Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content
Márcio André Barradas
  • Brazil
A presente obra busca apresentar de forma geral o pensamento de Duns Scotus de forma geral, bem como a sua contextualização histórico-social, introduzindo o leitor no pensamento medieval, e, de forma particular, o pensamento Aristotélico... more
A presente obra busca apresentar de forma geral o pensamento de Duns Scotus de forma geral, bem como a sua contextualização histórico-social, introduzindo o leitor no pensamento medieval, e, de forma particular, o pensamento Aristotélico como forte influência em Dusn Scotus. A explicação sobre o tema envolve duas partes: primeiro, a explicação do que venha ser ente infinito; e a segunda, as propriedades do ente infinito. Enfim, não é um trabalho que se busque provar filosoficamente a existência de Deus, mas uma análise filosófica sobre a existência de Deus, pois a existência de Deus não se prova. Mas não se impede de filosofar sobre a esta existência seguindo o modelo filosófico de Duns Scotus.
Meditação das Sete Dores da Santíssima Virgem Maria.
Research Interests:
Resumo: Os avanços tecnológicos e as suas devidas aplicações na vida humana ensejam uma nova reflexão na relação entre ciência e ética. Diante das atuais mudanças sócio-culturais, somadas ao constante aprimoramento da biotecnologia,... more
Resumo: Os avanços tecnológicos e as suas devidas aplicações na vida humana ensejam uma nova reflexão na relação entre ciência e ética. Diante das atuais mudanças sócio-culturais, somadas ao constante aprimoramento da biotecnologia, acaba-se rejeitando uma reflexão ética perante as necessidades do homem. A sociedade do bem-estar e do capitalismo utilitarista não deve se firmar, enquanto tal, em detrimento de um aprofundamento da reflexão ética. Daí surge a bioética. A bioética vem redescobrir o homem enquanto homem, em seus valores fundamentais, para que se utilize dos recursos da biotecnologia sem desrespeitar os direitos fundamentais do homem. Palavras Chave: BIOÉTICA, AVANÇOS TECNOLÓGICOS, ÉTICA CRISTÃ. INTRODUÇÃO A humanidade depara-se em uma sociedade de constantes mudanças, dentre as quais o progresso tecnológico. Em meio a este progresso, requer-se analisar quais as consequências existentes na vida humana, em especial, quais os fatores positivos e os negativos para o desenvolvimento e a autonomia do homem e em que condições esse progresso técnico pode ser um progresso humano. Os avanços tecnológicos e os progressos científicos não devem ser entendidos como um fenômeno excessivamente elogiável e não passível de crítica. A sociedade do bem-estar utiliza-se da técnica para promover melhores condições para a vida humana, porém a busca de novas descobertas em meio a novas pesquisas não pode ir contra os valores fundamentais do homem. Por isso, da separação entre ciência e ética decorrem sérias e gravíssimas consequências para os dias atuais, que poderão atingir as gerações futuras. A reflexão ética repercute na forma de como estão sendo empregadas as pesquisas científicas. Como alcançar nos avanços tecnológicos um aprimoramento na qualidade de vida humana, sem desprezar uma visão integral do homem? O patrimônio cultural do homem, no que se refere as grandes reflexões na ética ao longo dos séculos, serve de auxílio para orientação das pesquisas científicas, a fim de que não as tornem desumanas.
Research Interests:
A presente obra busca apresentar de forma geral o pensamento de Duns Scotus de forma geral, bem como a sua contextualização histórico-social, introduzindo o leitor no pensamento medieval, e, de forma particular, o pensamento Aristotélico... more
A presente obra busca apresentar de forma geral o pensamento de Duns Scotus de forma geral, bem como a sua  contextualização histórico-social, introduzindo o leitor no pensamento medieval, e, de forma particular, o pensamento Aristotélico como forte influência em Dusn Scotus.
A explicação sobre o tema envolve duas partes: primeiro, a explicação do que venha ser ente infinito; e a segunda, as propriedades do ente infinito. 
Enfim, não é um trabalho que se busque provar filosoficamente a existência de Deus, mas uma análise filosófica sobre a existência de Deus, pois a existência de Deus não se prova. Mas não se impede de filosofar sobre a esta existência seguindo o modelo filosófico de Duns Scotus.
Research Interests:
Ao longo da história sempre foi suscitado o interesse pela busca de se compreender a justificação pela fé na teologia paulina. O objetivo desta pesquisa visa elaborar uma análise exegética de Rm 3,21-26, tentando compreender na teologia... more
Ao longo da história sempre foi suscitado o interesse pela busca de se compreender a justificação pela fé na teologia paulina. O objetivo desta pesquisa visa elaborar uma análise exegética de Rm 3,21-26, tentando compreender na teologia paulina a obra da salvação a toda a humanidade dada pela redenção de Jesus Cristo. Os problemas principais abordados são: a justiça de Deus, o papel da Lei na história da salvação e a graça de Deus em Jesus Cristo. A elaboração desta monografia apresenta o pensamento de estudiosos da Teologia Paulina, exegese e dicionários bíblicos, bem como, os ensinamentos do magistério e teologia dogmática mais relevantes para a compreensão bíblica. A exegese da presente monografia auxilia a melhor compreensão geral da Epístola aos Romanos e, também, serve de auxílio para se descobrir a profundidade da teologia paulina. A justificação, tema central desta pesquisa, ocorre mediante a graça de Deus, exigindo de cada um a fé em Jesus Cristo como resposta, e a gratuidade da salvação que independe das obras da Lei. Esta pesquisa monográfica propõe uma leitura aprofundada da perícope (Rm 3,21-26), propiciando ao leitor um olhar teológico aguçado, condizente à densidade do tema.

Palavras-chave: Justificação. Lei. Graça.
Research Interests: