Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
A proposta deste artigo é analisar primordialmente o Publieditorial da Universidade Mackenzie, veiculado no jornal O Estado de S. Paulo; além dos Publieditoriais da Petrobrás divulgados através da revista Super Interessante, a partir da Análise de Conteúdo e com base no Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo. É averiguar e comparar a linguagem e o formato da comunicação publicitária transmitidas através de um espaço prioritariamente editorial, assim como a fusão entre os aspectos publicitários e jornalísticos existentes nestes materiais de divulgação, para responder à questão principal: Até que ponto os conteúdos do discurso publicitário e jornalístico se distanciam e se mesclam no Publieditorial?, dentre outras. O artigo ainda aborda a questão do conteúdo jornalístico pago.
Questões Transversais
Neste artigo, abordamos a questão da comunicação governamental por meio da política do silêncio apresentada nos estudos de Eni Orlandi, tendo como corpus a revista VEJA. Para isso, relacionamos dois momentos na História brasileira em que governantes promoveram a desinformação sobre questões de saúde: a Epidemia de Meningite em 1972 e a Pandemia de Covid-19, em 2020. Este cruzamento histórico traz à tona duas crises de saúde distintas, porém ambas ocorreram em um momento de intenso poder da Direita, no qual os líderes conservadores incentivaram ataques à imprensa, estratégias discursivas de silenciamento e práticas políticas de risco. Nesse sentido, propomos neste artigo ponderar sobre a associação de métodos de desinformação em crises de saúde como estratégia de comunicação governamental em períodos autoritários.
Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa
Este artigo tem como objetivo discutir a tensão gerada nas pessoas, a partir da desinformação, da noticiabilidade falsa, da noticiabilidade negativa e da importância do Letramento Informacional na identificação da responsabilidade social da informação reportada em tempos da COVID-19. Trata-se estudo de revisão bibliográfica sobre os principais temas, a saber: desinformação, fake news e Letramento Informacional e a aplicação de um questionário via Google drive. Os resultados da pesquisa mostram que a mídia tradicional e as redes sociais são os principais veículos procurados na busca e no uso da informação. Conclui-se que o sujeito letrado informacionalmente apresenta melhor desempenho ao lidar com o fluxo excessivo de informação, principalmente em um cenário de alarmismo e sensacionalismo.
Comunicação & Educação, 2022
Texto Livre
Resumo A desinformação não é um fenômeno novo. Ainda assim, nos últimos anos, a vitória dos apoiantes do Brexit (Britan exit – Saída do Reino Unido da União Europeia) no Reino Unido ou a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos mostraram sua relevância na agenda pública. O interesse acadêmico corre paralelamente à consideração da desinformação como prioridade crescente para governos e organizações internacionais, pela sua relevância geoestratégica e para a segurança nacional. Por outro lado, o aparecimento da pandemia de Covid-19 veio acelerar o declínio dos meios regionais, já afetados pela transformação digital e o modelo de negócios, agora desafiado pelas plataformas, que se tornaram mediadores essenciais no mercado publicitário. O declínio dos meios regionais deixa as comunidades em estado de grave vulnerabilidade, já que a informação é cada vez mais consumida através das redes sociais e nelas a desinformação facilmente prolifera. Tal como no contexto pandêmico, também a desin...
Em Questão
Neste artigo propomos uma reflexão crítica à luz do capitalismo de plataformas sobre as ações realizadas pelo Twitter para combater a desinformação durante a pandemia da Covid-19. Para isso, contextualizamos o fenômeno da desinformação nesse período e realizamos um estudo de caso a partir de pesquisa documental das atividades do Twitter. Destacamos que a estratégia de enfrentamento da plataforma se baseia em duas perspectivas principais: frear informações enganosas por meio de moderação de conteúdo e fornecer informações seguras. Por fim, tensionamos as propostas, apontando o perigo de um solucionismo algorítmico e a limitação de algumas ações da plataforma.
Galaxia Revista Do Programa De Pos Graduacao Em Comunicacao E Semiotica Issn 1982 2553, 2007
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 2017
O presente trabalho apresenta um panorama do atual contexto informacional, desenvolvido especialmente nas redes sociais com o intenso compartilhamento de notícias. Dentro deste contexto, a popularização de termos como "desinformação", "pós-verdade" e "fake news" sugere uma "crise" informacional na qualidade dos conteúdos que são disseminados. Com a difusão de diversas formas de desinformação,os indivíduos acabam se informando com notícias falsas ou imprecisas. O comportamento de consumir e disseminar desinformação sem saber é, assim,considerado em analogia com uma epidemia zumbi - figura folclórica da cultura pop mundial. Pretende-se discutir o contexto informacional contemporâneo utilizando desta analogia para delinear suas características, alertar sobre seus problemas e buscar soluções possíveis para resolver seus impasses. Este cenário parece ser resultado de algumas características técnicas e sociais da sociedade da informação, como o surgimento web 2.0, a cibercultura e a pós-modernidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Como possíveis soluções, o trabalho apresenta as recentes iniciativas de fact check, o conceito de "inteligência coletiva" e novos paradigmas envolvendo a Filosofia da Informação e a Ciência da Informação. Como conclusão, o trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e ética dentro do meio digital para possibilitar a saída desse "caos informacional". Palavras-chave: Desinformação. Sociedade da informação. Pós-verdade. Fake news. Disseminação da informação.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Journal of Trauma & Dissociation, 2005
Journal of World Business, 2010
Italian Studies, 2011
Medical Technology and Public Health Journal
Indian Journal of Science and Technology, 2016
Physical Review B, 1975
Volume 2: Biomedical and Biotechnology Engineering; Nanoengineering for Medicine and Biology, 2011
Cell Metabolism, 2020
Molecular Biology Reports, 2011