Comunicação Visual, Design e Publicidade
()
Sobre este e-book
A comunicação visual — comunicação através de desenhos, figuras, gráficos, entre outras formas — tornou-se numa expressão essencial em todas as áreas de atividade do Homem. Embora tenhamos de recuar a tempos ancestrais para encontrar as suas reminiscências, enquanto representação do real, foi nos tempos modernos que a imagem assumiu um papel que tem vindo a moldar indelevelmente o nosso tempo. À fotografia se deve especialmente esse feito, a partir de meados do século XIX. A televisão, surgida no século seguinte, contribuiu para o reforço da imagem, enquanto artefacto que sequestra o olhar, seduz e diverte, como nenhum outro. Há cerca de duas décadas, as tecnologias digitais e o potencial a elas associado contribuíram para o reforço do visual no espaço público e, assim, sedimentar o estatuto omnipresente que tem nos nossos dias.
Relacionado a Comunicação Visual, Design e Publicidade
Ebooks relacionados
Briefing: a gestão do projeto de design Nota: 0 de 5 estrelas0 notasIdentidades flexíveis: Das origens ao projeto Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Guia Secreto Do Designer Gráfico Iniciante Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGestão Estratégica Integradora de Design Nota: 0 de 5 estrelas0 notasColeção Dicas, Truques & Macetes - Adobe InDesign - Volume 1 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAnálise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMetadesign: Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade Nota: 2 de 5 estrelas2/5Design Gráfico E Criação De Logotipos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasIntrodução e boas práticas em UX Design Nota: 5 de 5 estrelas5/5Quanto Mais Cor, Melhor Nota: 0 de 5 estrelas0 notasConteúdo de marca: Os fundamentos e a prática do branded content Nota: 0 de 5 estrelas0 notasExperiências que deixam marcas: Jornada, dados e métricas para um customer experience bem sucedido Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCodesigners Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUser Experience Design: Como criar produtos digitais com foco nas pessoas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUX Decodificado: Fundamentos, práticas e cultura da experiência do usuário Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBrand Publishing e Transição Midiática Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPersonalização: Quem fala com todos não fala com ninguém. Personalize seu Marketing Digital! Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUX estratégico: Design aplicado a ecossistema de produtos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasColeção Adobe InDesign CS6 - Fluxos Colaborativos com InDesign e InCopy Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDireto ao Ponto: Criando produtos de forma enxuta Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDiretrizes Para a Gestão de Tendências: Inovação e Estética Como Fundamento Para o Sucesso Empresaria Nota: 0 de 5 estrelas0 notasColeção Dicas, Truques & Macetes - CorelDRAW Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCurso Básico de Vitrinismo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVitrina Sedutora Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEncontre sua marca - Volume 2: o primeiro guia de personal branding do mundo com 81 especialistas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesign: Ensino, processos e comunicação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEstruturação de Projetos Gráficos: A Tipografia como Base do Planejamento Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Esboço para você
Design: Ensino, processos e comunicação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTeoria do design gráfico Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPedras Preciosas Tesouros daTerra Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesign: Teoria, aplicação e geração de conhecimento Nota: 5 de 5 estrelas5/5Design para um mundo complexo Nota: 5 de 5 estrelas5/5As Cores e a Mente Uma Exploração Psicológica Nota: 5 de 5 estrelas5/5As linguagens dos quadrinhos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesign com Neurociências: Desvendando o comportamento humano para aprimorar seus projetos Nota: 5 de 5 estrelas5/5Design de Realidades Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMetodologia de ergodesign para o design de produtos: uma abordagem centrada no humano Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPolíticas do design: Um guia (não tão) global de comunicação visual Nota: 4 de 5 estrelas4/5Design: Tecnologia a serviço da qualidade de vida Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesign de sinalização Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTipografia vernacular urbana: Uma análise dos letreiramentos populares Nota: 0 de 5 estrelas0 notasProjeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAprender projetando: Professores designers de práticas de ensino-aprendizagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVídeo games: História, linguagem e expressão gráfica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPanorama das histórias em quadrinhos no Brasil Nota: 5 de 5 estrelas5/5A linguagem invisível da tipografia: escolher, combinar e expressar com tipos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPrincípios químicos em produtos cosméticos e sanitários: saúde e beleza na sua mão Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação Nota: 5 de 5 estrelas5/5Manual Prático de Produção Gráfica - 4ª Ed. Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Gestão de Design como Estratégia Organizacional Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Drama do Projeto: Uma teoria do design Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCurso Básico de Vitrinismo Nota: 5 de 5 estrelas5/5Atividades de design como capital cultural: novas tendências nos países latino-americanos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNão leia este livro: Gestão do tempo para pessoas criativas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGuia de Dicas de Design de Letra Artística para Aprender Caligrafia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesign e desenvolvimento: 40 anos depois Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Avaliações de Comunicação Visual, Design e Publicidade
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Comunicação Visual, Design e Publicidade - Francisco Mesquita
< Anterior | Conteúdo | Avançar >
Agradecimentos
O meu primeiro agradecimento dirige-se a todos os que apoiaram a publicação deste livro. Um grande bem hajam! na última página, publica-se uma listagem nominativa de todos eles. Grande parte, fê-lo através da plataforma de crowdfunding PPL, na qual decorreu a angariação de apoios. O meu obrigado também aos colaboradores dessa plataforma, no suporte à ação que ocorreu entre 9 de Julho e 22 de Setembro de 2014, em
http://ppl.com.pt/prj/livro-comunicacao-visual.
