Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
97 resultado(s)
Página 4 de 10
Resumo

A pessoa bolsista nível TT1 estará dedicada à reengenharia e desenvolvimento da ferramenta Visu. Isso inclui o estudo de técnicas avançadas de visualização da informação e a realização de atividades de desenvolvimento de software. A pessoa bolsista deverá também participar de atividades de produção e disseminação científica e tecnológica.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é examinar as possíveis implicações nos conceitos de justiça e democracia, centrais às atividades do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando suas práticas cotidianas passam depender de ferramentas de inteligência artificial para o manejo dos processos e da jurisprudência. Para isso, sugiro um investimento etnográfico em duas frentes principais, relacionadas entre si: 1. Nas iniciativas de inovação voltadas à implementação de ferramentas de IA no Superior Tribunal de Justiça, com especial atenção às aplicações no manejo das robustas bases de dados de acórdãos, matéria-prima elementar à feitura da jurisprudência; 2. Nos esforços de inovação e de regulação promovidos pelo poder legislativo e por órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - que afetam muito diretamente as rotinas e procedimentos adotados pelo STJ - particularmente os referentes às potencialidades e aos riscos da IA nos modos de se ver e de se fazer jurisprudência.

Resumo

O Projeto Pauliceia 2.0 - Fase 2 dá prosseguimento a uma primeira fase do projeto, que foi desenvolvido de fevereiro de 2017 a janeiro de 2019. Assim, o presente projeto mantém o compromisso com a produção de conhecimento sobre a história de São Paulo a partir da Plataforma Web produzida na Fase 1. A Fase 2 propõe a otimização da Plataforma existente, bem como atividades que visam a expansão espaço-temporal das pesquisas. O(a) bolsista em questão ficará responsável pelo componente historiográfico de parte da expansão espacial do alcance do geolocalizador de endereços da plataforma, no que atuará em estreita colaboração com o(a) bolsista que se ocupará da parte restante (área 2 - Plano número 5) e com o(a) bolsista TT1 da área de computação que se ocupará das questões tecnológicas da expansão do uso do geolocalizador (Plano número 2).

Resumo

Cientista de Dados com ênfase em Inteligência Artificial: responsável pelo desenvolvimento dos scripts de programação do projeto e sua articulação às diferentes redes que alimentarão o acervo dinâmico de arte, arquitetura e design, fruto da pesquisa desenvolvida no Projeto Temático Acervos Digitais e Pesquisa: arte, arquitetura e design.No âmbito do Projeto Temático Acervos Digitais e Pesquisa, este bolsista investigará métodos de classificação e catalogação de obras artísticas, arquitetônicas e de design com recursos de Inteligência Artificial, buscando compreender as novas possibilidades de arranjos e organização do conhecimento histórico pelas IAs e contribuindo para a discussão sobre métodos baseados em visão computacional na formação de um discurso crítico no campo das Humanidades Digitais.Plano de atividades:O bolsista terá as seguintes funções no projeto ao longo de 24 meses:Coleta de dados: construir scripts para busca e recuperação da informação em APIs, incluindo processamento de imagem para análise de grandes coleções de vídeos ou imagens estáticas;REST de mídias sociais com maior ênfase em ambiente Wikidata e Wikimedia Commons;Tratamento dos dados: construir scripts para normalização, limpeza e transformação dos dados e modelagem de banco de dados para armazenamento dos dados coletados;Modelos de Aprendizagem de Máquina: modelagem, customização, parametrização e disponibilização em ambiente de produção de modelos de aprendizagem de máquina, com maior ênfase em modelos deep learning e eventualmente LLMs em tecnologia universo Python (TensorFlow e Pytorch). A depender das demandas de experimentação do projeto, modelos mais simples providos por bibliotecas como Sci- kit Learn e Sci-kit Imagem serão utilizados;Carga de dados: interface com API-REST do software livre WordPress para entrega dos dados processados e consumo por aplicação de gestão da informação de acervos digitais Tainacan (https://wordpress.org/plugins/tainacan/).

