Filosofias: o prazer do pensar
()
Sobre esta série
Títulos nesta série (40)
- Boas-vindas à filosofia
1
O exercício do pensamento é algo muito prazeroso, e é com essa convicção que convidamos você a viajar conosco pelas reflexões de cada um dos volumes da coleção Filosofias: o prazer do pensar. Ela se destina tanto àqueles que desejam iniciar-se nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que já estão habituados a eles e querem continuar o exercício da reflexão. Também se destina a professores e estudantes, pois está inteiramente de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras. E falamos de "filosofias", no plural, pois não há apenas uma forma de pensamento; há um caleidoscópio de cores filosóficas muito diferentes e intensas. Neste primeiro volume da coleção, a filósofa brasileira Marilena Chaui dá ao leitor as boas-vindas ao país multifacetado dos filósofos, analisando a atividade filosófica e as diferentes definições de Filosofia. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- Corpo e mente
3
Neste volume, Silvana de Souza Ramos baseia-se no pensamento de dois grandes filósofos (René Descartes e Maurice Merleau-Ponty) para investigar o que é o ser humano. Valendo-se da discussão sobre as relações entre pensamento e percepção, a autora traça as linhas mestras da herança cartesiana - a qual separa a experiência corpórea do exercício da reflexão - de modo a esclarecer as formulações de Merleau-Ponty acerca de uma possível fenomenologia da percepção. Ao longo do percurso, são desvendadas as concepções de homem defendidas pelos dois filósofos, de tal modo que se torna possível uma elaboração capaz aliar a experiência originária da percepção ao exercício do pensamento. Deste modo, a resposta à pergunta "o que somos?" chega a um resultado instigante: o ser humano é corpo e é mente. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- Argumentação: a ferramenta do filosofar
2
Neste volume, Juvenal Savian Filho apresenta ao leitor a ferramenta básica do pensamento filosófico: a argumentação. De maneira prática, mostra como a análise dos raciocínios é fundamental para um pensamento coerente. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- Lógica
9
Nesta obra, o autor percorre um itinerário bastante didático, partindo das noções mais elementares da lógica clássica até chegar a análises que põem em questão essas noções, terminando numa apresentação das assim chamadas lógicas "não clássicas".
- Deus
8
Neste volume, Francisco Catão defende que, na cultura ocidental, para refletir sobre Deus, é necessário partir de duas tradições distintas: a tradição filosófica iniciada pelos gregos e a tradição religiosa consagrada pelos textos bíblicos. Reflete, então, sobre eles e seus cruzamentos, mostrando como se constituiu a questão de Deus. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- O ser vivo
5
Neste quinto volume da coleção, Maurício de Carvalho Ramos propõe uma filosofia do ser vivo, isto é, um conhecimento racionalmente aprofundado do ser vivo, articulando os campos da reflexão filosófica e científica. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- O inconsciente
28
Neste volume, Luciana Chaui-Berlinck analisa uma expressão recorrente em nossa linguagem comum, mas também no vocabulário científico e filosófico: "inconsciente". Para mostrar suas implicações filosóficas, ela retraça a história desse termo, remontando a muito antes de Freud.
- Religião
16
Neste volume, Juvenal Savian Filho analisa as críticas e defesas da Religião, partindo da pergunta: Por que dedicar um livro à Religião em uma coleção de Filosofia? Elas não seriam contraditórias? Se não são, o que faz um filósofo interessar-se pela experiência religiosa? Aborda-se, então, a vivência de fé, bem como seu sentido no conjunto da vida humana.
- O outro
13
Neste volume, Franklin Leopoldo e Silva parte de uma problemática muito comum em nossa experiência do mundo: tudo se apresenta como sendo o mesmo e como sendo outro, como idêntico e como diferente. Percorre, então, o pensamento de Platão, Santo Agostinho, Descartes, Sartre, Paul Ricoeur e Lévinas para refletir sobre quem é o outro.
- A liberdade
7
Neste volume, Alexandre Carrasco traça um instigante itinerário, iniciando pelas situações mais corriqueiras em que falamos de liberdade. A partir daí, para aprofundar sua reflexão, toma como base o pensamento estoico acerca da liberdade e a leitura que dele faz Montaigne. Conclui por um contraponto entre Sartre e Merleau-Ponty. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- A história
10
Nesta obra, a autora examina, com elementos muito ricos, o nascimento da noção de história, na Grécia antiga, e chega à modernidade e contemporaneidade, com tudo o que é próprio desses períodos. Ao mesmo tempo em que é arte de lembrar, a história também pode ter a função de fazer esquecer.
- O tempo
4
Neste volume, Fernando Rey Puente enfrenta um dos enigmas mais instigantes da história da Filosofia: o tempo. Será ele apenas a cronometragem convencional de acontecimentos ou será uma experiência interna dos indivíduos? Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- A existência e a morte
17
O exercício do pensamento é algo muito prazeroso, e é com essa convicção que o convidamos a viajar conosco pelas reflexões de cada um dos volumes da coleção Filosofias: o prazer do pensar. Ela se destina tanto àqueles que desejam iniciar-se nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que já estão habituados a eles e querem continuar o exercício da reflexão. Também se destina a professores e estudantes, pois está inteiramente de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras. E falamos de "filosofias", no plural, pois não há apenas uma forma de pensamento; há um caleidoscópio de cores filosóficas muito diferentes e intensas.
- O sujeito do conhecimento
15
Neste volume, Érico Andrade expõe de maneira didática o nascimento da noção de sujeito do conhecimento, percorrendo a obra de René Descartes, e expõe os seus desdobramentos, por meio da crítica empirista, da reelaboração kantiana, da retomada fenomenológica e da mudança operada em seu tratamento por Wittgenstein.
- Consciência e memória
20
Neste volume, Débora Morato Pinto analisa e expõe com clareza o modo como, na Modernidade, o tema da consciência é majoritariamente concebido em termos de rememoração, e investiga a novidade de Henri Bergson ao associar a consciência à memória e à vida, sem fazer dela uma coisa entre outras coisas, sem tampouco reduzir a vida psíquica à vida cerebral. O exercício do pensamento é algo muito prazeroso, e é com essa convicção que o convidamos a viajar conosco pelas reflexões de cada um dos volumes da coleção Filosofias: o prazer do pensar. Ela se destina tanto àqueles que desejam iniciar-se nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que já estão habituados a eles e querem continuar o exercício da reflexão. Também se destina a professores e estudantes, pois está inteiramente de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras. E falamos de "filosofias", no plural, pois não há apenas uma forma de pensamento; há um caleidoscópio de cores filosóficas muito diferentes e intensas.
- Amor e desejo
12
Neste volume, Homero Santiago reconstrói, de maneira rigorosa e cativante, a história filosófica da concepção do amor e do desejo, partindo de uma pergunta cuja resposta não é nada óbvia: amor e desejo são idênticos? Os mitos gregos, Sócrates, Platão, o Novo Testamento, Agostinho de Hipona, Descartes, Espinosa e Freud são, entre outras, as principais referências desse livro instigante.
- Percepção e imaginação
6
Neste sexto volume da coleção, Sílvia Faustino de Assis Saes parte da diferença entre perceber e imaginar, e perfaz um itinerário reflexivo por algumas das mais influentes definições dadas aos conceitos de percepção e imaginação. Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.
- As paixões
21
Neste volume, Tessa Moura Lacerda mostra como os filósofos, desde a Antiguidade até nossos dias, dedicam-se a compreender essa experiência que geralmente é associada apenas com os ímpetos amorosos, mas envolve uma torrente de outros sentimentos e ideias: a paixão.
- A arte
14
Neste volume, Rodrigo Duarte parte do ambiente em que vivemos para refletir sobre a vivência da arte. Busca, então, elementos de reflexão no pensamento de autores como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás, Kant, Hegel, Adorno e Arthur Danto, entre outros.
- A linguagem
23
Neste volume, Sílvia Faustino de Assis Saes apresenta três grandes modelos de investigação filosófica da linguagem: o modelo antigo, platônico-aristotélico; o modelo da Lógica Port-Royal, determinante para a Modernidade; o modelo de Wittgenstein, revolucionário no pensamento contemporâneo.
- O bem e o mal
11
Neste volume, Angelo Zanoni Ramos conduz o leitor por uma reflexão filosófica instigante a respeito das relações entre o bem e o mal. Haveria no mundo uma guerra entre ambos? O mal existe de fato? Partindo de Platão e Agostinho de Hipona, o autor chega a autores contemporâneos como Hannah Arendt e Paul Ricoeur, num itinerário repleto de conceitos e construído de modo seguro e acessível.
- O dever e seus impasses
24
Neste volume, Vladimir Safatle discute a gênese do conceito de dever na filosofia moderna focando, para isto, em problemas ligados ao desenvolvimento da noção de autonomia. A partir do recurso à psicanálise e a certas críticas do formalismo moral, o livro procura mostrar as limitações de um conceito de dever de moldes kantianos.
- Matéria e espírito
18
O exercício do pensamento é algo muito prazeroso, e é com essa convicção que o convidamos a viajar conosco pelas reflexões de cada um dos volumes da coleção Filosofias: o prazer do pensar. Ela se destina tanto àqueles que desejam iniciar-se nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que já estão habituados a eles e querem continuar o exercício da reflexão. Também se destina a professores e estudantes, pois está inteiramente de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras. E falamos de "filosofias", no plural, pois não há apenas uma forma de pensamento; há um caleidoscópio de cores filosóficas muito diferentes e intensas.
- As virtudes morais
19
Neste volume, Marco Zingano aborda um tema tão antigo quanto a Filosofia: as virtudes morais. E o faz de maneira atualizada, pensando com elegância uma ética das virtudes diante das dificuldades da deontologia e do consequencialismo. Altruísmo, amor, amizade também são estudados, inclusive com exemplos do cinema. O exercício do pensamento é algo muito prazeroso, e é com essa convicção que o convidamos a viajar conosco pelas reflexões de cada um dos volumes da coleção Filosofias: o prazer do pensar. Ela se destina tanto àqueles que desejam iniciar-se nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que já estão habituados a eles e querem continuar o exercício da reflexão. Também se destina a professores e estudantes, pois está inteiramente de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras. E falamos de "filosofias", no plural, pois não há apenas uma forma de pensamento; há um caleidoscópio de cores filosóficas muito diferentes e intensas.
- O ser humano é um ser social
22
Neste volume, Marilena Chaui aborda filosoficamente um tema que parece familiar e natural: a vida em sociedade. O ser humano é ou não um ser social, gregário? Poderia ele viver isoladamente, sem a interdependência de seus semelhantes? Este livro é mais do que uma tentativa de resposta; é também uma investigação dos pressupostos desse tipo de questão.
- Teoria e experiência
26
Neste volume, Marcelo Carvalho relaciona teoria e experiência, partindo da noção aristotélica de teoria e prática, até chegar a questões contemporâneas, resultantes da mudança operada pela ciência moderna e por Kant na história do tema.
- O conhecimento científico
25
Neste volume, Claudemir Tossato elabora uma definição do conhecimento científico, com base em uma metodologia filosófica. Não se trata de uma simples definição da ciência, mas de uma definição crítica, fundamentada na análise de sua natureza e seus métodos.
- A justiça e o direito
33
Neste volume, Alfredo Culleton e Fernanda Bragatto refletem sobre as relações entre Justiça e Direito. Exploram dilemas como "deve-se ou não obedecer a uma lei que contraria nossa consciência?" e visitam teorias clássicas e contemporâneas sobre o justo e o legal.
- Indústria cultural e meios de comunicação
30
Neste volume, Rodrigo Duarte reflete sobre um fenômeno contemporâneo de grande impacto sobre nossa vida: o da produção do entretenimento de massa. Tocando em temas como a realidade do virtual e a divisão do trabalho, as bases de sua reflexão são a Teoria Crítica (Horkheimer e Adorno) e a filosofia de Vilém Flusser.
