Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
92 resultado(s)
Página 3 de 10
Resumo

Este projeto tem como objetivo construir e validar um protótipo de uma plataforma multifuncional para a empresa Endless Green. Esta estrutura irá propiciar uma metodologia de valoração de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), bem como, tornar o acesso ao mercado voluntário de carbono um processo abrangente e inclusivo. Atualmente, os altos custos na certificação/projeto, tornam esse mercado elitista, limitando o acesso a poucos atores. Pensando em contornar essas dificuldades, está sendo validada uma metodologia inovadora e acessível, utilizando Tecnologia da Informação (TI) como ferramenta para maximizar a coleta de dados e minimizar os gastos envolvidos. Além da perspectiva do sequestro de carbono, também considera-se outras variáveis ambientais, tais como: a preservação da água, dos biomas e das espécies nativas, além da adoção de práticas de agricultura de baixo carbono para minimizar impactos ambientais. Outro fator que é levado em conta são os aspectos sociais que buscam valorizar a participação das comunidades e promover a sustentabilidade social nas áreas envolvidas de ESG. Espera-se que os resultados atingidos nesta fase possam contribuir para dar continuidade numa possível fase II. O Grupo tem expectativas de tornar a empresa uma das referências no mercado de carbono. (AU)

Resumo

O projeto CEPID-CEMEAI tem como objetivo avançar o conhecimento fundamental, com potencial definido de aplicação de seus resultados nos setores público e privado. A Universidade de São Paulo (USP) é uma Universidade Pública, sendo considerada por diversos rankings a melhor Universidade da América Latina. Sendo assim, esse projeto propõe o uso e desenvolvimento de um ferramental, em sintonia com os objetivos do CeMEAI, que possa subsidiar, por meio do levantamento de informações da USP como um todo, uma melhor tomada de decisão, seja na gestão dos recursos públicos,O bolsista deverá organizar os dados obtidos de várias bases e realizar levantamento das informações necessárias.

Resumo

O projeto "Impacto e relevância dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Ambientais para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)" é parte do projeto guarda-chuva "Cidades e Soluções" que se desenvolve desde 2005, congregando uma série de outras iniciativas vinculadas ao tema, como grupos de pesquisa, disciplinas e projetos financiados por agências nacionais e internacionais. A Ciências Ambientais é uma das 49 áreas de avalição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reunindo atualmente 142 Programas de Pós-Graduação (PPGs) nas cinco regiões geográficas do Brasil. Na grande maioria dos estados, estes Programas estão interiorizados, o que torna a área de Ciências Ambientais um laboratório para experimentação de metodologias de avaliação de impacto e relevância dos PPGs em distintas dimensões. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar, com base nos ODS, o impacto ecossocioeconômico dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais a partir da parceria de pesquisa estabelecida entre UNIFESP, USP e UNESP, com a colaboração da FURB, UFMG, ISAE, UFPE, UEFS e UTFPR. Como referência, adota-se os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa será desenvolvida a partir de um conjunto híbrido de metodologias quanti e qualitativas: mineração de dados, redes semânticas, estudos de caso, utilizando-se como estratégia de condução a pesquisa-ação. A intenção é contribuir com os esforços de mensuração do Grupo de Trabalho (GT) Destaque Territorial da Área de Ciências Ambientais no Brasil e com o alinhamento das pesquisas nacionais a interesses globais, os ODS. Como resultados, espera-se: (1) produzir mapas, clusters e indicadores de impacto ecológico, social e econômico (ecossocioeconômico) dos programas da Área de Ciências Ambientais, (2) selecionar experiências de referência desses programas que auxiliem no atendimento dos 17 ODS e (3) um artefato computacional (software) para análise dos dados e avaliação de impacto dos PPG em relação aos ODS de forma sistematizada considerando um elevado número de dados. (AU)

Resumo

A pessoa bolsista nível TT1 estará dedicada à reengenharia e desenvolvimento da ferramenta Visu. Isso inclui o estudo de técnicas avançadas de visualização da informação e a realização de atividades de desenvolvimento de software. A pessoa bolsista deverá também participar de atividades de produção e disseminação científica e tecnológica.

Resumo

O Projeto Pauliceia 2.0 - Fase 2 dá prosseguimento a uma primeira fase do projeto, que foi desenvolvido de fevereiro de 2017 a janeiro de 2019. Assim, o presente projeto mantém o compromisso com a produção de conhecimento sobre a história de São Paulo a partir da Plataforma Web produzida na Fase 1. A Fase 2 propõe a otimização da Plataforma existente, bem como atividades que visam a expansão espaço-temporal das pesquisas. O(a) bolsista em questão ficará responsável pelo componente historiográfico de parte da expansão espacial do alcance do geolocalizador de endereços da plataforma, no que atuará em estreita colaboração com o(a) bolsista que se ocupará da parte restante (área 2 - Plano número 5) e com o(a) bolsista TT1 da área de computação que se ocupará das questões tecnológicas da expansão do uso do geolocalizador (Plano número 2).

Resumo

O principal objetivo deste projeto é fortalecer as competências e capacidades das universidades do estado de São Paulo no monitoramento de seu desempenho acadêmico e comparações internacionais por meio de novas abordagens para a implantação de indicadores interoperáveis com granularidade. Isso será feito por meio do apoio aos escritórios de gerenciamento de dados (EGIDAs) nas universidades de São Paulo voltadas para a pesquisa.Nos últimos anos, as universidades estão cada vez mais motivadas a comunicar seu valor, impacto e função na sociedade às partes interessadas externas. Essas partes interessadas externas incluem o público em geral que as financia por meio de impostos, formuladores de políticas, organizações não governamentais, empresas e organizações industriais, governo local e mídia, entre muitos outros. A conexão entre a universidade e a sociedade se intensificou nos últimos anos devido à massificação e à expansão do acesso ao ensino superior, ao aumento da sofisticação econômica, o que levou a um papel mais central para os setores de conhecimento intensivo. Mais recentemente, a conscientização aumentou devido às crises ambientais, políticas e de saúde que afligiram o país. Isso significa que o Brasil se encontra em um ponto em que há mais vontade por parte da universidade e mais demanda por parte da sociedade e, ainda assim, muitas vezes há uma falta substancial de processos formais e informais para mediar essa relação nas universidades brasileiras voltadas para a pesquisa.

