No notável livro De Olinda a Holanda: O gabinete de curiosidades de Nassau, Mariana Françozo traça com competência a formação da coleção organizada pelo conde João Maurício de Nassau-Siegen (1604-1679) durante período em que foi...
moreNo notável livro De Olinda a Holanda: O gabinete de curiosidades de Nassau, Mariana Françozo traça com competência a formação da coleção organizada pelo conde João Maurício de Nassau-Siegen (1604-1679) durante período em que foi governador do Brasil holandês, entre 1637 e 1644.
A pesquisa se deu dos dois lados do Atlântico, o que faz dela um estudo inédito na abordagem do tema referente ao período nassoviano no Brasil e seu retorno aos Países Baixos. A obra trata da análise dessa coleção, do seu valor simbólico e significado como conjunto e de suas ligações com a cultura visual neerlandesa no período Moderno, tangenciando, ainda, a produção e a circulação de conhecimentos e de saberes que se fizeram sobre a América na Europa durante o século XVII.
Estudo primorosamente elaborado no doutorado em Ciências Sociais da Unicamp, sob a orientação de John Manuel Monteiro, sua autora conduz o leitor com propriedade e fluência narrativa a conhecer a formação, a circulação e a dispersão dessa coleção de objetos. Por que o conde alemão teria tido interesse em montar um conjunto composto quase que exclusivamente de objetos sul-americanos? Qual o sentido de levar esse conjunto de volta para os Países Baixos, para, em seguida, desfazer-se dele? São questões que norteiam o trabalho. No caminho para responder a essas problematizações, Françozo apresenta um cenário amplo a respeito do debate científico europeu no período Moderno; o impulso editorial nos Países Baixos, ao qual ela denomina de “revolução editorial”; as rotas marítimas comerciais no Atlântico; a importância das viagens para a prática colecionista, além de descrições preciosas do estabelecimento de Nassau e sua comitiva no Brasil e da construção do palácio e jardim de Vrijburg. Aspectos da História Natural e descrições da natureza tropical são também privilegiados na pesquisa.
Link:
http://www.unicamp.br/unicamp/ju/655/o-itinerario-da-colecao-de-mauricio-de-nassau