- A ética
40
Neste volume, os autores apresentam três momentos incontornáveis da história da Ética, em diálogo com os quais deve dialogar toda reflexão sobre o agir livre e responsável: a ética dos hábitos segundo Aristóteles; a ética filosófico-religiosa de Tomás de Aquino e a ética universal e laica de Immanuel Kant.
Relacionado a Filosofias
Ebooks relacionados
A Retórica de Górgias: Considerações sobre o Górgias de Platão e sobre o Górgias histórico - reflexões sobre ontologia e linguagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs neurociências: Questões filosóficas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLipman e os dispositivos legais para a Filosofia no Ensino Médio: Aproximações Nota: 0 de 5 estrelas0 notas95 Anos De Paulo Freire Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Primado do Corpo a partir da Filosofia de T.W. Adorno Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEducação: pobreza e desigualdade social Nota: 5 de 5 estrelas5/5Norbert Elias & a Educação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAndando na corda bamba da razão: A vida precária de um animal racional Nota: 0 de 5 estrelas0 notasRetratos da Vida em Quarentena Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPara Além dos Muros da Escola: Memória Crítica de Práticas e Experiências Pedagógicas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA ciência do bem viver: Manual, fragmentos e sentenças - Conselhos sábios para viver melhor Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHumanae Absurdum: A Imagem do Humano na Obra de Albert Camus Nota: 5 de 5 estrelas5/5Formação De Leitores Na Escola Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO poder da aprendizagem significativa: ideias para uma Educação mais relevante Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAutoajuda, educação e práticas de si: Genealogia de uma antropotécnica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Brincar E O Viver Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLinguagens urbanas na Babel amalucada: Cartas caipiras em periódicos paulistanos (1900-1926) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEducação pelo Argumento Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAlfabetização afetiva Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCartas da África: Registro de correspondência, 1891-1893 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSynthomas de poesia na infância Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNarrativa de Crianças na Sociedade da Imagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA fragilidade da beleza: um estudo sobre a 'subjetividade' na Poesia Lírica Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Filosofia para você
O que os olhos não veem, mas o coração sente: 21 dias para se conectar com você mesmo Nota: 5 de 5 estrelas5/5Minutos de Sabedoria Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Príncipe: Texto Integral Nota: 4 de 5 estrelas4/5Entre a ordem e o caos: compreendendo Jordan Peterson Nota: 5 de 5 estrelas5/5A república Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Livro Proibido Dos Bruxos Nota: 3 de 5 estrelas3/5São Cipriano - O Livro Da Capa De Aço Nota: 5 de 5 estrelas5/5Sobre a brevidade da vida Nota: 4 de 5 estrelas4/5Além do Bem e do Mal Nota: 5 de 5 estrelas5/5PLATÃO: O Mito da Caverna Nota: 4 de 5 estrelas4/5Platão: A República Nota: 4 de 5 estrelas4/5Baralho Cigano Nota: 4 de 5 estrelas4/5A voz do silêncio Nota: 5 de 5 estrelas5/5Aprendendo a Viver Nota: 4 de 5 estrelas4/5A ARTE DE TER RAZÃO: 38 Estratégias para vencer qualquer debate Nota: 5 de 5 estrelas5/5Mais Esperto Que O Diabo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasViver, a que se destina? Nota: 4 de 5 estrelas4/5A Arte de Escrever Nota: 4 de 5 estrelas4/5Humano, demasiado humano Nota: 4 de 5 estrelas4/5Aristóteles: Retórica Nota: 4 de 5 estrelas4/5Curso De Mapa Astral Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA lógica e a inteligência da vida: Reflexões filosóficas para começar bem o seu dia Nota: 5 de 5 estrelas5/5AS DORES DO MUNDO - Schopenhauer Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPolítica: Para não ser idiota Nota: 4 de 5 estrelas4/5Assim falou Zaratustra Nota: 5 de 5 estrelas5/5
Categorias relacionadas
Avaliações de Filosofias
0 avaliação0 avaliação