Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
92 resultado(s)
Página 2 de 10
Resumo

A proposta de pesquisa jornalística está vinculada ao Projeto Inicial (PI) intitulado "Desvendando a assimetria do andar em pacientes com Doença de Parkinson: dos mecanismos neurais e motores à reabilitação: AsymmGait-Parkinson study" - processo 22/02971-1, o qual tem como objetivos revisar sistematicamente na literatura os efeitos da assimetria na locomoção e seus mecanismos em pacientes com Doença de Parkinson; determinar fatores clínicos, pessoais, neurais (tamanho, forma e funcionalidade das estruturas cerebrais, e concentração de ferro determinados através da imagem de ressonância magnética), sanguíneos (quantificação da concentração de partículas metálicas) e motores associados a assimetria do andar em pacientes com Doença de Parkinson; e investigar o efeito agudo e crônico de intervenções motoras e não motoras na assimetria do andar em pacientes com Doença de Parkinson. Os resultados deste estudo possibilitarão elucidar os mecanismos que causam a assimetria do andar na Doença de Parkinson e desenvolver assertivamente estratégias para um programa de reabilitação para a assimetria do andar. Desta forma, a divulgação do conhecimento científico produzido no projeto AsymmGait-Parkinson study para a sociedade é uma grande iniciativa que proporcionará grande impacto, possibilitando que o conhecimento produzido na Universidade rompa as fronteiras da comunidade científica chegando até a população de maneira geral e expandindo para além do ambiente acadêmico o alcance dos achados do projeto de pesquisa. O projeto em questão tem potencial para atualizar e avançar no conhecimento sobre a assimetria na Doença de Parkinson e modificar a forma de tratamento. Assim, divulgar o conhecimento produzido neste projeto para a sociedade terá grande impacto. Ainda, esta é uma excelente oportunidade de formação para os estudantes vivenciarem as atividades da pesquisa científica e se tornarem produtores de conteúdos de divulgação científica.

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica inventaria e analisa um conjunto de documentos presentes no Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio, que datam do período em que D'Ambrosio trabalhou nos Estados Unidos (1964-1972). Personagem reconhecido internacionalmente como o criador da Etnomatemática, foi uma eminente figura de diversas áreas do conhecimento, como a História da Matemática e a História das Ciências. Soma-se a isso suas contribuições para estudos interdisciplinares, envolvendo não apenas diferentes disciplinas científicas, mas também mobilizando aspectos culturais, sociais e educacionais. O presente projeto, utilizando referências do campo historiográfico, incluindo, entre outros, os trabalhos de Chartier (2016), Latour (2000) e Sirinelli (2003), busca responder à seguinte questão: "Quais redes de sociabilidade foram construídas por Ubiratan D'Ambrosio durante a sua atuação nos Estados Unidos (1964-1972)?" Tem-se, por hipótese, que tais redes favoreceram a constituição desse professor como referência internacional para a pesquisa em Educação Matemática no Brasil.

Resumo

O objetivo do projeto é estruturar um podcast voltado para inteligência artificial sob responsabilidade do BI0S - Brazilian Center of Data Science, apoiado pela FAPESP no Processo 2020/09838-0. O BI0S vem tendo uma atuação em ciência de dados, incluindo o uso de big data, inteligência artificial e aprendizado de máquina para resolver problemas da sociedade relacionados a suas 3 trilhas de pesquisa: Agro, Saúde e Método. Para isso reúne uma equipe interdisciplinar envolvendo pesquisadores de ciência básica e aplicada, assim como profissionais próximos ao setor produtivo. O BI0S é uma estrutura capaz de gerar conhecimento e transmiti-lo na forma de educação formal e também através de atividades não-formais, envolvendo divulgação científica, comunicação em mídias sociais e eventos.A inteligência artificial já está impactando a vida de todos nós e vai impactar ainda mais no futuro próximo. A mudança terá consequências severas sobre a sociedade e suas próprias bases, como democracia, emprego e meios de produção, entre outros. É fundamental que uma maior parcela da sociedade possa entender, discutir e opinar sobre como essa mudança ocorre, com melhor capacidade para fazer escolhas conscientes no que tange às implicações futuras desse campo do conhecimento em suas vidas.As pessoas precisam entender antes de tudo o que é e como funciona a inteligência artificial. Por que ela se tornou tão presente em nossas vidas? Como as máquinas "aprendem"? O que significa esse aprendizado? Como um computador pode conversar com um humano em linguagem natural? Como a sociedade pode limitar as consequências da adoção indiscriminada de ferramentas de inteligência artificial?Os bolsistas deverão no período de 6 meses propor a estrutura geral do podcast, roteirizar e produzir episódios iniciais, que serão reportados dentro dos prazos propostos. Tendo sucesso nessa primeira etapa, esperamos manter um podcast periódico, abordando diferentes aspectos de inteligência artificial e também a produção de vídeo reels para mídias sociais.

