Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content

Antonio Lucena

Este trabalho tem como objetivo analisar o combate à pirataria nos casos da EU-NAVFOR Operação Atalanta no Golfo de Áden e o caso do Golfo da Guiné para extrair lições para a Marinha do Brasil no contexto do Atlântico Sul. O artigo teve... more
Este trabalho tem como objetivo analisar o combate à pirataria nos casos da EU-NAVFOR Operação Atalanta no Golfo de Áden e o caso do Golfo da Guiné para extrair lições para a Marinha do Brasil no contexto do Atlântico Sul. O artigo teve como metodologia um estudo comparativo-exploratório dos casos supracitados, atrelando a análise documental e análise dos dados estatísticos. Esse texto buscou abordar as dificuldades e divergências sobre os conceitos de segurança marítima e pirataria, assim como as suas implicações. Posteriormente, os casos de pirataria no Golfo da Guiné e seu aumento exponencial, e a missão de sucesso na redução dos atos de ataques a navios no Golfo de Áden, a Operação EU-NAVFOR Atalanta na Somália, são analisados. Os marcos legais de como o Brasil entende a questão da pirataria, suas implicações no Atlântico Sul, e a estratégia marítima do Brasil são objetos de discussão na seção seguinte. Conclui-se que são importantes a cooperação internacional e o fortalecimento de meios de superfície da Marinha do Brasil para o combate a essa modalidade de crime, no intuito de reforçar a segurança no Atlântico Sul e na proteção da Amazônia Azul.

PALAVRAS-CHAVE: Segurança Marítima; Pirataria; Cooperação.


LUCENA SILVA, Antonio Henrique; COSTA DE LIMA, Amanda Maria; GOMES DA SILVA, Caetano Azevedo; COSTA SOARES, Mariana Moreira da; RODRIGUES MACIEL, Rayana Lílian; SILVA SIQUEIRA, Wesley Felipe da. Segurança Marítima, Pirataria e Cooperação: Lições para a Marinha do Brasil dos Casos da EU-NAVFOR Atalanta e do Golfo da Guiné. In: XVI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, 2019, Rio de Janeiro. XVI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, 2019.