Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Ensino Híbrido: personalização e tecnologia da educação apresenta-se como um livro feito por professores para professores. A proposta deste livro se assenta na experiência de um grupo de professores que refletiram a partir de experiências práticas de uso integrado das tecnologias digitais visando a personalização do ensino e buscaram apoio na literatura para embasar suas reflexões.
Revista de Educação ANEC, 2019
O ensino híbrido tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente para os diversos estilos de aprendizagem. Entende-se que, para o ensino ser híbrido, é necessária a existência de três condições básicas: i) parte do conteúdo precisa ser trabalho presencialmente; ii) parte do conteúdo precisa ser trabalhado virtualmente; iii) ambas as partes precisam estar integradas e contribuir mutuamente com a aprendizagem do sujeito.Horn e Staker (2015) sinalizam que há duas formas de inovar nesse modelo de ensino: a primeira é a sustentada, que não abandona o modelo tradicional, mas incrementa novas possibilidades; a segunda é a disruptiva, que ignora totalmente os antigos formatos, implantando métodos inovadores. Surgiu então a seguinte inquietação: como coreografar um curso superior para oferta por meio do ensino híbrido, no qual não haverá disciplinas sendo ministradas por professores e a construção da aprendizagem se dará por meio de competências? O objetivo da pesquisa foi analisar a criação ...
Travessias
A metodologia do ensino híbrido vem sendo considerada importante no ensino brasileiro (MORAN, 2015; 2015a; 2018), mas ainda não está estabelecida a forma mais adequada para incorporá-la com sucesso na prática docente (JOHNSON et al., 2012). O objetivo deste artigo é analisar experiências de adoção de metodologias do ensino híbrido na Educação Básica e Educação Superior, relacionadas ao ensino presencial de português, inglês e espanhol no Brasil. Utilizamos abordagem qualitativa, fazendo uma revisão narrativa de artigos científicos sobre o tema. Concluímos que a maneira como são contempladas as vantagens devidas à adoção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e dos modelos de ensino híbrido (EH), na Educação Básica e na Educação Superior, em particular na formação de docentes de Letras, pouco tem contribuído para a escolha/decisão sobre a melhor abordagem metodológica híbrida a ser aplicada no cenário do ensino presencial. Parece necessário difundir o conceito de...
Revista Triângulo
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para o contexto educacional. Esta pesquisa, a partir de busca em plataforma de periódicos, objetivou investigar abordagens do Ensino Híbrido no contexto pós-início da pandemia. A partir do problema de pesquisa sobre o quanto essa prática de ensino pode fomentar as práticas pedagógicas atuais, a análise preliminar dos artigos encontrados, por meio de um estado da arte, demonstrou que o tema tem sido objeto de estudos em todos os níveis de ensino e apresenta três tendências no contexto educacional. Os resultados preliminares apontam mudanças possíveis, inovadoras e com potenciais desdobramentos para mais pesquisas.
Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, 2022
A presente pesquisa decorreu no primeiro semestre do ano 2021 e fez-se a análise duma experiência do ensino híbrido desenvolvida em tempo de pandemia covid-19 em duas turmas do 3.º ano do curso de Licenciatura em Informática da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique. Teve como pergunta de partida: quais as potencialidades e desafios emergentes do modelo híbrido no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior? Nesse sentido, o objectivo desta pesquisa foi reflectir sobre as potencialidades e desafios do ensino híbrido num modelo de sala de aula invertida. A pesquisa assumiu uma metodologia mista e baseou-se no estudo de caso. Os dados são provenientes de um questionário online e análise das actividades dos estudantes. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados alcançados demostram que a utilização coordenada da plataforma de videoconferência Zoom, o AVA MOODLE e de outros aplicativos e ferramentas web 2.0 utilizadas na sala de aula presencial foram relevantes para a aprendizagem dos estudantes por incentivar a colaboração e a interacção. Concluiu-se que o ensino híbrido se mostra viável para o contexto da UCM, apesar de alguns desafios a serem ultrapassados.
2021
Apresentação Em 2019 desafiei o grupo de pesquisa a escrever um livro que refletisse suas pesquisas e a transformação digital que a sociedade contemporânea está vivenciando. Alguns textos foram rascunhados, mas em 2020, o ano em que a Pandemia de Coronavírus se alastrou por todo mundo, vimos que a proposta do livro vinha ao encontro do que estava acontecendo. Entendemos que o livro não era para discutir os impactos da pandemia, mas já estávamos discutindo as soluções que as tecnologias digitais estavam propiciando para a educação. A estratégia de usar o ensino remoto on-line para manter o ensino trouxe desafios imensos para os professores e para os estudantes, pois não estavam preparados para as transformações imediatas na sua prática pedagógica. Tão logo, os debates sobre o ensino híbrido começaram a povoar as redes sociais, foi aí que vimos que estávamos com os elementos principais para a implementação de um projeto de ensino híbrido sendo analisado no livro. Bem, a essa al...
Revista de Ensino Superior, 2023
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação – CEPI FGV Direito SP desenvolveu, entre janeiro e dezembro de 2022, pesquisa com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre os fundamentos do ensino híbrido, auxiliar instituições e docentes no desenho de experiências híbridas e contribuir para a reflexão sobre se esse modelo pode representar ou não uma tendência do ensino superior.
Revista Educação em Questão, 2021
O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa as percepções de diretores escolares sobre a gestão das escolas, elegendo como foco de análise as escolas públicas da cidade de Dourados – MS, captadas por meio de entrevistas, ancorada em abordagem qualitativa. Observou-se que coexistem, no trabalho dos diretores escolares, ao menos três fontes de influência: a) o patrimonialismo do qual derivam práticas clientelistas na gestão da coisa pública; b) a gestão democrática consolidada como princípio constitucional da educação pública, e; c) a Nova Gestão Pública que se apresenta no campo discursivo como novo padrão de eficiência a ser adotado em todos os âmbitos da administração. Constata-se a existência de um amálgama das três fontes de influência, nas percepções dos diretores sobre a gestão escolar. Localiza a presença de concepções e práticas clientelistas historicamente presentes nas instituições escolares em convivência com elementos da gestão democrática e da nova gestão públi...
Revista Valore, 2023
2015
Resumo : O presente artigo aborda o conceito de ensino hibrido levantando algumas questoes relativas ao papel do professor e do aluno nesta nova perspectiva metodologica. Contextualiza o ensino hibrido na tendencia pedagogica critico social dos conteudos com foco na educacao superior. Apresenta o conceito de sala de aula invertida e prospecta o papel do professor nesta mudanca de paradigma educacional. Palavras-chave : Ensino Hibrido; Sala de aula invertida; educacao superior; metodologias ativas.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Levantines of the Ottoman World: Communities, Identities, and Cultures, 2024
National Identities, 2024
Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 2021
Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), 2023
The Singapore Economic Review, 2004
Eastern Regional Meeting, 2007
Zeszyty Naukowe Politechniki Częstochowskiej. Budownictwo, 2020
Journal of Industrial Ecology, 2015
International Journal of Molecular Sciences
International Journal of Chemical Studies, 2020
BioMed Research International, 2021