Resumo

Esta proposta de pesquisa jornalística objetiva realizar a divulgação científica no âmbito do projeto temático Experiência Arquigrafia 4.0, o qual parte de quatro questões críticas sobre a Internet atual e o horizonte de desenvolvimento da Web 4.0, promovendo um enriquecimento mútuo com relação à experiência sensível cotidiana e à construção, organização, representação e recuperação de conhecimentos sobre as cidades no presente, na memória e nos anseios projetuais para o amanhã. Com o intuito de chegarmos aopúblico geral, indo para fora dos muros da universidade, produziremos conteúdo para diferentes mídias sociais, como Instagram e Facebook. Dessa maneira, pretendemos dar mais visibilidade ao que é realizado no referido projeto.

Resumo

O Projeto Pauliceia 2.0 - Fase 2 dá prosseguimento a uma primeira fase do projeto, que foi desenvolvido de fevereiro de 2017 a janeiro de 2019. Assim, o presente projeto mantém o ompromisso com a produção de conhecimento sobre ahistória de São Paulo a partir da Plataforma Web produzida na Fase 1. A Fase 2 propõe a otimização da Plataforma existente, bem como atividades que visam a expansão espaço-temporal das pesquisas. O(a) bolsista em questão ficará responsável pelo componente historiográfico de parte da expansão espacial do alcance do geolocalizador de endereços da plataforma, no que atuará em estreita colaboração com o(a) bolsista que se ocupará da parte restante (área 2 - Plano número 4) e com o(a) bolsista TT1 da área de computação que se ocupará das questões tecnológicas da expansão do uso do geolocalizador (Plano número 2).

Resumo

A análise e previsão de crimes em ambientes urbanos apresentam desafios significativos do ponto de vista da ciência de dados. Esses desafios incluem a dependência temporal dos dados, a organização natural em um grafo de ruas, uma alta granularidade (até o nível de segmentos de rua) e a natureza esparsa dos dados no tempo e no espaço. Este projeto se concentra na investigação e implementação de um modelo preditivo capaz de abordar essas complexidades. A principal abordagem adotada envolverá o uso de redes neurais espaço-temporais em grafos no estado-da-arte. Além disso, serão exploradas técnicas de interpretação de modelos, com o objetivo de analisar questões éticas relacionadas ao uso desses modelos na prevenção de crimes urbanos.

Resumo

Este projeto tem como objetivo construir e validar um protótipo de uma plataforma multifuncional para a empresa Endless Green. Esta estrutura irá propiciar uma metodologia de valoração de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), bem como, tornar o acesso ao mercado voluntário de carbono um processo abrangente e inclusivo. Atualmente, os altos custos na certificação/projeto, tornam esse mercado elitista, limitando o acesso a poucos atores. Pensando em contornar essas dificuldades, está sendo validada uma metodologia inovadora e acessível, utilizando Tecnologia da Informação (TI) como ferramenta para maximizar a coleta de dados e minimizar os gastos envolvidos. Além da perspectiva do sequestro de carbono, também considera-se outras variáveis ambientais, tais como: a preservação da água, dos biomas e das espécies nativas, além da adoção de práticas de agricultura de baixo carbono para minimizar impactos ambientais. Outro fator que é levado em conta são os aspectos sociais que buscam valorizar a participação das comunidades e promover a sustentabilidade social nas áreas envolvidas de ESG. Espera-se que os resultados atingidos nesta fase possam contribuir para dar continuidade numa possível fase II. O Grupo tem expectativas de tornar a empresa uma das referências no mercado de carbono. (AU)