Resumo

No Brasil, os principais responsáveis pelo avanço da Ciência e Tecnologia estão nas instituições universitárias, tendo seu financiamento quase totalmente dependente do apoio financeiro do Governo. Além de compartilhar conhecimento com a sociedade, é crucial assegurar que as pesquisas conduzidas nas universidades e centros de pesquisa alcancem os tomadores de decisão, uma vez que a falta de financiamento impede a continuidade da pesquisa e inovação.O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), estabelecido em Botucatu/SP em 1993, é um exemplo desse comprometimento. Ao longo de sua existência, diversas pesquisas foram conduzidas, destacam-se o desenvolvimento de dois biofármacos utilizando venenos animais: o biopolímero heterólogo de fibrina e o soro antiapílico. Em 2018, o CEVAP obteve financiamento para a construção do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CTS-CEVAP) no Campus da UNESP em Botucatu. Esse projeto inovador no país visa superar o desafio conhecido como "vale da morte", referindo-se a moléculas com potencial terapêutico que são descobertas, mas não chegam ao mercado.A proposta atual tem como principais objetivos divulgar as iniciativas da equipe do CTS-CEVAP para o público em geral e atrair a atenção de possíveis financiadores, tanto públicos quanto privados, destacando a necessidade de investimentos em Ciência e Tecnologia. Para atingir esses objetivos, serão utilizados meios de comunicação de massa, como jornais e rádio, além da internet, por meio das redes sociais e do site do CEVAP (www.cevap.unesp.br).

Resumo

Os elasmobrânquios, com ciclos de vida classificados como K-estrategistas, têm sua suscetibilidade aumentada pelas pressões antrópicas, como sobrepesca direta e indireta (espécies alvo e "by-catch") e degradação ambiental, principalmente da região costeira. Em vista disso, as Áreas Marinhas Protegidas têm papel fundamental para a proteção de raias e tubarões. A raia-chita (Aetobatus narinari) é um mesopredador demersopelágico, que se alimenta principalmente de moluscos, funcionando como importante elo das teias tróficas marinhas. Ocorre de norte a sul do Brasil e, segundo a IUCN, está ameaçada de extinção, mas há poucas informações sobre sua estrutura populacional e seu uso e/ou permanência em áreas costeiras do país, sendo classificada como com "Dados Deficientes (DD)" pelo ICMBio. Para subsidiar o conhecimento sobre a utilização de habitat em duas regiões insulares (Fernando de Noronha (PE) e Ilha Anchieta (SP)), os objetivos deste projeto são: identificar e quantificar os indivíduos de A. narinari que utilizam as duas áreas; validar a permanência de indivíduos nas duas áreas e; disponibilizar informações sobre padrões de ocupação, recorrentes ou não, da espécie. Será utilizada a fotoidentificação manual e por software de livre acesso, em imagens já disponíveis de duas fontes que envolvem ciência cidadã, tomadas no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e no entorno do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Em literatura, os métodos escolhidos resultam em mais de 85 % de acerto no reconhecimento e identificação das raias-chita, e poderão ser comparados na análise dos resultados, subsidiando o entendimento de uso de áreas, o manejo e a conservação da espécie.

Resumo

Este projeto de treinamento técnico-científico tem por objetivo produzir e divulgar dados que possibilitem analisar a correlação entre o aumento do número de espaços de culto evangélicos, a expansão da fronteira agrícola (cultivo de grãos) e o aumento do número de autodeclarados evangélicos no contexto nacional. Para evidenciar o processo, propomos uma comparação por mandato presidencial no Brasil pós-Constituinte. Utilizando algoritmos espaciais operacionalizados no software QGIS e linguagem de programação Python, o projeto pretende criar painéis dinâmicos abertos à consulta pública disponível on-line.A pesquisa utilizará as bases de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ para a localização dos espaços de culto evangélicos, a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS para o acompanhamento do número de templos criados por ano e nos estados e municípios, o Censo do IBGE 2022 para quantificar o número de autodeclarados evangélicos, bem como para verificar os fluxos migratórios internos, além do Censo Agropecuário do IBGE para o delineamento da fronteira agrícola brasileira, em expansão.