Um agradecimento muito especial para o revisor de texto e amigo de longa data, Fernando hilário, e para o consultor de design, Daniel Brandão. O contributo, a dedicação e a paciência de ambos foram decisivos para a qualidade dos textos e aprofundamento de algumas matérias. agradeço ainda à Joana Matos a dedicação e profissionalismo na paginação.
Não poderei também deixar de agradecer ao Carlos Braga e à
cita, pelo contributo que ambos deram.
Agradeço à Editora Media XXi a publicação e divulgação deste trabalho.
< Anterior | Conteúdo | Avançar >
< Anterior | Conteúdo | Avançar >
Prefácio
Vive-se em um mundo surpreendentemente visual. Pode-se até dizer que a civilização, há longuíssimo tempo, vem se estruturando sobre códigos, formas, conteúdos que se expressam e se identificam visualmente o tempo todo. Pois tudo nela tem, ainda que abstratamente, uma representação visual. a começar da origem religiosa hebraico-cristã, na qual se assenta a ideia de que o criador concebera o ser humano a sua imagem e semelhança. na antiguidade clássica, por sua vez, as divindades foram construídas à imagem do próprio ser humano. Os índios americanos, que viviam de observar a natureza, nominavam os recém nascidos a partir do que avistavam imediatamente após o nascimento das crianças. Modos de crer no Oriente, que dispõem de deuses também projetados em figuras, quando não representam pessoas, distribuem a forma de pessoas sobre animais, criando seres híbridos que sempre remetem ao desenho da forma humana.
Já se cogitou a capacidade telepática que, no passado, os indivíduos teriam para se comunicar. como também já se pensou, falou e escreveu à exaustão sobre essa condição que se tem de verbalizar. contudo, importa mesmo é entender que tudo na cultura dispõe de um descritivo visual. não interessa se o conhecimento se agrega em acervos densos de ideias escritas, pois tudo que se escreve acaba se convertendo em imagens. como também não interessa a condição de enxergar, propriamente dita, porque há uma condição natural para se formular visualmente tudo do que se intui abstratamente. Ou seja, quem enxerga e quem não enxerga sempre formula figuras mentais daquilo que percebe, intui ou deseja expressar.
Estas observações que precedem o que se possa dizer da presente obra destinam-se, sobretudo, a configurar a importância do trabalho de Francisco Mesquita, em comunicação visual, design e publicidade
– da teoria à prática.
na contemporaneidade, quando se assume a comunicação visual em ampla dimensão, não se pode olvidar, ou mesmo subestimar, a função visual da comunicação. Função esta indispensável e essencial ao processo de transmissão dos conteúdos e formas que emanam de qualquer ato comunicativo. conhecer tal processo, saber como explora-lo em sua mais efetiva aplicação, é requisito profissional ao êxito de tudo que se cria e se expressa.
Eis a razão deste livro, que compreende uma notável estrutura pedagógica, voltada à formação de quem se dedica, ou pretende se dedicar a uma das mais complexas especialidades da área: a comunicação visual. aborda não apenas conceitos, mas toda uma muito bem ordenada descrição dos elementos que compõem o design. Discute os princípios básicos da comunicação visual, como os modos (dos mais comuns aos mais complexos) mediante os quais esse gênero comunicativo é formulado. Discute o design a partir de metodologias e projetos, além de propor uma utilização fundamentada, para utilização em publicidade e propaganda. Por último, oferece um bem engendrado capítulo sobre produção gráfica, a propósito do qual se poderia dizer tratar-se de um excelente manual de utilidade nesse terreno.
Francisco Mesquita, o autor, é professor e pesquisador, tendo atuado profissionalmente em incontáveis projetos bem sucedidos, sabe muito bem do que está falando. no momento em que publica este livro, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, onde tem igualmente emprestado suas luzes sobre assuntos relacionados aos conteúdos desta obra.
Victor aquino Universidade de São Paulo Brasil
< Anterior | Conteúdo | Avançar >
< Anterior | Conteúdo | Avançar >
ImagemFigura 61 - Foto de Vale de Vila, com diferente resolução 55
Figura 62 - imagem com várias resoluções 55
Figura