Una proposta per la classificazione dei titoli videoludici dalle origini ad oggi, un ragionamento scientifico sulla sistemazione dei generi e dei sottogeneri con aggiunte le specifiche necessarie alla progettazione.
Com o objetivo de divulgar os conhecimentos no campo da História e Arqueologia, sob a perspectiva das Humanas Digitais, o grupo de pesquisa ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas), criado em 2017 no âmbito do Museu de... more
Com o objetivo de divulgar os conhecimentos no campo da História e Arqueologia, sob a perspectiva das Humanas Digitais, o grupo de pesquisa ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas), criado em 2017 no âmbito do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), apresenta a entrevista concedida por John Aycock, professor associado do departamento de Ciências da Computação da Universidade de Calgary (Canadá), na qual sob o termo “Arqueologia Retrogame” conversamos sobre estratégias e métodos para acessar e analisar os jogos criados e produzidos décadas atrás. Nesta entrevista, o professor discute também, no contexto da Ciência da Computação, sobre a importância das habilidades com programação livremente criativa em ambientes ilimitados tanto quanto a capacidade de trabalhar em ambientes computacionais restritos; programação em linguagem de baixo e alto nível. Discute também a relação entre Arqueologia Retrogame e Archaeogaming. Nesta jornada em direção ao passado, John Aycock discute ainda como a história oral pode ou não ser uma metodologia aliada, ressalvando os potenciais e limitações da memória humana para relembrarem de algoritmos codificados anos ou décadas atrás.