Resumo

A contaminação do meio ambiente por partículas de plástico [isto é, partículas < 5 mm de tamanho conhecidas como microplásticos (MPs)] emergiu como uma das questões mais proeminentes atualmente enfrentadas pelas agências ambientais governamentais em todo o mundo. Embora essas partículas geralmente tenham baixa toxicidade, elas são altamente persistentes e sua capacidade de sorver substâncias tóxicas e lixiviar seus aditivos tem potencial para alterar o destino ambiental e a ecotoxicidade dessas substâncias. Os materiais plásticos utilizados no setor agrícola são uma das principais fontes de MPs em águas doces, e substâncias como pesticidas podem estar associadas a essas partículas gerando consequências desconhecidas no meio ambiente. Os agrotóxicos estão entre os maiores desafios à sustentabilidade no modelo do agronegócio e as implicações ambientais dos agrotóxicos provavelmente são afetadas pela presença de MPs. Um desafio contínuo para entender o destino ambiental dos pesticidas são os processos que influenciam sua sorção em partículas na fase aquosa, e essas partículas agora incluem a presença de MPs. Neste projeto, propomos uma abordagem multidisciplinar para investigar como pesticidas e microplásticos influenciam mutuamente e individualmente seu destino, transporte e toxicidade no solo e nos ecossistemas de água doce. Tanto os agrotóxicos quanto os MPs são contaminantes ambientais de alta relevância em águas doces de países como o Brasil, que combinam grandes regiões de produção agrícola intensiva que têm fortes impactos na prestação de serviços ecológicos desses ambientes. O projeto experimental integrativo e inovador incluirá (1) experimentos de laboratório e mesocosmos para entender melhor a sorção/dessorção de pesticidas a MPs sob diferentes condições ambientais, presença de biofilmes, aditivos plásticos, etc. e (2) testes toxicológicos chave para avaliar biodisponibilidade, efeitos comportamentais e concentração letal causados pela associação desses contaminantes aos organismos, além dos efeitos sobre funções e serviços ecossistêmicos.

Resumo

A percepção da segurança urbana está intimamente relacionada com a criminalidade urbana. É de extrema importância compreender a percepção de segurança em contextos urbanos, uma vez que a qualidade de vida dos residentes pode ser melhorada através da compreensão dos seus fatores. Atualmente, a criminalidade urbana afeta o mundo inteiro; em algumas cidades é mais prevalente do que em outras, e os vizinhos são sempre os mais afetados. É por isso que existem grandes esforços para compreender as causas deste fenômeno sociológico. As organizações mais interessadas são os governos e a polícia de cada país. O atual estado da arte em matéria penal determina os fatores causais que permitem a uma pessoa cometer um crime: pobreza, falta de alimentos e ambiente. Há uma clara necessidade de métodos avançados e adaptáveis para encontrar estes fatores causais e compreender melhor o fenómeno do crime. A realidade mista é uma tecnologia que combina elementos do mundo real e virtual para criar experiências imersivas e colaborativas. Este projeto visa utilizar a realidade mista para analisar a percepção de segurança urbana. Aproveitando o potencial da realidade mista, procuramos gerar novos dados, como os gestos e expressões faciais de uma pessoa ao visualizar a imagem de uma rua, para compreender as variáveis mais importantes que influenciam se uma rua é mais perigosa do que outra. Uma fase subsequente envolve a integração de um sistema com óculos de realidade mista para utilizá-lo em tempo real e prever se uma rua é arriscada. (AU)

Resumo

As raias são mesopredadores importantes do ecossistema marinho, regulando a população das suas presas e garantindo, assim, a qualidade genética da biodiversidade e a saúde dos oceanos. As raias também possuem importância socioeconômica para comunidades de pescadores e para a cadeia produtiva do mergulho recreativo. Embora sejam capturadas por diferentes tipos de pescarias, as raias são susceptíveis à sobrepesca devido às suas características biológicas intrínsecas. Atualmente estão entre os grupos de vertebrados mais ameaçados de extinção no planeta (36% das espécies), sendo alvos prioritários para ações de pesquisa e conservação no mundo. A baixa resolução taxonômica dos desembarques pesqueiros e a falta de pesquisas direcionadas ao grupo dificultam sobremaneira a compreensão da biologia das espécies de raias na costa brasileira. Neste contexto, o projeto em tela tem os seguintes objetivos: i. investigar, por meio de um programa de ciência cidadã, a ocorrência e a abundância relativa de raias em três sistemas insulares protegidos do Estado de São Paulo (Arquipélago de Alcatrazes, Laje de Santos e Ilha da Queimada Grande), buscando identificar os principais fatores abióticos (preditores) que influenciam a presença das espécies nessas áreas de estudo; ii) descrever a dinâmica espacial e temporal das raias manteiga (Dasyatis hypostigma) e borboleta (Gymnura altavela) no Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes, combinando telemetria acústica com estéreo-filmagens remotas com isca (BRUV). A proposta irá produzir conhecimentos inéditos sobre a ecologia de raias em importantes Unidades de Conservação Marinhas do sudeste do Brasil, com vistas a contribuir com a gestão adaptativa dessas áreas. (AU)

|
92 resultado(s)
Página 2 de 10
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção