Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2001, The Okishio Theorem
Um ensaio breve, estilo enciclopédia, escrito em 2001 para um manual de estudantes espanhol.
The Disintegration of the Marxian School, 2009
Artigo convidado para a edição especial n. 100 da revista Capital and Class. Esta é uma versão pré-publicada do artigo que difere muito pouco da versão final que aparece na Capital and Class, volume 34, número 1, fevereiro de 2010.
Philosophica, 34 (Lisboa, 2009), pp.309-332., 2009
Admitting that God is humanly knowable, not in himself, but in concept, William of Ockham examines accurately the nature of our concepts about God. We find here the remaking of anselmian elements, like the attachment and the detachment between the concepts of supreme and insuperable. Then considering the concepts involved in the proposition “God exists”, the Franciscan philosopher takes position for its demonstrability. Within his position takes place the reception of the anselmian argument, which is called the “ratio Anselmi”, in the wake of John Duns Scotus. As a matter of fact, it is through the Doctor Subtilis that the philosopher of Ockham revisitates critically the most well known bequest of the Doctor Magnificus. Duns Scotus had assumed the ratio Anselmi of Proslogion 2, as an argument for God’s infinity. William is an incisive critic of the scotist ways of demonstration of God’s infinity, but he does not exclude completely the possibility of demonstrating the existence of a finite insuperable, in the wake of the scotist interpretation of the ratio Anselmi.
Revista De Estudos Constitucionais Hermeneutica E Teoria Do Direito, 2014
Das Korn, 1995
Essa é uma paródia escrita por Kliman, aproximadamente em 1995, sobre como o Sraffianos e outros economistas fisicalistas entendem "O Capital" de Marx.
Polifonia - Revista Internacional da Academia Paulista de Direito (APD), nº 13, 2024
O anseio deste artigo acadêmico é introduzir os conceitos gerais da teoria de sistemas de Niklas Luhmann. Para atingir seus objetivos, esta teoria é hermética e filosófica, com uma ampla gama de definições e busca apresentar um conjunto de conceitos que proporcionem um suporte adequado para a sociedade como um todo. Luhmann abordou a questão da complexidade em vários estudos e desenvolveu uma metodologia baseada em uma noção de sistemas autopoiéticos, funcionalmente fechados e distintos. A observação de segunda ordem é um dos conceitos centrais da teoria de sistemas de Luhmann, assim como a comunicação é elemento importante na formação dos sistemas sociais e na sua distinção de outros sistemas existentes. O método utilizado na presente pesquisa foi uma revisão qualitativa de literatura acadêmica sobre o assunto.
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e demonstrar os teoremas de Miquel que tratam de retas, círculos e suas interseções, assim como a versão de Clifford para os mesmos. Mais especificamente do teorema referente ao pentágono que afirma que dado um pentágono, o prolongamento dos seus lados formam cinco triângulos e os círculos circunscritos a esses triângulos se intersectam dois a dois e os pontos de interseção distintos dos vértices estão sobre uma mesma circunferência. Os teoremas de Miquel são demonstrados de forma original, com exceção do teorema citado, cuja prova é igual àquela do artigo original, a menos de mudanças de notação e maior detalhamento de argumentos. A versão de Clifford para esse teorema é provada apenas com o uso de argumentos de geometria euclidiana, diferente do proposto em seu artigo, que lança mão de ferramentas da geometria projetiva e das curvas algébricas para chegar à sua tese. Também é feita uma demonstração para a generalização do teorema acima ao se tomar n retas. Além disso, este trabalho apresenta uma proposta de atividades pedagógicas com o uso do software de geometria dinâmica GeoGebra, como ferramenta facilitadora à visualização e dedução dos teoremas mais importantes do trabalho.
Oliveira, VF; Cavenagui, V. e, 2009
Observam-se atualmente muitas áreas do conhecimento que apresentam uma dimensão aplicada (profissional) consolidada e muito bem sucedida, enquanto sua retaguarda teórica encontra-se em estágios variados de construção. Torna-se pertinente indagar se um olhar para o desenvolvimento dos ramos mais maduro do conhecimento científico, como física, química, biologia e até matemática, poderia contribuir para acelerar esse processo de formalização. A resposta é mais não do que sim, caso o olhar se volte apenas para métodos e técnicas, mas pode ser mais sim do que não se a mirada for para a epistemologia de Taketani-Osada, desenvolvida Japão nos anos trinta e quarenta do século passado. Taketani propõe um modelo que vai desde o início de uma área de conhecimento (para o que coloca como requisito imprescindível a existência de experiências aplicadas bem-sucedidas) até a sua estruturação formal em teorias, concluindo com um estágio de revolução, como as descreve Kuhn. Seguir tal modelo implica melhorar significativamente a quantidade de resultados científicos relevantes em comparação com os esforços de pesquisa despendidos para alcançá-los.
ALFA: Revista de Linguística, 2011
Academia Letters, 2021
Discourse & Society, 2021
NAM, Anno 5 - n. 18, 2024
Człowiek i Społeczeństwo, 1970
Intersticios, Revista semestral de la Escuela de Filosofía, Universidad Intercontinental, México, Año 10, Nº 22-23, 2005, pp. 39-69. Número especial: “Homenaje a Hannah Arendt a treinta años de su muerte”., 2005
group.aomonline.org
The Long Formation of the Region Silesia (c. 1000-1526), ed. Przemysław Wiszewski [Cuius regio? Ideological and Territorial Cohesion of the Historical Region of Silesia (c. 1000-2000), vol. 1, eds Lucyna Harc, Przemysław Wiszewski, Rościsław Żerelik], Wrocław 2013, s. 193-214; ISBN 978-83-927132-1-0, 2013
Türk Dünyası Tarih Kültür Dergisi, 2024
Annals of Noninvasive Electrocardiology, 2009
Teuken Bidikay - Revista Latinoamericana de Investigación en Organizaciones, Ambiente y Sociedad
International Journal of Antennas and Propagation, 2011
The Canadian Journal of Chemical Engineering, 1991
Procedings of the British Machine Vision Conference 2010, 2010
Universitas Bhayangkara Jakarta Raya, 2020
Macromolecular Symposia, 2001