A CHILENA VIÑA VIK TEM menos de 20 anos de história, mas, em pouco tempo, tem chamado muito a atenção, tanto por seus vinhos quanto por sua estrutura (tem uma vinícola impressionante com um hotel de altíssimo luxo), isso sem falar em uma filosofia enológica centrada no conceito de buscar a essência da essência do terroir onde se encontra, em Millahue, no vale do Cachapoal.
A ideia da vinícola começou em 2004 com Alexander Vik e sua esposa Carrie. Vik é um bilionário norueguês criado na Suécia e educado nas Ilhas Canárias, que frequentou Harvard, onde ganhou o campeonato de golfe duas vezes. Na época, ele tinha a ideia de encontrar o melhor terroir do mundo para produzir um dos melhores vinhos do mundo. Depois de dois anos de pesquisa, chegaram a Millahue no Chile, onde plantaram 327 hectares. O projeto arquitetônico da vinícola foi feito pelo premiado Smiljan Radic, após um concurso promovido pelo casal Vik. Para cuidar da enologia, eles chamaram um proeminente enólogo chileno, Cristián Vallejo, cuja carreira vinha crescendo exponencialmente.
Tão logo se formou, foi empregado pela Viña Undurraga e, em seguida, na Valdivieso. Depois, a família Canepa lhe ofereceu uma posição na TerraMater, onde ele permaneceu por 10 anos, alternando seu tempo entre o trabalho no Chile e estágios no hemisfério norte. Assim, trabalhou no Château Margaux, Château Léoville Poyferré, Château Le Crock Saint-Estèphe