A origem etimológica do topônimo Wyoming vem de uma palavra do idioma indígena delaware cujo significado é "terra de vastas planícies", sendo um espaço de ambiente espaçoso bem descrito do estado natural, onde são abrigadas quase tantas antilocapras quanto as pessoas. Os habitantes de Wyoming espalham-se pela totalidade do território em pequenas cidades economicamente desprivilegiadas onde as principais atividades econômicas são a pecuária, a agricultura e a mineração, assentamentos e em comunidades onde são oferecidas oportunidades de lazer ao ar livre sem comparação. A cada ano milhares de pessoas são visitantes dos parques nacionais de Yellowstone — um dos maiores parques naturais do mundo e o primeiro dos Estados Unidos — e Grand Teton, o que prova que o turismo é grande fonte de renda ao lado de outras atividades primárias. Além disso, o Estado tem um baixo índice de criminalidade e pouca poluição. Um dos apelidos de Wyoming é o Estado da Igualdade, porque foi o primeiro estado do país onde foi aprovada uma constituição em que era incluído uma disposição de garantia às mulheres do direito de voto. Os habitantes naturais do Estado de Wyoming são denominados pluralmente wyomingianos, sendo no singular wyomingiano.
A segunda menor densidade demográfica dos Estados Unidos pode se justificar pela distância ao mar e grandes lagos, e também pela presença de reservas naturais onde a construção de novas residências e estabelecimentos comerciais é proibida.
O sapo-de-wyoming (nome científico: Anaxyrus baxteri, antiga nomenclatura: Bufo baxteri) é uma espécie de anfíbioanuro da família Bufonidae. É marrom-escuro, cinza ou esverdeado, com cinco centímetros de comprimento. Os machos são ligeiramente menores que as fêmeas e possuem pequenas elevações nos dedos. Os girinos são escuros com pintas.
Reproduz-se entre maio e julho, onde se reúnem em pequenos grupos para acasalarem. Sua desova contém entre 1 000 a 6 000 ovos, que são depositados em plantas específicas de lagoas e pântanos. Seu desenvolvimento larval dura um mês. Durante esse período, alimentam-se de detritos orgânicos e inorgânicos, como algas e sedimentos de rochas. Quando adultos, alimentam-se de insectos, de preferência, besouros e formigas. Possui inúmeros predadores em todas suas fases da vida, desde o ovo ao indivíduo adulto.
O escândalo Teapot Dome foi um incidente de suborno que ocorreu nos Estados Unidos, durante a administração do presidente Warren G. Harding. O secretário do Interior Albert Bacon Fall tinha alugado reservas de petróleo da Marinha, ao Teapot Dome em Wyoming e dois outros locais na Califórnia para as empresas petrolíferas privadas a preços baixos sem licitação. Em 1922 e 1923, os contratos de arrendamento se tornaram assunto de uma investigação sensacional pelo senador Thomas J. Walsh. Fall foi mais tarde condenado por aceitar subornos das companhias petrolíferas e tornou-se o primeiro membro do gabinete para ir para a prisão.
Antes do escândalo de Watergate, escândalo de Teapot Dome foi considerado como o "maior e mais sensacional escândalo na história da política americana". O escândalo danificou a reputação pública da administração Harding, que já estava severamente deteriorada antes mesmo do escândalo.
No inverno, forma-se quase uma camada de gelo de até 2 pés de espessura a cobrir grande parte do lago, a menos que a água rasa cubra as fontes termais. O lago congela até ao início de dezembro e pode permanecer congelado até ao final de maio ou início de junho.
O clima, geralmente, em Wyoming é semiárido e continental, sendo que é mais seco e ventoso, em comparação com os outros estados dos Estados Unidos, com extremos de temperatura que podem chegar a 31 °C. Durante o verão, as temperaturas médias elevadas em julho chegam a 29 °C na maior parte do estado. Com o aumento da altitude, porém, essa média cai rapidamente com locais acima de 2 700 m, sendo que é a média em torno 21 °C. Na maior parte do estado, a maioria de precipitação de chuva tende a ser na primavera e início de verão. Wyoming é um estado seco, com grande parte das terras que recebem menos de 250 mm de chuva por ano.
A maior temperatura registrada no estado foi de 46 °C em 12 de julho de 1900 e a menor temperatura registrada foi de -54 °C em Riverside no dia 9 de fevereiro de 1933.
O ensino público é dirigida pelo Superintendente do Estado de Instrução Pública, um funcionário do Estado eleito. As políticas educacionais são definidas pelo Conselho Estadual de Educação, um conselho de nove membros nomeado pelo governador. A Constituição proíbe o estado de estabelecer as seleções curriculares e manuais; estas são as prerrogativas dos conselhos escolares locais. A Escola para os Surdos de Wyoming foi a única escola no Estado dedicada a apoiar estudantes surdos em Wyoming antes de seu encerramento no verão de 2000.
California Trail (em português poder-se-á traduzir para Rota da Califórnia, Trilho da Califórnia, etc.) era uma das principais vias de migração para o Oeste dos Estados Unidos em meados do século XIX. Iniciava-se no estado do Missouri e terminava na Califórnia. Foi utilizada por mais de 250 000 colonos e pesquisadores de ouro, que fundaram localidades, estabelecendo-se na Califórnia, ou participaram no garimpo de ouro durante a corrida do ouro na Califórnia, sobretudo entre as décadas de 1840 e de 1860.
O censo norte-americano de 2000 estimou a população de Wyoming em 493 782 habitantes, um crescimento de 8,8% sobre a população de 1990, de 453 588 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 509 294 habitantes, um crescimento de 12,3% em relação à população em 1990, de 3,1%, em relação à população em 2000, e de 0,7% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural de Wyoming entre 2000 e 2005 foi de 12 165 habitantes — 33 704 nascimentos menos 21 539 óbitos — o crescimento populacional causado pela imigração foi de 2 264 habitantes, enquanto a migração interestadual resultou no ganho de 1 771 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população de Wyoming cresceu em 15 512 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 3 407 habitantes.