Resumo

O bolsista será treinado para conduzir atividades que envolvem a criação e aplicação de metodologias para a integração eanálise de dados, com o intuito de aperfeiçoar as políticas públicas em relação às doenças raras. Inicialmente, o bolsistaserá responsável por analisar a distribuição e qualidade dos dados associados às doenças raras, tendo como metaidentificar possíveis lacunas e desafios que se apresentam no âmbito das políticas públicas. Além disso, o bolsista tambémtrabalhará na identificação de indicadores de saúde e no acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e suporte quesurgem do sistema de registro e monitoramento. Adicionalmente, ele terá a tarefa de avaliar o impacto das açõeseducativas implementadas, permitindo que esses programas sejam constantemente reavaliados e aprimorados. Dessamaneira, o bolsista estará equipado para contribuir efetivamente para a melhoria contínua das políticas públicas paradoenças raras.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é examinar as possíveis implicações nos conceitos de justiça e democracia, centrais às atividades do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando suas práticas cotidianas passam depender de ferramentas de inteligência artificial para o manejo dos processos e da jurisprudência. Para isso, sugiro um investimento etnográfico em duas frentes principais, relacionadas entre si: 1. Nas iniciativas de inovação voltadas à implementação de ferramentas de IA no Superior Tribunal de Justiça, com especial atenção às aplicações no manejo das robustas bases de dados de acórdãos, matéria-prima elementar à feitura da jurisprudência; 2. Nos esforços de inovação e de regulação promovidos pelo poder legislativo e por órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - que afetam muito diretamente as rotinas e procedimentos adotados pelo STJ - particularmente os referentes às potencialidades e aos riscos da IA nos modos de se ver e de se fazer jurisprudência.

Resumo

No Brasil, os principais responsáveis pelo avanço da Ciência e Tecnologia estão nas instituições universitárias, tendo seu financiamento quase totalmente dependente do apoio financeiro do Governo. Além de compartilhar conhecimento com a sociedade, é crucial assegurar que as pesquisas conduzidas nas universidades e centros de pesquisa alcancem os tomadores de decisão, uma vez que a falta de financiamento impede a continuidade da pesquisa e inovação.O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), estabelecido em Botucatu/SP em 1993, é um exemplo desse comprometimento. Ao longo de sua existência, diversas pesquisas foram conduzidas, destacam-se o desenvolvimento de dois biofármacos utilizando venenos animais: o biopolímero heterólogo de fibrina e o soro antiapílico. Em 2018, o CEVAP obteve financiamento para a construção do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CTS-CEVAP) no Campus da UNESP em Botucatu. Esse projeto inovador no país visa superar o desafio conhecido como "vale da morte", referindo-se a moléculas com potencial terapêutico que são descobertas, mas não chegam ao mercado.A proposta atual tem como principais objetivos divulgar as iniciativas da equipe do CTS-CEVAP para o público em geral e atrair a atenção de possíveis financiadores, tanto públicos quanto privados, destacando a necessidade de investimentos em Ciência e Tecnologia. Para atingir esses objetivos, serão utilizados meios de comunicação de massa, como jornais e rádio, além da internet, por meio das redes sociais e do site do CEVAP (www.cevap.unesp.br).

Resumo

Cientista de Dados com ênfase em Inteligência Artificial: responsável pelo desenvolvimento dos scripts de programação do projeto e sua articulação às diferentes redes que alimentarão o acervo dinâmico de arte, arquitetura e design, fruto da pesquisa desenvolvida no Projeto Temático Acervos Digitais e Pesquisa: arte, arquitetura e design.No âmbito do Projeto Temático Acervos Digitais e Pesquisa, este bolsista investigará métodos de classificação e catalogação de obras artísticas, arquitetônicas e de design com recursos de Inteligência Artificial, buscando compreender as novas possibilidades de arranjos e organização do conhecimento histórico pelas IAs e contribuindo para a discussão sobre métodos baseados em visão computacional na formação de um discurso crítico no campo das Humanidades Digitais.Plano de atividades:O bolsista terá as seguintes funções no projeto ao longo de 24 meses:Coleta de dados: construir scripts para busca e recuperação da informação em APIs, incluindo processamento de imagem para análise de grandes coleções de vídeos ou imagens estáticas;REST de mídias sociais com maior ênfase em ambiente Wikidata e Wikimedia Commons;Tratamento dos dados: construir scripts para normalização, limpeza e transformação dos dados e modelagem de banco de dados para armazenamento dos dados coletados;Modelos de Aprendizagem de Máquina: modelagem, customização, parametrização e disponibilização em ambiente de produção de modelos de aprendizagem de máquina, com maior ênfase em modelos deep learning e eventualmente LLMs em tecnologia universo Python (TensorFlow e Pytorch). A depender das demandas de experimentação do projeto, modelos mais simples providos por bibliotecas como Sci- kit Learn e Sci-kit Imagem serão utilizados;Carga de dados: interface com API-REST do software livre WordPress para entrega dos dados processados e consumo por aplicação de gestão da informação de acervos digitais Tainacan (https://wordpress.org/plugins/tainacan/).

|
92 resultado(s)
Página 3 de 10
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção