visualização de fenómenos naturais e alterações climáticas; - Desenvolvimento de sistemas de realidade virtual e realidade aumentada (e.g., cirurgia médica).
Antevê-se que os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual venham a desenvolver vários perfis profissionais, entre os quais se contam os seguintes: - Programador/tecnólogo criativo; - Programador/engenheiro de software; - Designer de aplicações móveis; - Programador de aplicações móveis; - Designer de aplicações web; - Programador de aplicações web; - Designer multimédia; - Artista digital; - Artista 3D; - Designer de interfaces com o utilizador; - Designer de experiência com o utilizador (UX); - Designer de jogos digitais; - Programador de jogos digitais; - Designer XR; - Programador XR; - Programador de IA; - Investigador em computação criativa; - Professor em computação criativa; - Empresário da indústria criativa.
Relativamente às principais empresas empregadoras, diria que o perfil destes licenciados é transversal a todos os setores de atividade, com destaque para as seguintes: - Indústrias criativas (em geral); - Indústria cinematográfica, a de animação em particular; - Indústria de jogos digitais; - Indústria da realidade virtual; - Indústria de instrumentação médica; - Indústria aeronáutica; - Indústria automóvel; - Indústria naval; - Indústria de armamento; - Indústria de formação profissional baseada em simuladores; - Indústria farmacêutica.
|
Infraestruturas
|
- Laboratório da Tecnologia da Linguagem Humana (LABTECH), Departamento de Informática. - Cinubiteca, Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA). Sala de cinema para visionamento e discussão de filmes. - Laboratórios de Multimédia, Departamento de Artes. Estes laboratórios destinam-se à produção e reprodução de obras multimédia. - Ateliê de Design Gráfico, Departamento de Artes. Este espaço destina-se à edição de som e imagem, acesso à Internet e impressão de grandes formatos. - Creative Lab, Departamento de Informática e Departamento de Artes. Este espaço destina-se ao design e desenvolvimento de atividades e projetos criativos. - Media Lab, Departamento de Informática. Este laboratório dedica-se à investigação e ao desenvolvimento em computação gráfica e realidade virtual. Todos os laboratórios estão equipados com material especializado e genérico, incluindo desktops, laptops, PDAs, impressoras, óculos de RV/RA, mesas táteis e digitalizadoras.
|