Resumo

As muitas iniciativas para ampliar a participação de mulheres na pesquisa implementadas por universidades, agências de apoio à pesquisa, associações profissionais, entre outras, indicam a importância que essa questão assumiu no espaço científico. Mais recentemente, certificações dirigidas às universidades para reconhecer e incentivar essas iniciativas se disseminaram por diferentes partes do mundo. Como explicar seu surgimento e sua difusão? Essa pesquisa mobiliza as contribuições da literatura sobre isomorfismo institucional e da sociologia do ativismo e dos movimentos sociais, articuladas a uma perspectiva de gênero, para estudar a produção da certificação Athena Swan no Reino Unido e sua difusão por outros dois países, Estados Unidos e Canadá, onde deu origem às certificações SEA Change e Dimensions respectivamente. As três certificações oferecem um selo às universidades que cumprirem certas metas de igualdade de gênero nos diferentes níveis da carreira. Para isso, orientam a formulação de normas e protocolos que regem diferentes aspectos da vida universitária, com potencial para provocar mudanças organizacionais expressivas. Eles guardam semelhança entre si, resultado de sua origem comum, mas apresentam diferenças significativas, sinalizando a importância do contexto local em sua concepção. A partir, por um lado, do estudo dos conceitos mobilizados por essas certificações e das práticas universitárias que eles fomentam, e, por outro lado, das trajetórias sociais e profissionais dos indivíduos envolvidos na elaboração dessas iniciativas, assim como as redes em que estão articulados e os recursos que mobilizam, será possível compreender sua gênese e sua difusão. O estudo será apoiado por análise de documentos (projetos, atas, relatórios, currículos) e entrevistas com participantes desses processos. Acreditamos que isso permitirá avançar na compreensão dos processos pelos quais a circulação internacional de ideias, instrumentos de governo e modelos de justiça tem contribuído para avançar a causa da igualdade de gênero em organizações do espaço científico. (AU)

Resumo

Este é um projeto de pesquisa bibliográfica e, portanto, de cunho teórico. Seu objetivo principal consiste em caracterizar e articular os conceitos de ciência e de cognição a partir das epistemologias naturalizadas de Quine e Sellars, que aliam naturalismo e anti-reducionismo, para fundamentar conceitualmente a possibilidade de conhecer cientificamente a cognição. Assim, pretendemos explorar como as epistemologias quineana e sellarsiana contribuem para responder o problema de como é possível conhecer cientificamente um objeto de investigação que é, por excelência, subjetivo: a cognição. Na revisão bibliográfica do projeto, primeiramente esclarecemos que tipo de questão estamos interessados em investigar quando mobilizamos o problema de conhecer a cognição cientificamente. Então, rastreamos, na história da filosofia, as origens do naturalismo contemporâneo no empirismo britânico moderno. Explicamos brevemente o desenvolvimento do empirismo no positivismo lógico e, então, introduzimos o pós-positivismo lógico, alcançando o naturalismo de Quine e, posteriormente, o de Sellars, buscando justificar nosso interesse em pesquisar se suas epistemologias podem ajudar a elucidar o problema do método científico nas ciências cognitivas. Ao final da revisão bibliográfica, contextualizamos nossa pesquisa na disputa entre computacionalismo e enativismo em filosofia da mente, inserida no contexto mais abrangente da disputa entre mecanicismo e organicismo, com o propósito de indicar como pretendemos nos beneficiar de alguns resultados de pesquisas anteriormente empreendidas por nós.

Resumo

Diversas pesquisas têm destacado a relevância das discussões, no campo das Relações Internacionais, acerca do desequilíbrio de gênero em papéis de tomada de decisão e em ambientes representativos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que têm interface com o processo de internacionalização e com diálogos bilaterais e multilaterais.Alguns países têm levado este debate para o campo da política externa, e observado a necessidade de inclusão de mais mulheres neste campo, a fim de ampliar a participação no processo decisório em ambientes internacionais e torna-los mais democráticos, tanto no que se refere à participação em processos de negociação, quanto na formulação e implementação de políticas públicas que se preocupem mais em atender uma interação que é cada vez mais complexa e diversa.Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo contribuir com o campo da análise de política externa, observando a atuação dos países em organizações da América Latina e União Europeia, por uma perspectiva de gênero. Por meio de um estudo de políticas externas comparadas, a pesquisa se concentrará na análise da agenda e da estrutura de liderança em política externa. Inicialmente, dois estudos de caso serão conduzidos: México e Suécia.O escopo desta pesquisa abarca a identificação dos principais espaços estratégicos e as causas subjacentes à assimetria de gênero. Através dessa investigação, almeja-se contribuir substantivamente para o desenvolvimento de políticas direcionadas à correção dessas assimetrias de gênero, visando a promover uma maior igualdade nas esferas de tomada de decisão política externa. A pesquisa se beneficiará de toda discussão que tem sido levada no âmbito do projeto temático da FAPESP.

|
97 resultado(s)
Página 4 de 10
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção